Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

BLACK FRIDAY - As orientações do Procon-SP para a Black Friday, incluindo as lojas que você deve evitar

As orientações do Procon-SP para a Black Friday, incluindo as lojas que você deve evitar

O comércio brasileiro está em polvorosa com a Black Friday, prometendo grandes descontos durante a próxima quinta e sexta-feira. Mas e se o preço variar durante o processo de compra? E se a loja demorar muito para entregar o produto? O Procon-SP ensina como proceder.
Antes de tudo: se você tiver algum problema ao fazer sua compra, ou se encontrar alguma loja com preços enganosos, pode reclamar com o Procon através destes canais, a partir das 19 h de 27 de novembro até a meia-noite do dia 28:
Twitter: @proconspoficial
A primeira dica é acompanhar o preço dos produtos antes de comprá-los. Como ensinamos aqui, você pode visualizar o histórico de preços através de sites como o JáCotei, Buscapé ou Baixou. Assim você evita aquelas promoções "tudo pela metade do dobro", com preços inflados para o desconto parecer imperdível.
Caso o site da loja fique instável, ou se o preço mudar durante a compra, "salve as informações e registre sua reclamação na empresa". Sempre que possível, guarde uma captura de tela: no Windows 8, pressione as teclas Windows + PrtSc; no OS X, use Command+Shift+3; em outros sistemas, pressione a tela PrintScreen e depois cole a imagem em algum programa de imagens (pode ser até o Paint).
Outra dica importante é salvar tudo o que possa comprovar a compra, incluindo "oferta, pedido, comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários".
O Procon lembra que "o preço promocional não anula seus direitos": a empresa não pode desrespeitar você só porque cobrou barato por um produto. Se você tiver algum problema, reclame: a loja tem que responder e resolver o problema em até cinco dias.
Se você comprou um produto no calor do momento, mas depois se arrependeu, saiba quevocê tem até sete dias para cancelar o pedido. A empresa deve estornar 100% do valor, incluindo frete.
E se a entrega demorar? E se o produto vier danificado? O Procon diz que "você pode cancelar a compra ou trocar a mercadoria"; examine-a assim que chegar para notar quaisquer problemas.
No estado de São Paulo, você pode solicitar a entrega agendada sem pagar a mais por isso, escolhendo inclusive o período do dia (manhã ou tarde).
No entanto, o prazo para entrega nesse caso é geralmente muito maior. 
(A entrega agendada também está disponível em outros estados, porém pode custar mais caro.)
A última dica é acompanhar a lista "Evite esses sites" do Procon-SP, com lojas online onde você jamais deve comprar: elas receberam muitas reclamações de consumidores e não responderam a notificações do órgão. No total, estão listados 449 sites, porém a maioria já está fora do ar. 

Estes 39 sites, no entanto, continuam na ativa - evite-os!
adorocompraronline.com
aikade.com
anabolizantesmaromba.com
baratinhomesmo.com.br
bazardevantagens.com.br
bazarimportado.com.br
bestinformatica.com.br
blocosuperbateria.com.br
bolsadevantagens.com.br
cestacheia.com.br
cosse.com.br
curtiucompra.com
digitalnex.com.br
eumeinteresso.com.br
facildecomprar.com.br
fostonbrasil.com.br
freecomprascoletivas.com
infinityeletroshop.com
jogos3ds.com
kmisetas.com.br
liquidabay.com
lojadoanabol.com
lojadosete.com.br
© Reprodução
lucrepelaweb.com

maisbaratomaisbarato.com
menteurbana.com.br
moda4you.com.br
morangao.com.br
ofertasprime.com
oncomprascoletivas.com
pescariaurbana.net
printline.com.br
reidosanabols.com
revendavictoriassecret.com.br
tablet.com.br
topveste.com
totalclique.com
trevoeletro.com.br
uzzetop.co
Foto por Tim Reckmann/Flickr
http://www.msn.com/pt-br/dinheiro/financaspessoais/as-orienta%C3%A7%C3%B5es-do-procon-sp-para-a-black-friday-incluindo-as-lojas-que-voc%C3%AA-deve-evitar/ar-BBfZfJZ

Nenhum comentário: