Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

INFORMATIVO: Segurança na internet: 10 dicas para aproveitar as compras online da Black Friday

Segurança na internet: 10 dicas para aproveitar as compras online da Black Friday


Para aproveitar as promoções da Black Friday é bom ser cauteloso. Na hora de fechar o negócio online, fique atento a possíveis golpes. Para ajudar o e-consumidor, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou uma cartilha específica.
Veja as dicas.

Pesquise sobre a reputação da loja que você escolher. O Procon de São Paulo traz uma lista atualizada de sites não recomendados. Outra sugestão é ficar de olho em sites de reclamações e nas mensagens nas redes sociais.
Consulte os sites que comparam preços, produtos e serviços. Eles são excelentes fontes de informação e alguns são atualizados constantemente.

Todo cuidado é pouco quando o tema é segurança digital. Tenha antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações pessoais.


Use sites que tragam serviços de pagamento que você conheça sejam eles cartões de crédito ou sistemas de transferência segura.


Se nunca comprou antes em determinada empresa, uma dica é fazer contato telefônico e verificar se ela tem endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social, CNPJ e confirme no site da Receita Federal. Se a situação da empresa na Receita estiver como “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. É fria.

Cuidado com as “letrinhas miúdas” dos contratos. Leia as condições e prazos de entrega e a política de trocas e devoluções antes de fechar a compra. Se tiver dúvidas, ligue para a loja.
Verifique se a loja possui conexão de segurança nas páginas em que são informados os dados pessoais do cliente, como nome, endereço, documentos e número do cartão de crédito. Geralmente, essas páginas são iniciadas por https:// e o cadeado no navegador está ativado. Clique nele e observe se a informação do certificado corresponde ao endereço que aparece na barra.

Imprima todos os passos da compra, inclusive o e-mail de confirmação. Se quiser ser mais ecologicamente correto, a opção é fazer print screen das telas e guardar os arquivos de imagens. O importante é ter tudo em mãos se precisar.

Procure o selo Black Friday Legal, criado pela camara-e.net em parceria com o Busca Descontos. Ele é uma garantia de que as ofertas são reais e que a loja se comprometeu a jogar limpo durante o evento.

Verifique se o produto desejado faz parte da promoção. As lojas virtuais costumam selecionar alguns itens para a Black Friday. Se a indicação não estiver visível ao selecionar o produto, telefone e tire sua dúvida.


https://br.noticias.yahoo.com/fotos/seguran%C3%A7a-na-internet-10-dicas-para-aproveitar-as-compras-online-da-black-friday-1416332135-slideshow/black-friday-1-photo-1416332115300.html

Nenhum comentário: