Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

ARTE... A Arte do Paleolítico até hoje de manhã

A Arte do Paleolítico até hoje de manhã

Definir a arte, é de se retirar toda a energia vital para tal filosofia, mas, vejamos…
A arte é alegria, medo, terror, amor, inocência, inveja, paixão. A arte é vida. A arte faz sonhar, viajar. Nela, você pode ver o que quer ver, você pode sentir as emoções que preferir. Você pode torná-las suas.
A arte atrai e eleva os ânimos e deve ser vivida como ela é.
“Mas, por que se deve conhecer a História da Arte?” Porque a história nos faz estudar a História da Humanidade, a história de nosso passado. Aprendemos que as emoções, as sensações, as ideias podem ser manifestadas com pincéis e cores; instrumentos diferentes dos tradicionais.
Quantos artistas têm se expressado como verdadeiros escritores, não com a caneta, mas com o pincel as atrocidades da guerra, ou a solidão do homem moderno? Quantos artistas têm “gritado” e denunciado os abusos do poder com a voz universal da arte?
Antes que a fotografia fosse inventada, os artistas documentavam com suas obras, a moda e os hábitos de seu tempo. Tiravam fotos de sua realidade pintando sobre as telas.
Outra coisa: como saberíamos sem a ajuda das obras de arte, como era o aspecto físico das pessoas? Os escritos poderiam lá dar uma ideia, mas é com as pinturas que conhecemos, por exemplo, D. João VI!
Sei que muitos ainda torcem o nariz para a ideia de se estudar a História da Arte, mas temos muitos aspectos interessantes a considerar.
Primeiramente, você estará ampliando sua bagagem cultural e, familiarizado com a linguagem visual e sua história, sempre terá uma “marcha” a mais. Claro que, um estudante dessa área não pode dizer imediatamente diante de uma pintura, o que o artista estava pensando no momento em que pintava. Esses estudiosos não são sensitivos e nem leem a mente. É ainda difícil saber tudo sobre todas as obras realizadas. Muitas ainda possuem seus mistérios…
O papel da História da Arte é importante para a formação de um senso crítico e julgamento livre; e já foi concluído que melhora a atenção e função cognitiva. Tal estudo não é meramente acadêmico, mas possui uma finalidade social e civil.
Com esse conhecimento, pode-se reconhecer, apreciar e preservar obras de arte. Pode-se, também, interpretar monumentos em suas viagens, reconhecer o estilo e dar valor à igreja do seu bairro, por exemplo. Enfim, o conhecimento é o primeiro passo para a identificação e a necessidade de proteção de nosso patrimônio artístico. Quem não conhece não entende e quem não entende desvaloriza e despreza as coisas.
E para finalizar de forma simples, mas significativa, existe um provérbio italiano que diz assim: “A vida é breve, a arte é longa”.
Alessandra BosiÉ Artista Plástica, convidada pelo Conte com as 3, para nos fazer mergulhar no mundo da arte, compreendendo períodos e artistas, com leveza e sensibilidade.
http://contecomas3.com.br/a-arte-do-paleolitico-ate-hoje-de-manha/


Nenhum comentário: