Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Festas Juninas... Confira agenda das festas de São João, no Nordeste

Confira agenda das festas de São João, no Nordeste
© Fornecido por Viagem em Pauta

Todo ano é a mesma história. Forró em cada esquina, bandeirinhas por todos os cantos e cidades disputando o título de ‘melhor São João do Mundo’.

Depois do Carnaval, o São João é considerado o festejo popular mais comemorado pelos brasileiros, segundo o Ministério do Turismo, cujas celebrações em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e São João têm seu ápice em junho.

Só para ter uma ideia, o Brasil abriga 54 festas oficiais do gênero com uma programação que inclui religiosidade, cozinha regional e danças típicas.

E como não poderia ser diferente, é no Nordeste que está a maior concentração de festas e atrações do período junino, em destinos como a pernambucana Caruaru; Campina Grande, na Paraíba; e Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Confira a programação:

CAMPINA GRANDE

Paraíba de 3 de junho a 3 de julho  www.saojoaodecampina.com.br


© Fornecido por Viagem em Pauta

Vista aérea do Parque do Povo, em Campina Grande (foto: Eduardo Vessoni)Vista aérea do Parque do Povo, em Campina Grande 

(foto:saojoaodecampina.com.br/Divulgação)

Declarado o ‘Maior São João do Mundo’, o evento de 2016 deve receber cerca de 2,5 milhões de pessoas, no Parque do Povo e nos distritos de Galante e São José da Mata, segundo a prefeitura da cidade.

A programação de shows no palco principal de Campina Grande, a 130 km da capital João Pessoa, contará com shows da banda Cabruêra (25/6) e dos cantores Elba Ramalho (25/6), Genival e João Lacerda (26/6). Além dos shows no palco principal, os visitantes contam com “ilhas de forró”, onde acontecem apresentações de forró pé de serra e são armadas mais de 160 barracas e 90 quiosques com pratos nordestinos como buchada de bode e tapioca.

LEIA TAMBÉM: “‘Caminho dos Engenhos’ é rota obrigatória para amantes de cachaça, na Paraíba”
CARUARU
Pernambuco

de 4 a 29 de junho

www.saojoao.caruaru.pe.gov.br
© Fornecido por Viagem em Pauta 

São João em Caruaru, Pernambuco (foto: Rafael Lima/PMC)São João em Caruaru, Pernambuco (foto: Rafael Lima/PMC)

Essa cidade pernambucana a 130 km de Recife também se declara o “Maior (e melhor) São João do Mundo”. Disputas à parte, a ‘Capital do Forró’, como Caruaru também é conhecida, conta com uma programação que, além de shows, terá comidas típicas gigantes, apresentações de quadrilhas e de cordelistas, repentistas e emboladores.

Os eventos acontecem no pátio de eventos Luiz “Lua” Gonzaga, no bairro Alto do Moura e na Feira de Artesanato. Em 2016, estão programados shows de artistas como Os 3 do Nordeste e Banda de Pífanos (15/6), Margareth Menezes (24/6), Mastruz com Leite (27/6) e Gusttavo Lima (28/6).

ARACAJU

Sergipe

de 18 a 29 de junho
© Fornecido por Viagem em Pauta 

Forró Caju, em Aracaju, capital de Sergipe (foto: turismosergipe.net/Divulgação)Forró Caju, em Aracaju, capital de Sergipe (foto: turismosergipe.net/Divulgação)
Shows de forró e praça de alimentação são algumas das atrações desse evento que acontece na capital de Sergipe, onde é possível também comprar ingressos para camarote (de R$100 a R$ 300).

Em 2016, se apresentam artistas como Thais Nogueira, Wesley Safadão e Mastruz com Leite.

LEIA TAMBÉM: “O museu mais arretado do Nordeste”


RECIFE


Pernambuco

16 a 30 de junho
© Fornecido por Viagem em Pauta 

Edição 2015 do São João do Recife, capital de Pernambuco (foto: http://www.saojoaodorecife2015.com.br/Divulgação)   Edição 2015 do São João do Recife, capital de Pernambuco (foto:www.saojoaodorecife2015.com.br/Divulgação)

A programação junina do São João do Recife inclui concurso de quadrilhas e, em 2016, homenageia ícones da música nordestina como o cearense Santanna e a coquista pernambucana Dona Glorinha do Coco, artista que lançou seu primeiro disco, aos 81 anos de idade.

SÃO LUÍS

Maranhão

de 13 a 30 de junho
© Fornecido por Viagem em Pauta 

Bumba Meu Boi, em São Luís (foto: marcusrg/Flickr-Creative Commons)Bumba Meu Boi, em São Luís (foto: marcusrg/Flickr-Creative Commons)

Com início e término nos dia de Santo Antônio e de São Marçal, respectivamente, esse evento, uma espécie de mistura de festa junina com Boi Bumbá, tem programação marcada pelo folclore do Bumba Meu Boi, tradição encenada que conta a história do escravo que mata o ‘boi mais bonito’ de um senhor de engenho para satisfazer sua mulher grávida que tinha desejo de comer língua de boi.

MOSSORÓ
Rio Grande do Norte

de 4 a 26 de junho

www.mossorocidadejunina.com.br
© Fornecido por Viagem em Pauta 

São João em Mossoró, no Rio Grande do Norte (foto: Geraldo Gurgel/Ministério do Turismo)São João em Mossoró, no Rio Grande do Norte (foto: Geraldo Gurgel/Ministério do Turismo)

Em pleno sertão potiguar acontece uma das maiores festas de São João do Nordeste, cujos organizadores calculam uma multidão de 100 mil pessoas por noite, na Estação das Artes Eliseu Ventania, ícone da literatura de cordel.

Os eventos acontecem em espaços como o Jegódromo, Chuva de Balas, Estação das Artes e Ginásio Muncipal, cuja programação de 2016 contará com festival de quadrilhas e shows da cantora Joelma e da dupla Victor e Leo.

Nessa cidade a mais de 280 km de Natal, o espetáculo ‘Chuva de Bala no Pais de Mossoró’ revive o dia 13 de junho de 1927 (dia de Santo Antônio), quando até as torres das igrejas serviram de trincheiras para enfrentar a passagem do bando de Lampião que, na época, experimentaria sua primeira derrota.

LEIA TAMBÉM: “10 motivos para visitar a desconhecida Galinhos, no Rio Grande do Norte” (*com informações do Guichê Virtual e do Ministério do Turismo)



O post Confira agenda das festas de São João, no Nordeste apareceu primeiro em Viagem em Pauta.
http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/confira-agenda-das-festas-de-s%C3%A3o-jo%C3%A3o-no-nordeste/ar-BBtYjWw?li=AAggFpc

Nenhum comentário: