Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 24 de junho de 2016

SemanaDeSãoJoão – Festa Junina


#SemanaDeSãoJoão – Festa Junina


Hoje é dia de São João, dia de feriado em alguns estados e outros que fazem feriado prolongado a semana toda, como a Semana de São João. E por isso resolvemos trazer algumas curiosidades da origem dessas festividades.
55555
Festas Junina é uma celebração indiana que acontece em vários países, normalmente no dia 24 de junho. A festa que teve origem na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares (Santo Antônio, São João e São Pedro). Além de São João, comemorado no dia 24 de junho, São Pedro no dia 29 de junho e Santo Antônio, já comemorado no dia 13 de Junho. Em Portugal, as festas dos três marcam o início das festas católicas por todo o país. Essas comemorações ocorrem no mundo todo, mas cada um com suas caraterísticas. O nome vem do mês de Junho, o mês dos Santos Populares.
SANTOS
De origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. A fogueira do dia de Midsummer (25 de junho) tornou-se, pouco a pouco, na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as Festas de São João no mundo.
fogueira-de-sc3a3o-joc3a3o
Os balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, foram trazido pelos portugueses e se mantém em ambos os lados do Oceano Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidencia. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista e avisar que as festas iriam começar. E em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos. (No entanto, atualmente é uma prática proibida por lei no Brasil, devido ao risco de incêndio e mortes.)
27-04-203 - PE - Semi Final do Campaonato Pernambucano 2013 Sport(PE) X Ypiranga(PE) - Editoria Esportes - Sport(PE) X Ypiranga(PE) no Estádio da Ilha do Retiro pelo Cmapeonato Pernambucano 2013.Foto:CLÉLIO TOMAZ/LeiaJáImagens
As festas juninas são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha tido origem nas festas em Portugal. A música e os instrumentos usados (cavaquinho, sanfona, triângulo, reco-reco…) estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão.
sao-joao-de-campina-grande-800x533
As roupas caipiras são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o nordeste do Brasil e muitíssimas semelhanças se podem encontrar no modo de vestir caipira tanto no Brasil como em Portugal. Do mesmo modo, as decorações com que se enfeitam os arraiais, que tiveram o seu início em Portugal, junto com as novidades que, na época dos descobrimentos, os portugueses trouxeram da Ásia, como enfeites de papel, balões de ar quente e pólvora.
DECORAÇÃO
A culinária típica dessas festas, no Brasil, depende muito da região onde for realizada, a culinária pode ter um caráter peculiar para cada estado. Mas como o mês de junho é o mês de colheita do milho, os pratos consistem em grande parte dos doces, bolos e salgados feitos deste alimento. Pamonha, curau, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns.
comidas_sao_joao
Aqui no Sul, as festividades tem algumas diferenças, como o fato de a maioria das pessoas não usar roupas de caipira, mas sim nosso traje tipico de Gaúcho e Prenda. E não termos todas essas comidas a base de milho, mas alguns alimentos típicos nossos e principalmente típicos do frio que faz na época das festas. Pinhão, pipoca e quentão não podem faltar, rapaduras de leite e de amendoim, amendoim doce e salgado e até mini espetinhos de churrasco, fazem uma festa Junina do Sul, completa!
COMIDAS SUL
Então, Feliz Dia de São João a todos!!! E vamos aproveitar essas festas, que são maravilhosas!!
X.o.x.o
https://futilite.com.br/tag/tradicao/

Nenhum comentário: