Atenas
.
A Acrópole reina soberana na paisagem. Lá está o Partenon, concebido como templo à deusa Atena no século V a. C, de decoração minuciosa em estilo dórico. Os melhores escultores da época foram trazidos para lapidar o mármore raro e caríssimo utilizado no projeto. Após quase 3 mil anos, as ruínas do Partenon representam o maior símbolo da democracia moderna.
Outra construção da Acrópole é o Erecteion, um templo em estilo jônico dedicado à deusa Atena e também ao rei Erecteu. A construção é famosa pelas colunas esculpidas em formato de mulher, chamadas de cariátides. O curioso nome deriva da cidade antiga de Caria, que traiu o império grego e se aliou aos persas. Quando a cidade foi recapturada, os homens foram mortos e as mulheres escravizadas, obrigadas a transportar cargas pesadas, daí a alusão às colunas-mulheres que carregavam toda a estrutura da obra na cabeça.
Atenas é um museu a céu aberto e seu legado histórico está presente por toda parte, como no Odeon,templo de Hefesto, templo de Zeus Olímpico, Ágora, Porta de Adriano, Kerameikos, dentre muitos outros. Embora a cidade em si seja rica em patrimônio, é no Museu da Acrópole onde estão expostas as peças mais valiosas da Grécia Antiga, numa espetacular área de 25 mil m2.
Nas imediações, o bairro Plaka é reduto da boemia, com restaurantes aconchegantes e bares animados que resistem à madrugada inteira. A saborosa gastronomia grega, regada a muito azeite é encontrada em todo lugar. Cordeiro e porco são bastante apreciados e para a entrada, não há opção melhor que a legítima salada grega, com tomates fartos, queijo feta fresco e azeitonas da região. Ah, deu água na boca de lembrar! Vale à pena visitar o restaurante Vyzantino Taverna e degustar também a deliciosa “giros pita”, que é uma espécie de shawarma ou falafel da região.
Para quem gosta de sol e mar, a riviera ateniense está a 30 minutos do centro da cidade e é cheia de belas praias. A marina Flisvos é reduto de iates luxuosos, além de lojas e restaurantes charmosos.
A herança dos jogos olímpicos da Grécia Antiga fez com que Atenas fosse o local escolhido para sediar a edição de 2004 e hoje é possível visitar a estrutura construída para o evento, como o Estádio Penatenaico. Para ver a cidade de cima, a colina Filopapo e o Monte Lycabettus oferecem uma bela paisagem, sempre com a Acrópole presente no horizonte.
A melhor localização para se hospedar em Atenas é na região de Plaka, próxima aos pontos turísticos, com boa infra-estrutura e fácil acesso a transporte público. O Hotel Amalia é um 4 estrelas excelente, com diárias em torno de USD 180. Para uma hospedagem mais econômica, o hotel Crystal City está um em frente à estação Metaxourgeio e oferece diárias à partir de USD 90.
http://www.viaggio-mondo.com/2011/03/atenas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário