Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

JARDINAGEM - Como fazer crescer nova relva de forma ecológica


Como fazer crescer nova relva de forma ecológica


Saber fazer crescer um relvado de uma forma ecológica faz parte das tarefas de um jardineiro e de todos os que têm uma casa própria. Saiba como fazer crescer nova relva de forma ecológica e mantenha sempre o relvado do seu jardim nas melhores condições.
Por vezes, a relva de um jardim adquire determinadas manchas que podem retirar o brilho e espontaneidade de um relvado. Para que isso não aconteça, saiba que fazer crescer a relva de uma forma orgânica permite-lhe manter o seu jardim sempre com um aspeto radiante. Este processo é também conhecido por semear de novo e é de fácil execução.

Quais as ferramentas e os materiais necessários

Para que a plantação e o crescimento da nova relva seja realizada de forma ecológica, é necessário reunir os utensílios seguintes:
  • Ancinho;
  • Arejador de solo;
  • Sementes de relva;
  • Fertilizante orgânico.

Como fazer crescer uma nova relva num jardim

Para fazer crescer uma nova relva num jardim e para que este esteja sempre em ótimas condições de utilização e apresentação, é necessário realizar os 5 passos seguintes:

1. CONHECER AS ÁREAS MORTAS DO SEU RELVADO

Uma das partes essenciais para fazer crescer uma nova relva passa por conhecer detalhadamente todas as áreas do seu relvado. Poderá ser necessário replantar um relvado inteiro ou apenas algumas partes. Na maioria dos casos, a replantação de áreas mais pequenas é suficiente e a mais adequada para que um relvado fique com um aspeto fantástico e uniforme. No entanto, se o seu relvado estiver abandonado há vários anos, é provável que a terra que o compõe esteja negligenciada e, como tal, é necessário fazer crescer um novo tapete de relva. Se for este o caso do seu relvado, tenha em consideração que o gramado inteiro precisa de ser totalmente arejado e coberto com palha para que a terra fique o mais fértil possível e para que tenha todos os nutrientes necessários para o seu crescimento.

2. PREPARAR CORRETAMENTE A TERRA DE UM RELVADO

Preparar a terra de um relvado é um dos aspetos mais importantes que deve ter em consideração na constituição de um gramado saudável. É fundamental preparar a terra para que as sementes de relva se desenvolvam e cresçam corretamente. Em teoria, é possível preparar a terra de um relvado na maioria dos meses do ano, à exceção do inverno. Se estiver a lançar novas sementes para a terra, deve fazê-lo com antecedência para que a relva estabilize antes da chegada dos meses mais frios. Para o fazer corretamente é necessário cumprir com os aspetos seguintes:
Utilizar um ancinho para abrir um espaço na área a plantar: deve abrir um espaço na área a plantar a nova relva com o auxílio de um ancinho. Esta ferramenta ajuda-o a remover a palha onde se encontra a relva morta e ajuda-o a afrouxar o solo.
Empregar o arejador de solo no local onde vai crescer a nova relva: é fundamental que utilize um arejador de solo no local onde vai crescer a nova relva, uma vez que ele permite que os nutrientes entrem no solo de uma maneira mais eficaz. Este procedimento é essencial, pois ajuda a semente da nova relva a crescer e a dar uma boa cobertura ao solo.

3. COLOCAR O FERTILIZANTE ORGÂNICO NA TERRA

As sementes de relva crescem melhor quando têm uma boa terra que sustente o seu desenvolvimento. Nesse sentido, pode ajudar este processo de crescimento ao colocar fertilizante orgânico no solo da terra que vai semear. Ao fazê-lo estará a tornar a terra mais fértil e, ao mesmo tempo, está a alimentar as sementes para o desenvolvimento de um relvado mais forte e saudável.

4. ESPALHAR AS SEMENTES NA TERRA 

Existem vários tipos de sementes de relva no mercado e a escolha da mais adequada pode ser uma decisão bastante confusa. Deve escolher um tipo de relva para o seu jardim e manter-se fiel a ele, para que o seu tapete esverdeado tenha a mesma aparência, cor e brilho, ao invés de vários tipos de relva diferentes.
Nas áreas mais pequenas, pode espalhar as sementes de relva à mão, ao passo que num relvado inteiro pode utilizar um espalhador de sementes automático, permitindo que em média 4 quilos de sementes de relva sejam espalhados ao longo de 1.000 metros quadrados.
Depois das sementes estarem espalhadas, utilize um ancinho para o ajudar a colocar as sementes dentro da terra. Pode utilizar palha para proteger as sementes dos pássaros ou cobri-las com uma camada fina de raízes de plantas.

5. ACOMPANHAR O CRESCIMENTO DA RELVA

Não deixe as sementes de relva a germinar e depois fique à espera do seu desenvolvimento. É necessário regar as sementes com regularidade, nomeadamente duas vezes ao dia nas primeiras semanas. As sementes da relva nova demoram cerca de duas semanas a germinarem e depois deste período pode diminuir o período de rega. Tenha em atenção que a relva não deve ser muito mexida até estar fortemente estabelecida e isso só acontece quando ela atingir cerca de 3 centímetros de altura. Depois de a relva continuar a crescer, deve mantê-la aparada por volta dos 7 a 7,5 centímetros para que o seu relvado esteja sempre com um aspeto fresco e saudável.
Plantar e cuidar da relva

A relva é um dos elementos mais importantes na constituição e decoração de um jardim. Nesse sentido, saiba como plantar relva num jardim e aprenda quais são os principais cuidados a ter em conta na sua manutenção.

Como plantar relva num jardim


Plantar relva num jardim é um processo de fácil execução que traz consigo inúmeras vantagens se for feito corretamente. Para plantar relva num jardim e para fazê-lo com sucesso, deve cumprir com os passos seguintes:

ESCOLHER O TIPO DE RELVA

Existem vários tipos de relva disponíveis no mercado, como a festuca, a poa, a relva inglesa, a relva castelhana, o azevém  a bermuda, entre outras. Todas elas têm diferentes períodos de germinação e são plantadas de acordo com determinadas condições meteorológicas. Dirija-se a uma loja de jardins especializada ou a um viveiro para conhecer o tipo de relva mais apropriado para o seu jardim e escolha o mais indicado para enfrentar as temperaturas da região onde vive.

AVALIAR A ÁREA DE SUPERFÍCIE DO SEU GRAMADO

Verifique qual é a área do seu relvado para determinar a quantidade de sementes necessárias para a sua plantação. No verso das embalagens das sementes de relva consta a informação acerca do número de sementes que devem ser colocadas na terra por cada metro quadrado. Assim, já fica com uma ideia sobre a quantidade de sementes que são precisas para construir o seu tapete esverdeado.

FERTILIZAR A TERRA

Antes da plantação das sementes de relva, deve fertilizar a terra com cerca de dois ou três dias de antecedência. Ao fazê-lo estará a fazer com a terra fique o mais fértil possível e estará a zelar pela saúde do seu jardim. Opte pela utilização de fertilizantes orgânicos para que a terra tenha todos os nutrientes indispensáveis para o crescimento saudável de uma relva forte.

DISTRIBUIR AS SEMENTES DE RELVA

Para distribuir equitativamente as sementes de relva é necessário utilizar um propagador de sementes. Deve enchê-lo pela metade e começar a colocar as sementes na terra. Movimente-se a um passo ligeiro e percorra todo o comprimento do gramado em direções alternadas. Depois de ter plantado todo o comprimento da superfície do relvado, deve lançar as restantes sementes pela largura do mesmo. Este é o método mais eficaz no que à distribuição de sementes de relva diz respeito, uma vez que possibilita que a relva cresça de uma forma uniforme em todos os locais.

COBRIR AS SEMENTES DE RELVA COM UMA CAMADA DE PALHA

Deve colocar uma camada fina de palha, turfa ou casca seca à superfície da terra para evitar que as sementes sequem ou sejam atacadas por pássaros. Assim, estará a protegê-las da melhor maneira, garantindo também o seu crescimento.

REGAR AS SEMENTES DE RELVA

Depois de ter lançado as sementes para a terra, é essencial que a irrigação seja efetuada com regularidade. Certifique-se que o solo mantém-se úmido a uma profundidade de 15 a 20 centímetros para que o desenvolvimento e crescimento da relva nunca fiquem comprometidos. Tenha em mente que a pressão da água deve ser baixa, uma vez que a alta pressão acaba por levar as sementes para longe da sua zona de cultivo.

Quais os cuidados principais a ter com a relva de 


um jardim

A relva de um jardim necessita de muitos cuidados ao longo do ano para se manter sempre com um aspeto brilhante e saudável. Para que o seu relvado esteja sempre nas melhores condições de utilização, é necessário cuidar dele com a máxima atenção e cumprir com os aspetos seguintes:
Cortar a relva: para ter um gramado impecável, é necessário cortar a relva do seu jardim com regularidade. Utilize um bom cortador de relva e mantenha o seu gramado sempre aparado. É aconselhável que não o corte muito rente, pois isso coloca uma enorme tensão e stress sobre a relva, fazendo com que ela fique seca e castanha. 
No Verão, mantenha o seu relvado mais alto, pois assim as raízes ficam mais profundas e as ervas daninhas não aparecem com tanta frequência.
Regar a relva: Para cuidar de um relvado da melhor maneira possível, deve regá-lo com regularidade, dando-lhe uma quantidade generosa de água. Em climas secos, a rega é uma prioridade, ao passo que nos locais com climas mais úmidos  a rega só é necessária quando não chove há mais de uma semana. Tenha em atenção que nunca deve regar o seu relvado nas horas mais quentes do dia, uma vez que a luz solar é ampliada através da água e isso vai fazer com que ela funcione como um espelho, queimando o relvado.
Afiar as lâminas do cortador de relva: as lâminas de um cortador de relva devem ser afiadas para que a relva seja cortada de uma forma limpa em vez de ser arrancada. Quando é arrancada, é mais difícil para a relva fechar e curar-se e isso faz com que a planta fique mais suscetível à ação de pragas e doenças. Para que tal não aconteça, deve afiar as lâminas do seu cortador de relva a cada primavera para que a relva seja corretamente aparada.
Manter as pessoas fora do relvado: o pisar da relva faz com que esta perca o seu brilho e vivacidade. Nesse sentido, é importante manter as pessoas afastadas do seu relvado, pois assim estará a poupá-lo a esforços e conseguirá mantê-lo sempre deslumbrante.
Proteger o relvado da neve do inverno: a neve transforma por completo a paisagem natural de um jardim, na medida em que o tapete esverdeado passa a ser coberto por um manto branco e cristalino. Para proteger o seu relvado da neve do inverno, deve espalhá-la por todo o gramado para que ela derreta o mais rapidamente possível. Tenha em atenção que o acumular de neve numa determinada zona vai queimar a relva que se encontra nesse mesmo local.
Fertilizar corretamente a terra do relvado: a boa nutrição da terra de um relvado vai fazer com que o tapete esverdeado adquira um aspeto fresco e brilhante. Nesse sentido, deve dedicar especial atenção à colocação de fertilizantes num gramado, sendo que os mais utilizados são os fertilizantes orgânicos.
Eles são ricos em nitrogênio  ferro e potássio, o que é fundamental para o crescimento da relva.

Nenhum comentário: