Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 21 de setembro de 2013

Ilha de Boipeba - Costa do Dendê - Litoral Sul da Bahia - Brasil

Ilha de Boipeba - Costa do Dendê - Litoral Sul da Bahia - Brasil

O nome bem que poderia ser "Ilha do Sossego". Quilômetros de praias desertas, piscinas em alto mar, consideradas dentre as mais belas do Brasil, povoados de pescadores onde não existe um único carro. Aliás, chegar a Boipeba de carro, nem pensar!
Em Boipeba - uma ilha localizada na costa do Dendê, litoral sul da Bahia - bromélias, orquídeas e arbustos típicos da Mata Atlântica convivem com os vegetais rasteiros da restinga e os territórios inundados do mangue. Esse cenário variado, aliado à preservação motivada pelo acesso difícil, faz do local um paraíso para animais e turistas.
O principal povoado da ilha chama-se Velha Boipeba e tem 1,6 mil habitantes, um posto telefônico, um supermercado, uma igreja e um campo de futebol. Fundado pelos jesuítas em 1537, ele deve seu nome à expressão tupi "mboi pewa", que significa "cobra achatada" - maneira como os índios se referiam às centenas de tartarugas marinhas que, até hoje, desovam no local. A ilha, junto com Tinharé, onde fica Morro de São Paulo, é uma área de preservação, coisa levada bem a sério em Boipeba.
A paisagem de Boipeba é sempre rondada por papagaios e pica-paus que, lá do alto, assistem aos micos trapezistas nas copas das árvores. No chão firme, tatus praticam seu esconde-esconde típico, enquanto o território encharcado esconde caranguejos, moluscos, ostras e outras espécies que, frequentemente, terminam nas mesas de restaurantes locais.
 
  
 
 


Nenhum comentário: