Primavera
O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano.
Esse fenômeno é responsável pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.
A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno.
No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho
.
A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.
A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Tropico de Capricórnio).
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Mais chuvosa e menos quente, primavera começa neste domingo
Por |
Previsão para a estação deste ano é de chuva mais abundante e de menos calor do que o registrado em 2012.
O Brasil e todo o hemisfério Sul entram na primavera às 17 h 44 (horário de Brasília) deste domingo (22). A estação das flores marca o retorno gradativo da chuva na maior parte do País, com exceção do Nordeste, onde normalmente a chuva diminui.
Neste ano, segundo a Climatempo, o Brasil deverá ficar em neutralidade em relação aos fenômenos El Niño e La Niña e o oceano Atlântico estará favorável ao aumento da chuva em todas as regiões.
O aumento da chuva na estação ocorre porque durante os meses de inverno, o vento predominante é de sul trazendo o ar mais frio polar para os trópicos.
No verão, o calor dos trópicos aquece regiões mais temperadas.
No verão, o calor dos trópicos aquece regiões mais temperadas.
Ao longo da Primavera ocorre a transição entre esses dois extremos. Com isso, o calor e a umidade amazônica “descem” pelo País e estimulam a formação de nuvens carregadas e a consequente formação de chuva.
"Nós já estamos vendo as condições de Primavera no Brasil central. Já está chovendo em regiões onde não chove normalmente no inverno.
Isso é um indício que a primavera esse ano começou cedo, diferentemente do que aconteceu no ano passado", afirma o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento.
Isso é um indício que a primavera esse ano começou cedo, diferentemente do que aconteceu no ano passado", afirma o meteorologista da Climatempo Alexandre Nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário