Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Jaisalmer – A cidade dourada no deserto de Thar

Jaisalmer – A cidade dourada no deserto de Thar

“Jaisalmer” significa “o Forte da Colina de Jaisal” e é também  conhecida como  ”A Cidade Dourada”,  porque o arenito usado para as construções tem a coloração  amarela, que dá uma tonalidade dourada para a cidade e seus arredores. Sua beleza e originalidade  transportam  os visitantes para um outro tempo, a idade média oriental .
O aspecto geral da região  é a de um interminável mar de morros de areia, de todas as formas e tamanhos, alguns chegando a uma altura de 46 m. No lado ocidental são cobertos com arbustos e no leste, com tufos de capim alto. Um belo espetáculo de se ver. Jaisalmer foi um dos últimos Estados a assinar um tratado com os britânicos. 
Durante a dominação  britânica, a cidade  foi sede de um estado principesco com o mesmo nome, governado pelo clã Bhatti de Rajputs. Hoje, a maioria dos habitantes são descendentes dos Bhatti Rajputs, nomeados pelos clã  Bhatti,  conhecidos como  grandes guerreiros. Esta área fazia parte do Império Gurjar – Pratihara até o século XI e foi governada por um poderoso Rei Bargujar.
Tradicionalmente, a principal fonte de renda da cidade eram as taxas cobradas  sobre as caravanas. A cidade se estabeleceu, cresceu e enriqueceu seus mercadores como um entreposto na rota comercial que ligava a Índia à Ásia Central. 
Os “havelis”, mansões belíssimas  e faustosamente decoradas, são testemunhas das riquezas acumuladas pelas altas taxas cobradas das caravanas que utilizavam a rota pelo deserto, bem antes de o crescimento do transporte marítimo decretar sua decadência comercial.
Estradas e ferrovias foram construídas, unindo  a remota cidade até então, com o resto do Rajastão. Mais tarde, o Governo do Rajastão decidiu promover Jaisalmer como um importante  destino turístico na região. 
A oportunidade de se hospedar num monumento vivo como Jaisalmer, entre palácios, templos e muralhas, é atraente demais  por isso ocorreu um  crescimento desordenado de pousadas. Esse fato aumentou a  demanda de água e vem causando problemas na estrutura da região.
A distancia de Jaisalmer  de cidades importantes da região: Jaipur (capital do Estado do Rajastão) (558 km), Agra (802 km), Nova Deli (864 km), Mumbai (1177 km). A cidade vive do turismo e de seu status como base militar estratégica nos embates com o vizinho Paquistão. 
O turismo,  é uma fonte de renda importantíssima e os  hotéis e hospedarias na região que recebem principescamente seus hospedes, proporcionando programas variados que contam a história da vida no deserto.

Nenhum comentário: