Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 15 de setembro de 2013

Doenças transmitidas pelo celular

Doenças transmitidas pelo celular

A maioria das pessoas desconhece que o uso de celulares pode causar males a saúde e ainda aumentar a probabilidade de ficar doente. Saiba mais sobre o assunto e fique por dentro das doenças transmitidas pelo celular.

Os aparelhos celulares podem servir de viveiros para germes que podem ser potencialmente nocivos à saúde. Eles fazem parte da vida da maioria das pessoas e há aqueles que não conseguiriam viver longe desses aparelhos. 

Com o advento dos smartphones, muitas coisas mudaram e hoje o celular não serve apenas para fazer ligação, mas também para se manter conectado no mundo através da internet, tirar fotos, ouvir música e realizar diversas outras funções.

Doenças transmitidas pelo celular

Estudos recentes mostram que os celulares funcionam como verdadeiros meios de cultura para bactérias, sendo capazes de possuir tantos germes quanto a maçaneta de uma porta de banheiro. Entre as principais doenças que podem ser transmitidas pelos celulares estão a gripe, conjuntivite e diarreia.

Como ocorre a contaminação

Os celulares passam de mão em mão e são apoiados em várias superfícies ricas nos mais diferentes tipos de bactérias. Normalmente o usuário acaba se contaminando quando utiliza os dispositivos próximos da boca, nariz e orelhas, ou ainda quando os leva para lugares como a mesa onde são feitas as refeições ou a cama.
Os smartphones são os celulares mais perigosos para a saúde, e não é difícil encontrar aparelhos desse tipo com uma quantidade assustadora de coliformes fecais, que indicam a contaminação por fezes. Ingerir esse tipo de agente, mesmo que em pequena quantidade, pode ser o suficiente para desencadear doenças.
Como manter o aparelho limpo

Enquanto algumas empresas não disponibilizam nenhuma informação no manual dos dispositivos sobre como pode ser feita uma adequada higienização, outras, como a Apple – fabricante dos iPhones, não recomenda o uso de alguns produtos como os detergentes domésticos, limpa-vidros, sprays, álcool, abrasivos e solventes. O resultado pode ser uma grande confusão para o consumidor, que acaba não sabendo qual produto escolher.

Conseguir manter o aparelho telefônico higienizado sem lhe causar danos, especialmente na tela, não é uma tarefa fácil e requer bastante cuidado. De acordo com uma pesquisa norte-americana, o álcool, apesar de ser contraindicado por alguns fabricantes, se mostrou o método mais eficaz de limpar os aparelhos, sendo capaz de eliminar quase todas as bactérias dos smartphones sem estragá-los.
Vários hábitos da vida moderna prejudicam a saúde, e apesar dos aparelhos celulares serem indispensáveis no dia a dia da maioria das pessoas, podem acabar causando contaminação bacteriana por servirem de viveiros para germes que podem ser potencialmente nocivos. Vale a pena ficar atento a alguns detalhes, como evitar levar o celular à mesa durante as refeições e apostar na adequada higienização do aparelho regularmente.

Fonte: mundodastribos


Nenhum comentário: