Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ubajara - Oásis no sertão - Ceará - Brasil


Ubajara, conhecida por abrigar o menor Parque Nacional do País, é um oásis verde com clima fresco (17-28 º C) a quase 900 m acima do nível do mar na Serra da Ibiapaba ou Serra Grande. Esta se levanta abruptamente do sertão quente a 300 km a oeste de Fortaleza no caminho de Teresina (200 km de Jericoacoara, 500 km de Canoa Quebrada).
O acesso à gruta é por teleférico, de onde há uma vista panorâmica deslumbrante. O parque tem cachoeiras e trilhas na mata. As visitas são monitoradas pelo Ibama, órgão nacional de preservação do meio ambiente. Na serra de Ibiapaba destaca-se, ainda, o Morro do Céu, com 820 metros de altura, e a Pedra de Itagurussu, nascente da cascata de Pirangi. 
A gruta de Ubajara possui galerias e salas com formações de eustatites e estalagmites, como a Pedra do Sino e a Sala das Sete Maravilhas. É possível chegar até ela de teleférico (uma hora) ou a pé (três horas de trilha)
 O Parque Nacional, criado em 1959 para preservar a famosa Gruta de Ubajara e também a fauna e flora dos ecossistemas de caatinga e mata úmida que formam um ambiente de transição na Serra da Ibiapaba, lá a vegetação varia desde a Caatinga do Cerrado até espécies da Floresta Equatorial. 
  Existem várias trilhas no parque onde é possível encontrar cachoeiras, rios bons para banho, e formas variadas de vegetação. De Janeiro até Abril é a época de chuvas, quando tudo na serra, inclusive as vistas do sertão em baixo, fica verdejante. Nos meses mais secos, outubro e novembro, o parque destaca-se como um verdadeiro oásis verde no meio do sertão cearense. 
 
 

 
 
 

Nenhum comentário: