Dieta alcalina: saiba balancear o pH dos alimentos
Dieta alcalina: saiba balancear o pH dos alimentos
Por PAULA FACIROLI
Você sabia que um cardápio repleto de comidas salgadas ou doces demais, além de alimentos gordurosos, café e álcool podem acabar com o equilíbrio do seu corpo e fazer você engordar? É aí que entra a dieta alcalina, também chamada de dieta do pH. O objetivo é aumentar a quantidade de alimentos alcalinos ingeridos e reduzir a ingestão dos ácidos da sua rotina.
O seu prato deve conter, em média, 70% de alimentos alcalinos e 30% de ácidos. 'O organismo busca constante equilíbrio entre o meio básico e o ácido medido através do pH (potencial de Hidrogênio que varia numa escala de 0 a 14 onde 7 é o pH neutro, abaixo dele pH ácido e acima, pH alcalino básico). Nossas células e a absorção de nutrientes funcionam de maneira adequada em um pH levemente alcalino (entre 7,3 e 7,4) e necessitam receber nutrientes e oxigênio da corrente sanguínea para liberar o resíduo celular que só ocorre nesse pH levemente alcalino', explica a nutricionista funcional, Helouse Odebrecht.
Segundo a especialista, o equilíbrio do sangue e fluídos corporais pode ser obtidos através de um estilo de vida saudável. 'A atividade física também entra como aliada porque estimula a transpiração e eliminação de toxinas e substâncias ácidas, assim como drenagem linfática, por exemplo. Ainda podemos receber cargas ácidas das emoções como o estresse, ansiedade e falta de sono, por isso é sempre bom evitá-los', ressalta.
Dieta alcalina
Dieta alcalina
A divisão de um prato completo na dieta do pH é composta por 70% de alimentos alcalinos e 30% de alimentos ácidos.
Metade do prato é recheado de salada bem colorida (azeite de oliva para temperar);
¼ do prato de cereais;
¼ do prato de proteína onde divide-se entre proteínas vegetais (leguminosas) e proteína animal (carnes);
Sobremesa: 1 fruta.
Exemplo de prato completo
Exemplo de prato completo
Arroz, feijão, frango, folhas de alface, leguminosas e morango. Essa é uma foto de um prato que exemplifica um almoço seguindo as orientações da dieta alcalina. 'Junto a essa dieta, o ideal é procurar também controlar o estresse através de uma atividade física e fazer terapia (se julgar necessário), já que o comportamento e o estresse, influenciam na produção de ácido no organismo', diz a médica.
Reduza os alimentos ácidos
Reduza os alimentos ácidos
pH 3 (muito ácido): Água com gás, refrigerante, energético, álcool, fritura, sal, açúcar refinado, comida enlatada, alimento embutido, cigarro.
pH 4:
Leite, creme de leite, queijo, manteiga, carne de porco, vinagre, massa, pipoca, cerveja, vinho, chá preto, torrada, picles, chocolate, nozes, adoçante, molho de tomate.
pH 5:
Carne vermelha, café, suco de fruta com açúcar, pão branco, amendoim, trigo, arroz branco, maionese, doces e bolos de farinha branca, geleias, marmeladas.
pH 6:
Ovo, peixe, frango, fígado, feijão, leite de soja, chá, arroz integral, aveia, mel, cenoura, flocos de milho, farinha de trigo integral, ketchup, batata, molho de soja. (muito ácido): Água com gás, refrigerante, energético, álcool, fritura, sal, açúcar refinado, comida enlatada, alimento embutido, cigarro.Alimentos não ácidos
Alimentos não ácidos
pH 7
(neutro): Água mineral
pH 8:
Tomate, abacaxi, morango, cereja, pêssego, damasco, banana, laranja, pimentão, nabo, arroz selvagem, milho, soja, folhas verdes-escuras, aspargo, goiaba, maçã, amêndoa.
pH 9:
Abóbora, kiwi, abacate melão, melancia, tangerina, tâmara, figo, manga, mamão, amora, uva, alface, berinjela, batata-doce, inhame, mandioca, gengibre, ervilha, lentilha, clara de ovo, salsa, maracujá, caqui.
pH 10
Salada de introdução
Salada de introdução
A dica para controlar o pH é também sempre começar a refeição pela saladas e verduras cruas. Para temperar, prefira vinagre de maçã ou limão, azeite de oliva extra virgem e ervas como orégano, alecrim e manjericão.
Os alimentos básicos
Os alimentos básicos
Prefira arroz e cereais integrais, além de alimentos básicos: legumes, verduras, frutas, sementes e oleaginosas. Feijão, lentilha, ervilha ou grão de bico podem fazer parte do seu cardápio até três vezes por semana. Use raízes como batata doce e inhame.
Comer fracionado
Comer fracionado
Não fique muito tempo sem se alimentar, alimente-se a cada 3 horas ou, no máximo, 4 horas. 'O corpo em jejum produz acidose através da queima de massa muscular', afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário