Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Os benefícios da Farinha de Coco

Quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Os benefícios da Farinha de Coco

Os inúmeros benefícios do coco já foram comprovados por diversos estudos, e atualmente ele está entre um dos alimentos mais estudados. Por todas suas atuações benéficas foi considerado um Super Alimento pelo Functional Foods Center (EUA), e está entre os 10 melhores alimentos do mundo.
Podendo ser encontrado em diversas formas: óleo de coco extra-virgem, óleo de coco refinado, água de coco, coco in natura, coco desidratado, agora, é a vez da farinha de coco!

Para produzir a farinha, a polpa de coco é secada, retirada a gordura, moída e transformada em um pó muito similar à farinha de trigo, por isso o baixo teror de gordura em sua composição. Com um teor elevado de fibras e isenta de glúten, a farinha de coco é capaz de gerar os chamados ácidos graxos de cadeia curta (AGCC) que são capazes de inibir uma enzima chamada HMG-Coa redutase, que é a principal enzima responsável pela produção de colesterol. Assim, a farinha de coco pode ser utilizada na redução do colesterol, apresentando, inclusive, potencial protetor para a saúde cardiovascular.

Além disso, também contém o TCM (triglicerídeos  de cadeia média) que não é armazenada como forma de gordura no corpo por ser facilmente absorvido, e com isso “obriga” o organismo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia, sendo indicado para atletas ou pessoas que queiram diminuir a quantidade de gordura corporal.

Muitos benefícios

A farinha de coco é rica em fibras, além de conter proteína, ferro e cálcio, e funciona como substituta da farinha de trigo e do leite em preparações, sendo uma aliada para as pessoas que são intolerantes ao glúten e à lactose. É excelente no preparo de pães, bolos e biscoitos, tornando estas gostosuras permitidas na dieta e aliadas da perda de peso. Seu teor de fibras é maior do que de qualquer outra farinha ou farelo, inclusive o da linhaça, contudo, não afeta a absorção de minerais, pois não contem ácido fítico, que se prende aos sais minerais e reduz a sua absorção pelo corpo. O ácido fítico está presente em diversas farinhas, tais como a farinha de soja, de milho e de trigo integral.

Por ser rica em fibras solúvel e insolúvel, a farinha nos proporciona vários benefícios:
• auxilia no Diabetes, pois diminui o índice glicêmico (velocidade que o açúcar entra na corrente sanguínea) devido a quantidade de fibras dietéticas presente no produto;
• reduz níveis de colesterol total e, principalmente, o “mau” colesterol, o LDL;
• Reduz triglicerídeo;
• Auxilia na perda de peso devido à quantidade de fibras pois promovem maior sensação de saciedade, além de conter TCM que ajuda na queima de gordura corporal, principalmente para quem pratica atividades físicas.
Segue a porcentagem por peso total, ou seja, em 10 gramas de farinha de coco campeã absoluta, tem 4 gramas de fibra:

Farinha de coco                            42%
Farinha de linhaça                       28%
Farelo de trigo                               27%
Farelo de aveia                              16%
Farinha de centeio                       15%
Farinha de soja                               14%
Farinha de trigo integral               13%
Farinha de milho                          11%
Farinha de trigo refinada                3%

Como consumir?

Algumas pesquisas estão em fase de preparo de protocolo e encaminhamento ao Conselho de Ética e Pesquisa e ainda estuda-se a melhor forma de administrar a farinha para o paciente, mas há estudos que indicam que a quantidade recomendada é de 1 a 2 colheres de sopas rasas ao dia, adicionada aos alimentos (em frutas, saladas, vitaminas) ou no preparo de  bolos, tortas, panquecas ou qualquer receita que possa substituir parte da farinha usada em preparações para aumentar a quantidade de fibras.

Atenção: Lembre-se de tomar bastante água!! 
Só assim você consegue aproveitar bem todos os benefícios que as fibras tem para oferecer!


RECEITAS

Pão de Farinha de Coco
3 ovos
2 c.sopa de óleo de coco
1 colher de sopa de mel
1 colher de cafezinho de sal
1/2 xícara de farinha de coco peneirada
1 colher de chá rasa de fermento químico.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma para pão pequena com papel manteiga e unte com óleo de coco ou manteiga. Misture a farinha de coco com o fermento e reserve. Em uma vasilha bata rapidamente os ovos com o óleo, o mel e o sal com um batedor de ovos até ficar uma mistura homogênea. Junte a farinha com o fermento e bata com o batedor de ovos novamente até misturar bem. Coloque a massa na forma e leve ao forno para assar por 1 hora. Espete o centro do pão com um palito ou garfo e verifique se sai limpo – aí está pronto.


Biscoitos de Queijo 
1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga derretida
1/3 xícara de farinha de coco peneirada
4 ovos
1 colher de cafezinho de sal
1 colher de cafezinho de cebola em pó
1 colher de cafezinho de fermento químico
¾ xícara de queijo prato ou mussarela ralado
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture bem com um batedor os ovos, o óleo, o sal e a cebola. Acrescente a farinha e o fermento e misture bem até ficar homogêneo. Coloque o queijo e misture até incorporar na massa. Com uma colher coloque num tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga untado e asse por 15 minutos.


Panquecas com farinha de coco
2 ovos
1 colher de sopa de óleo de coco ou manteiga derretida
2 colheres de sopa de leite de coco
1 colher de chá de açúcar mascavo
1 colher de cafezinho de sal
2 colheres de sopa de farinha de coco peneirada
1 colher de cafezinho de fermento químico
Bata os ovos, óleo, leite de coco, açúcar e sal. Misture numa vasilha a farinha de coco com o fermento e acrescente aos ovos, batendo bem até ficar liso. Aqueça uma pequena quantidade de óleo de coco numa pequena frigideira antiaderente e coloque 3 a 4 colheres de sopa para fazer a panqueca.

Nutricionista Bruna Di Chiara Passos



Nenhum comentário: