Segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Mitos sobre Saúde e Dieta
Confira uma lista dos piores mitos sobre dieta e saúde:
Mito 1: O excesso de proteína prejudica os rins.
Realidade: As proteínas ajudam a queimar gordura e construir músculos e não irão prejudicar seus rins.
Lá atrás, em 1983, pesquisadores descobriram que comer mais proteínas aumenta a quantidade de sangue que os rins filtram por minuto. Muitos cientistas imediatamente recomendaram que uma dieta com muita proteína deixavam os rins sob muito stress. Tempos depois foi provado que estavam errados. Durante as últimas duas décadas, vários estudos descobriram que as refeições ricas em proteínas que aumentam o fluxo sanguíneo nos rins, não tem efeito adverso sobre a função renal global.
Coloque a Verdade para trabalhar para você:
Coma o seu peso corporal em gramas de proteína por dia. Por exemplo, se você é uma mulher gordinha de 90 kg e quer ser uma magra de 80 kg, coma 80 gramas de proteína por dia. Já se você é um cara de 70 kg e quer engordar 10 kg de massa muscular, coma 80 gramas de proteínas por dia.
Mito 2: As batatas doces são mais saudáveis do que as batatas “brancas”
Realidade: As duas são saudáveis!
As batatas-doces têm mais fibra e vitamina A, mas as batatas brancas têm mais minerais essenciais como ferro, magnésio e potássio.
Coloque a Verdade para trabalhar para você:
A forma em que você consome uma batata, por exemplo, uma batata cozida inteira ao invés de uma batata processada, que é usada para fabricar chips é mais importante do que o tipo específico da batata.
Mito 3: A carne vermelha causa câncer
Realidade: Pesquisas dizem apreciar o bife!
Em um estudo de 1986, pesquisadores japoneses descobriram câncer em ratos que foram alimentados com compostos que são gerados a partir da queima da carne em fogo alto. Desde então, alguns estudos de grandes populações têm sugerido uma possível ligação entre carne e câncer. No entanto, nenhum estudo jamais encontrou uma relação de causa e efeito direta entre consumo de carne vermelha e o câncer. Os estudos estão longe de serem conclusivos.
Coloque a Verdade para trabalhar para você:
Não deixe queimar. Os apreciadores de carne que estão preocupados com os riscos não precisam evitar hambúrgueres e carne, apenas descartar as partes queimadas antes de comer.
Mito 4: xarope de milho rico em frutose (HFCS) engorda mais do que o açúcar
Realidade: Eles são igualmente gordos. Cuidado!
Pesquisas recentes mostram que a frutose pode causar aumento de peso, interferindo com a leptina, o hormônio que nos diz quando estamos saciados. Mas ambos os HFC e sacarose, mais conhecida como açúcar de mesa, contêm quantidades similares de frutose. Não há nenhuma evidência que mostre diferenças nestes dois tipos de açúcar. Ambos irão causar ganho de peso quando consumido em excesso. O único mal particular sobre HFCS é que ele é mais barato e geralmente presente em toda parte. Desde o pão até a soda.
Coloque a Verdade para trabalhar para você:
HFCS e o açúcar tradicional são calorias vazias e devem ser consumidos em quantidades limitadas. Como? Não comprar muito refrigerantes, sucos de frutas adoçados e sobremesas pré-fabricadas.
Mito 5: O sal em excesso provoca pressão alta
Realidade: Talvez, mas muito pouco potássio provoca pressão alta também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário