Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Caça às Bruxas

vilamulher.terra.com.br 

Caça às Bruxas


Por Emerson Santiago

Entre os séculos XV e XVIII a Europa (e também algumas colônias na América) testemunhou uma série de atos punitivos de cunho religioso que ficaram conhecidos caça às bruxasdo início do período moderno. Trata-se de ondas regulares de perseguições motivadas pela crença geral do povo, que entendia ser necessário localizar e punir bruxas que praticavam ou supostamente praticavam rituais exotéricos. A estimativa é de 40 mil a 100 mil execuções por atos de bruxaria nestes quatro séculos.

Na Europa da época, havia a crença de que as bruxas e curandeiros eram auxiliados por entidades sobrenaturais conhecidos como espíritos familiares, que assumiam forma terrena, geralmente tendo a aparência de ambos os seres humanos ou animais. Elas costumeiramente viajavam para uma reunião noturna conhecida como sabá, onde adoravam o diabo, festejavam, e cometiam vários pecados.

O início da caça às bruxas ocorre durante a primeira metade do século XV no sudeste da França e oeste da Suíça. No Concílio da Basileia, estabelecido nesta cidade suíça entre 1431-1437, foi padronizado o estereótipo da bruxa satânica, propagado nos futuros julgamentos.

Após a reunião do Conselho, a ideia de que bruxas malévolas satânicas operavam contra a cristandade se espalha pelo Sacro Império Romano e áreas adjacentes. Em 05 de dezembro de 1484 , o Papa Inocêncio VIII emitiu a Summis desiderantes affectibus , uma bula papal em que reconhece a existência de bruxas, e apoia a inquisição a mover uma caça contra estas, dando permissão para fazer o que for necessário para se livrar delas.

Entre os mais famosos julgamentos de bruxaria estão os de North Berwick, na Escócia, os de Torsåker, na Suécia, além do julgamento ocorrido em Salem, nos Estados Unidos. Destacam-se ainda os julgamentos de Trier (1581-1593), Fulda (1603-1606), Würzburg (1626-1631) e de Bamberg (1626-1631), todos na Alemanha, por envolver um grande número de acusados.

Gradualmente, os intelectuais, influenciados pelas ideias humanistas começaram a manifestar-se contra os julgamentos, sendo que os últimos ocorrem no início do século XVIII. Na Grã-Bretanha, por exemplo, foi aprovada a Lei de Bruxaria, em 1735 que deixou de considerar a bruxaria como uma ofensa legal no país, punindo apenas a prática de charlatanismo (alegação de pretensos poderes paranormais) como criminosa, mas com penas muito mais leves.

Vários livros foram escritos sobre a bruxaria na mesma época, sendo provavelmente o mais notável desses trabalhos o Malleus Malificarum (O martelo das bruxas), publicado em 1486 e escrito pelo inquisidor alemão Heinrich Kramer, supostamente auxiliado pelo monge Jacob Sprenger. O livro era um pretenso guia para auxiliar magistrados na identificação e condenação de bruxas.

Bibliografia:

Witch trials in the early modern period (em inglês). Disponível em: 


ORIGEM DA PALAVRA HALOWEEN

A palavra Halloween tem origem na religião católica. 
É uma contração da expressão "Ali Halliows Eve", no inglês atual, "All Hallows Eve", que significa "Véspera do Dia de Todos os Santos".

O Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas, é comemorado na noite de 31 de outubro. No aspecto religioso, essa ocasião é conhecida como a vigília da Festa de Todos os Santos, dia 1º de novembro. Estudiosos de folclore acreditam que os costumes populares do Halloween exibem traços do Festival da Colheita, realizado pelos romanos em honra à Pamona (deusa das frutas), e também do Festival Druída de Samhain (Senhor da Morte e Príncipe das Trevas).

De acordo com a crença, Samhain reunia as almas dos que tinham morrido durante o ano para levá-los ao céu dos druidas  nesse exato dia. Para os druidas  Samhain era o fim do verão e o Festival dos Mortos. 
O dia 31 de outubro marca também o término do ano céltico.


Nenhum comentário: