Nuvens diferentes
Nuvem de cogumelo - Mushroom Clouds - É uma nuvem de fumaça, chamas e destroços, em forma de cogumelo, que se forma por causa de uma grande explosão. Estão geralmente associados a explosões nucleares, mas um evento de dimensões semelhantes têm o mesmo efeito. As erupções vulcânicas e as colisões de pequenos corpos como meteoros ou cometas com a Terra pode produzir nuvens de cogumelos naturais.
Formam do resultado de uma grande massa de gases quentes de baixa densidade perto do solo criando uma instabilidade. Em certas vezes podem ser observadas nuvens cogumelo em tempestades, quando ocorre uma elevação de parte da tempestade e o restante fica mais baixo.
Nuvem Mammatus (também referenciado por mamma ou mammatocumulus) é um termo da meteorologia aplicado ao padrão de "bolsas" que se formam na base de uma nuvem. O termo "mammatus" deriva do mamma, devido à associação ao formato de mamas ou seios.
Formam-se em ar descendente, em contraste com a maioria das nuvens que formam-se em ar ascendente. São observadas geralmente depois da passagem de uma tempestade severa.
Nuvens nacarada - Alto Andes (Chile) e na Antártica, também chamadas de stratospheric ou nacreous. As cores são reais e têm um efeito de dimensão semelhante à difração de gotas de água. Elas são geralmente vistas perto do sol, o que torna complicado fotografar, suas cores são parecidas com o arco-íris.
Nuvem Altocumulus Castellanus - Pode ganhar um impressionante formato de uma água-viva (jellyfish) e, por esse motivo, muitas pessoas a chama de jellyfish clouds.
O aparecimento precoce da Altocumulus castellanus em um dia ensolarado, pode indicar uma alta probabilidade da formação de tempestades.
Nuvem ondular de Cirrus Kelvin-Helmholtz - Conhecida como wave cloud. Ela ocorre quando o vento muda de direção ou de velocidade em alturas próximas às nuvens.
Isso provoca uma instabilidade no fluxo de ar e resulta nas ondas. A formação desse tipo de nuvem é rara, segundo meteorologistas, e se desfaz em cerca de dois minutos.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário