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quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Voar é mais seguro que viajar de carro?


Voar é mais seguro que viajar de carro?

A primeira fatalidade relacionada à aviação aconteceu em 17 de setembro de 1908, quando o tenente Thomas Selfridge faleceu, como passageiro, durante uma demonstração de voo feita por Orville Wright na Virgínia (EUA).

Alguns melhoramentos foram feitos desde aquele tempo. Se calcularmos o número de fatalidades por quilômetro voado, a parte mais perigosa de uma viagem é o roteiro até o aeroporto.

Para que o voo se torne tão arriscado quanto uma viagem de carro nos Estados Unidos, um jato cheio de passageiros deveria cair uma vez por mês  só que isto só acontece uma vez a cada dois anos.

Mortes por km, por viagem ou por hora?

Qualquer um que tenha pensado um pouco no assunto deve ter se perguntado se a estatística ainda seria favorável ao avião se considerarmos as mortes por viagem, ou as viagens por hora de viagem, outras duas estatísticas possíveis.

Wikipedia aponta que, por bilhão de viagens, os aviões estão em terceiro lugar no número de mortes, e em oitavo no número de mortes por bilhão de horas de jornada. Em mortes por bilhão de km percorridos, está em décimo lugar (em uma lista de dez meios de transporte diferentes).

Qual estatística usar? O avião é o terceiro meio de transporte mais perigoso (por viagem), ou o oitavo (por bilhão de horas)? Ou é o mais seguro de todos (por quilômetro)?

Depende do que você quer comparar. Por exemplo, usar “viagem” como unidade complica comparações entre viagens compridas de aviões, como de Los Angeles a Nova Iorque, a viagens curtas de carro, como de casa para o trabalho.

Para uma viagem longa, como de uma cidade para outra, faz mais sentido utilizar a estatística de mortes por quilômetro, e neste caso o transporte aéreo é o mais seguro de todos.

Apenas para referência, as empresas seguradoras utilizam a estatística de mortes por viagem, enquanto as empresas de voos comerciais utilizam as estatísticas de mortes por quilômetro.


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