Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 1 de março de 2015

O COTIDIANO CARIOCA NA PONTA DA CANETA

O COTIDIANO CARIOCA NA PONTA DA CANETA

11 FEV 2015

Foi na sala de um apartamento, à espera dos amigos cariocas, que o ilustrador Paulo Mariotti fez os desenhos que estarão na exposição “Crônicas Cariocas”, em cartaz do dia 12 de fevereiro até o dia 06 de março na embaixada do Brasil em Roma, na Galeria Cândido Portinari. Mariotti visitava amigos na Cidade em 2003 e enquanto os esperava começou a desenhar com uma simples caneta esferográfica alguns pontos do Rio, como o Cristo Redentor, o Bar do Luiz, na Rua do Carioca, e outros locais que fazem parte da paisagem carioca. Os desenhos que fazem parte da exposição foram feitos sem esboço ou planejamento e foram concebidos ao longo de quase uma década.

Os desenhos retratam casas, bares, esquinas, calçadas, enfim, todo o cenário da vida carioca e seus personagens. Parte dos desenhos feitos pelo ilustrador é fruto de tudo o que observou durante suas visitas ao Rio e outros foram feitos a partir de fotografia mesmo, à distância. A série tenta transportar para o papel o cotidiano da Cidade e seus moradores, retratando não só os cartões-postais conhecidos mundialmente como também locais com importância afetiva para os cariocas.


Para o Embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva, o Rio é uma Cidade especial e adorada por por cidadãos de diversas nacionalidades, especialmente os italianos. “Os desenhos de Paulo Mariotti, elaborados com caneta esferográfica e papel, retratam com poesia e bom gosto os locais e personagens que constituem o cotidiano de uma das mais belas cidades do mundo: o Rio de Janeiro, minha cidade natal, amada não só pelos brasileiros, mas por todos os estrangeiros, que a consideram uma síntese do Brasil. Não por acaso a palavra “carioca” é usada frequentemente pelos italianos como sinônimo de ‘brasileiro’”, contou o Embaixador.


http://www.rio450anos.com.br/blog_post/o-cotidiano-carioca-na-ponta-da-caneta/

Nenhum comentário: