Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 1 de março de 2015

O RIO MUSICAL NOS CINEMAS E EM DEBRET

O RIO MUSICAL NOS CINEMAS E EM DEBRET

28 OUT 2014

Depois de reverenciar o síndico Tim Maia, que estará nas telas do cinema a partir desta sexta, o blog oficial dos 450 anos volta a falar de música. Em cartaz até 2 de novembro, no Galpão das Artes Espaço Tom Jobim, a exposição Rio 450 Anos de Músicatraça um panorama da música desde os tempos da fundação da Cidade, em 1565. Naquele momento, as composições religiosas dos jesuítas prevaleceram sobre os sons dos índios no esforço catequizador do colonizador. Instrumentos utilizados tanto pelos europeus quanto pelos nativos estão expostos em vitrines. A música também foi importante ferramenta de resistência dos escravos para manter viva a cultura de seus países de origem e, graças aos cantos e instrumentos afros, o Rio de Janeiro se tornou o grande caldeirão musical que resultou em ritmos tão diversos quanto o samba, o choro, o jongo, o Caxambu, a modinha e o funk.

Para mostrar como foram estes 450 anos de música na Cidade, a cravista Rosana Lanzelotte, curadora da exposição, aposta também na interatividade. Além da mesa onde é possível “compor” músicas posicionando algumas peças, há uma tela que exibe uma linha do tempo com os artistas e os gêneros musicais marcantes de cada período histórico desde 1565. Estão lá, é claro, o hino oficial da cidade, a marchinha “Cidade Maravilhosa”, e seu compositor André Filho. Contemplada pelo Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura, a exposição “Rio 450 Anos de Música” volta ao cartaz no ano que vem e passará por outros bairros das zonas Norte e Oeste da cidade. “Para 2015, vamos customizar as instalações para articular os conteúdos com a música de cada bairro por onde a exposição passar”, antecipa Rosana.

A gravura de Debret que abre o post está reproduzida na exposição e mostra escravos tocando kalimba. Abaixo, vemos outro Debret que retrata o entrudo, manifestação cultural que deu origem ao carnaval, e que faz parte do acervo do Museu da Chácara do Céu.

http://www.rio450anos.com.br/blog_post/o-rio-musical-nos-cinemas-e-em-debret/

Nenhum comentário: