Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 1 de março de 2015

CANAL 100: UMA CÂMERA LÚDICA, EXPLOSIVA E DRAMÁTICA

CANAL 100: UMA CÂMERA LÚDICA, EXPLOSIVA E DRAMÁTICA

27 FEV 2015

O Espaço Tom Jobim recebe até o dia 29 de março a exposição “Canal 100: uma câmera lúdica, dramática e explosiva”, sobre o famoso cinejornal que fez sucesso entre as décadas de 60 e 80. O Canal 100 ficou marcado na vida dos cariocas por registrar cenas até então inusitadas do futebol, além de documentar fatos da história social, política e cultural do país. O programa criado por Carlos Niemeyer é um marco histórico do cinejornal brasileiro, onde o público podia acompanhar as principais notícias da semana antes do início de cada sessão.

Naquela época, O cinema era uma das principais fontes de informação no Brasil. Bolas coloridas de vários tamanhos surgiam no fundo preto anunciando o telejornal, e cenas da vida cotidiana do país eram narradas com os principais acontecimentos da tumultuada política brasileira. Além do seu papel jornalistíco, o canal 100 fazia da sua programação uma revista de atualidades, dando especial destaque para o carro-chefe da programação, as reportagens de futebol que marcaram a imaginação dos cariocas.

Sob o olhar atento de uma das melhores equipes de cinegrafistas, o programa narrava qualquer partida de forma dramática, emocionante e única, com belas jogadas em câmera lenta, passes inacreditáveis, chuteiras e uniformes enlameados, narrações históricas de final de copa do mundo e a inesquecível composição, “Na cadência do samba”, de Luiz Bandeira, associando-a para sempre ao nosso futebol (Que bonito é…). Alternando as cenas das grandes jogadas, das faltas perigosas e das belas defesas dos goleiros, expressões marcantes de tensão, angústia e desespero dos torcedores ilustravam o desenrolar da partida. O canal 100 foi pioneiro em dar destaque aos torcedores filmados na geral do estádio, que ficaram registrados em diversos closes inusitados.

A exposição no Jardim Botânico, além de contar a história do canal desde a sua criação, em 1958, também conta com depoimentos de personalidades importantes que foram marcadas pelas lentes do canal, como o cineasta João Moreira Salles, Walter Carvalho e os jogadores Tostão e Zico. Os visitantes também podem conferir reportagens históricas como o Carnaval do IV Centenário do Rio de Janeiro e o verão carioca de 1965, além de jogos importantes do campeonato local e da Copa do Mundo. A exposição faz parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa e presenteia todos os cariocas com imagens raras da sua história.







http://www.rio450anos.com.br/blog_post/canal-100-uma-camera-ludica-explosiva-e-dramatica/

Nenhum comentário: