Páscoa judaica: como é comemorada
Conheça os costumes, as tradições e os alimentos típicos da Páscoa Judaica para entender melhor o significado do Pessach.Saiba tudo sobre a Páscoa judaica: como é comemorada. Nessa matéria, iremos explicar a origem da data para o povo judeu, qual o seu significado dentro do judaísmo e os costumes que estão relacionados a comemoração.
A Páscoa Judaica, também conhecida como Pessach, é uma data que simboliza a liberdade do povo judeu. Diferente do cristianismo, ela não vai celebrar a ressurreição de Jesus Cristo, mas sim, comemorar o fim de um período de escravidão, no qual os israelenses ficaram a mercê dos egípcios.
Veja também: Receita de ovo de Páscoa Simples
PÁSCOA JUDAICA: COMO É COMEMORADA
A primeira celebração da Páscoa Judaica ocorreu há 3500 anos, quando Deus enviou dez pragas para devastar o povo do Egito. Desta forma os hebreus comemoraram a libertação e o Faraó sofreu com os castigos divinos. O termo Pessach na verdade vem do hebraico e significa ‘passagem’, se referindo ao anjo da morte que puniu os egípcios e colocou ponto final no sofrimento dos judeus.
A Torah, livro sagrado do judaísmo, conta a história da libertação do povo judeu com mais detalhes e mostra a importância do Pessach para os adeptos a esta a esta religião. É importante ressaltar ainda que a páscoa judaica serviu de referência para que os cristãos criassem uma data comemorativa muito parecida, só que com outro significado e outros costumes.
No tópico a seguir, você conhecerá um pouco mais sobre páscoa judaica: como é comemorada.
COMO COMEMORAR A PÁSCOA JUDAICA?
A Páscoa Judaica é comemorada uma vez por ano entre os 15º e 23º dias de Nissan, equivalente a março ou abril no calendário tradicional. A data simboliza o renascimento do povo judeu e adquire um significado puramente religioso.
O Pessach é uma festa que envolve toda a família e sugere alguns costumes que ao longo do tempo foram assumindo contornos mais estáveis. Para comemorar a Páscoa, a casa precisa estar limpa e bem arrumada, além do que os familiares devem jejuar para relembrar as maldições do Egito que salvaram os hebreus.
Leia mais: Pratos típicos da Páscoa
ALIMENTOS DO PESSACH
A noite da celebração é marcada por um cardápio típico, no qual cada alimento simboliza uma experiência que o povo judeu vivenciou no cativeiro dos egípcios. O item mais característico da ocasião é o Matzo, um tipo de pão que não possui fermento e representa a pressa da partida dos hebreus que foram escravizados.
Durante o Pessach, é comum acontecer o consumo de pasta de amêndoa, cordeiro assado, grão de bico, ovos cozidos e erva marôr. Com relação à sobremesa, os judeus costumam se servir de charôsset, um tipo de doce pastoso que tem como ingredientes nozes, amêndoas, tâmaras, canela e vinho.
A celebração da Páscoa Judaica também requer um conjunto específico de talheres e outros utensílios para preparar a mesa do Seder de Pessach. Trata-se de um jantar cerimonial repleto de simbologia para comemorar a Páscoa.
É importante que você conheça a respeito da páscoa judaica: como é comemorada. Dessa forma, é possível perceber que diferentes povos celebram a data, mas nem sempre pelos mesmos motivos. As tradições também mudam de uma cultura para a outra.
http://www.mundodastribos.com/pascoa-judaica-como-e-comemorada.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário