Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Colesterol...Um assunto importante!

Colesterol alto? Antes de buscar o remédio, reveja seus


hábitos

Apostar apenas na ação de medicamentos pode trazer graves efeitos colaterais

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 08/08/2011

ESCRITO POR:Wilson Rondó
Medicina Ortomolecular e Nutrologia


Um estudo recentemente apresentado no último Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia causou surpresa até à classe médica, pois apontou que 40% dos brasileiros estão com o colesterol acima do normal. Um dado preocupante, já que a população americana, considerada como grande vítima desse problema, apresenta percentagem inferior: 36%. Manter o colesterol no limite de normalidade - até 200 miligramas por decilitros de sangue - significa baixar consideravelmente o risco de infarto.

Hábitos de vida e medicamentos 
Para baixar o nível de colesterol e proteger o sistema cardiovascular, é importante praticar exercícios regularmente, reduzir o consumo de alimentos gordurosos e açúcar, não fumar e completar a dieta com suplementos antioxidantes, que combatem o desgaste celular.  
Para prevenir e controlar o colesterol alto, pratique exercícios e evite uma alimentação rica em gordura e açúcar.
Não é indicado apostar apenas na ação de medicamentos, pelos efeitos colaterais que podem causar:
- Agressão hepática
- Risco maior de câncer no fígado
- Diminuição na produção de serotonina (neurotransmissor cerebral que, entre outras funções, diminui os estados ansiosos)
- Diminuição de co-enzima Q-10 (aumenta a oxigenação dos tecidos, melhora as funções cardíacas, participa da transformação dos alimentos em energia celular)
- Diminuição da produção de DHEA (matéria prima de todos os hormônios)

Os medicamentos chamados de "statinas", ou estatinas, de uso frequente, geram mais efeitos colaterais quando usadas por longos períodos ou em altas doses, segundo estudos publicados no Jornal da Academia Americana de Neurologia. Lesionam nervos periféricos, causando fraqueza, tremores e dores em mãos e pés. O próprio FDA, um dos mais prestigiados órgãos de controle de medicamentos americano, pede atenção com o uso dessas medicações, porque algumas delas causam rabdomiosite, uma condição que resulta em degeneração das células musculares e consequente sensação de fraqueza, dores musculares, febre, urina escura, náuseas, vômitos e, em alguns casos, morte - já existem 31 casos confirmados. 


Prevenir e remediar 
Claro que esses casos isolados não devem afetar a decisão de médicos e pacientes no uso dessas medicações. Mas não se pode perder de vista os indesejados efeitos colaterais, procurando compensá-los. Como sempre, agir de forma preventiva ainda é o melhor remédio. 

Dieta para colesterol alto

Alimentação ajuda a controlar excesso da substância no sangue

APAGAR A LUZ
POR ADRIANE ZIMERER - PUBLICADO EM 08/08/2011
Quem está com o colesterol alto deve ter muitos cuidados com a alimentação. Por isso, vamos mostrar as opções de alimentos que devem ser inseridos e retirados do cardápio diário. Fique atento às dicas e tenha refeições mais saudáveis.
Ele tem fama de vilão e pode ser encontrado em muitos alimentos do nosso dia a dia. O colesterol LDL, por mais temido que seja, é indispensável no nosso organismo, participando de diversas funções importantes, mas este nutriente se transforma em perigo quando seus níveis estão acima do indicado ou quando existe um fator de risco genético.
Quem precisa controlar a quantidade de colesterol ou já tem um histórico familiar de doenças cardiovasculares deve prestar atenção nos alimentos de origem animal que anda consumindo. Por isso, veja como você pode fazer suas refeições mais saudáveis:
-Queijos e leite são alimentos que a maioria das pessoas consome no café da manhã. O problema é que todos eles são ricos em colesterol, no entanto, talvez a saída não esteja em parar de ingeri-los, e sim, substituí-los para um menor consumo do nutriente prejudicial. Os queijos também são grandes fornecedores de colesterol LDL, por isso, dê preferência aos tipos com menor teor de gordura, como o cottage e o ricota.
-No almoço, as carnes são obrigatórias nos pratos de muita gente, mas é preciso ficar de olhos bem abertos quanto à quantidade e ao modo de preparo delas. As carnes vermelhas, como a picanha, por exemplo, devem ser preparadas sem a faixa de gordura, já que esta é absorvida pela carne. Se você tem problema com alto colesterol, opte por carnes mais magras, como peixes e frango sem pele.
Colesterol bom
Alguns alimentos também podem ajudar a controlar o colesterol. Os ricos em fibras, como as verduras, e em HDL, o colesterol bom, ajudam a reduzir a taxa do LDL no sangue. Além disso, nunca deixe de praticar exercícios físicos, eles melhoram não só o nível de colesterol, mas também a sua qualidade de vida.

Sete mudanças de hábito que contribuem para baixar o colesterol

Escolher peixe em vez de carne, por exemplo, pode mudar o rumo da doença

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 08/08/2011

Embora a palavra colesterol tenha adquirido um sentido pejorativo, ele é um tipo de gordura indispensável para o funcionamento do nosso metabolismo e está presente em todas as células do corpo. O problema é que existem dois tipos de colesterol: o HDL, chamado comumente de bomcolesterol, e o LDL, o colesterol ruim. Em excesso, este último pode gerar diversas complicações para a saúde cardiovascular, podendo até levar à morte. Para evitar esses problemas, o Minha Vida reuniu sete dicas de hábitos que ajudam a prevenir ou - para aqueles que já receberam o diagnóstico - controlar a doença. Confira:
Azeite de oliva - Foto Getty Images
Optar pelo azeite de oliva
Embora seja calórico, com recomendação diária máxima estipulada em duas colheres de sopa, o azeite de oliva não só ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) como ainda aumenta o bom colesterol (HDL), explica o cardiologista e nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração (Hcor), de São Paulo. Isso ocorre graças aos antioxidantes, como as gorduras monoinsaturadas e a vitamina E presentes no alimento.

Mas, apesar de fornecer esses e outros benefícios, como a capacidade de controlar o diabetes tipo 2, o azeite não deve ser a primeira opção na hora de preparar alimentos fritos. Neste caso, o mais recomendado é usar o óleo de soja, uma vez que ele mostra mais resistência à formação de compostos tóxicos quando aquecido.
Peixe - Foto Getty Images
Trocar a carne por peixePara alguns, a associação entre peixes e ácidos graxos ômega 3 é imediata. Mas será que você sabe por que eles são tão bem-vindos na dieta? Um dos motivos é o fato de eles serem uma gordura boa, do tipo insaturada, que reduz, portanto, os níveis de colesterol e triglicérides do sangue.

Além disso, como completa o cardiologista, eles ainda evitam a formação de coágulos que podem obstruir vasos, podendo causar um infarto. Ácidos graxos ômega 3 estão presentes em peixes, como salmão, truta e atum, e em outros alimentos, como linhaça, nozes, rúcula e milho.
Exercícios - Foto Getty Images
Praticar exercícios
"Praticar exercícios físicos regularmente é uma maneira eficaz de aumentar a queima de gordura corporal, reduzindo o mau colesterol (LDL)", aponta Daniel Magnoni. Treinos frequentes também atuam na perda de peso e no controle do diabetes e da pressão alta, problemas que muitas vezes acompanham quem está com colesterol alto. Resumindo: você melhora a sua saúde e, de quebra, ainda entra em forma.
Fibras - Foto Getty Images
Consumir mais fibras
Fibras não podem ficar de fora do cardápio de quem tem colesterol. Primeiro porque elas diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo o nível de LDL. "O outro motivo é o fato de elas aumentarem a excreção de colesterol na forma de bile", esclarece o especialista.

Assim, prefira alimentos integrais e consuma frutas com a casca, sempre que possível. Outro conselho é preferir a fruta em seu estado natural, pois, quando aquecida, ela perde parte de suas fibras.
Cigarro - Foto Getty Images
Largar o cigarro
Fumantes naturalmente têm mais chances de ter problemas cardiovasculares do que os não adeptos ao tabagismo. No caso de quem tem colesterol alto, entretanto, o cigarro ainda age acelerando o aparecimento da aterosclerose, acúmulo de substâncias gordurosas no interior das artérias. Ou seja, os riscos de entupimento de um vaso ficam ainda maiores, aumentando a probabilidade de má circulação e até de um infarto.
Aveia - Foto Getty Images
Adicionar aveia às refeições
Embora a ingestão de fibras, em geral, seja benéfica para combater e controlar o colesterol, a aveia desempenha um papel de destaque na luta contra essa doença. Isso porque ela promove a sensação de saciedade por mais tempo, melhora a circulação, controla a quantidade de açúcar do sangue e ainda diminui a absorção de gordura pelo corpo, explica o cardiologista.

Tudo isso ocorre graças a uma fibra chamada beta glucana, presente nesse alimento. Melhor ainda é saber que a aveia pode ser adicionada a diversas refeições que incluem frutas, massas e até saladas, realçando seu sabor.
Soja - Foto Getty Images
Escolher alimentos à base de soja
Os alimentos à base de soja podem não ter o mesmo sabor da carne original ou do leite, mas a verdade é que, se bem preparados, eles podem ser tão gostosos quanto quaisquer outros. E mais: eles não só combatem o colesterol ruim como ainda aumentam o colesterol bom, conta Daniel Magnoni.

A soja também ajuda a controlar problemas hormonais em mulheres na menopausa e ainda criam uma barreira no organismo contra infecções. Use a criatividade e prepare refeições ricas nesse alimento.

Nenhum comentário: