Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Le Grand Tour... O espetáculo assim começa!



Le Grand Tour
  
Depois da Fête Foraine surgiu a formação do Cirque du Soleil. O que havia sido pensado por Guy Laliberté no Hawai parecia que iria dar certo e que eles poderiam mesmo seguir em frente com o projeto.
Acredito que o convite para participar da trupe tenha surgido de maneira informal, assim como eram todas as coisas daquele tempo. O dinheiro era pouco, os recursos também. A maior parte dos atos apresentados neste primeiro espetáculo foram filtrados da Fête Foraine.
Não sei dizer como foi feita a criação deste show, a definição da produção e nem todos os atos do show porque nunca vi passar na tv e também não tem na internet pra baixar. Os trechos que já vi são os que vem em A Baroque Odissey e Run Before You Fly. Mas parece que foi seguida uma seqüência desde Le Grand Tour até Le Cirque Réinventé, portanto acredito que o show foi parecido. Houve alguma melhora de produção, o aperfeiçoamento dos atos, cada vez mais música e um desempenho cada vez melhor.
O mais importante dizer sobre Le Grand Tour é que se não tivesse acontecido este show, não teriam acontecido os outros. Este foi o ponto inicial, foi o nascimento.
"Um novo conceito de circo, dedicado ao Sol."

Fotos de Le Grand Tour na respectiva seção.



:-> La Magie Continue


"Aclamado por um público superior a 30 milhões de pessoas em todo o mundo, com numerosos prêmios e distinções, o Cirque du Soleil tem reinventado e revolucionado o circo. Desde 1984, o grupo tem deixado os espectadores boquiabertos com sua impressionante mistura de teatro e circo, embalados em figurinos espetaculares e cenários mágicos, apresentados com música encantadora e iluminação fantástica.
A MÁGICA CONTINUA é uma das jóias da coroa do Cirque du Soleil, documentando sua segunda turnê que ajudou a atingir novos públicos e consolidar o sucesso. Para os fanáticos e também para os fãs, o show apresenta um panorama do maravilhoso início da carreira do grupo, que veio a ser tornar um fenômeno mundial e fonte de inspiração para milhões."




:-> Le Cirque Réinventé


"Senhoras e senhores, queridas crianças, era uma vez...
O brilho do circo tem sido sempre mágico. Mas o Cirque du Soleil redefiniu o sentido da palavra e elevou a outro nível - a arte do circo sem fronteiras, o balé sem a força da gravidade. E sua esplêndida mistura de figurinos, música, cenários e atuações espetaculares tem encantado milhões de pessoas."
Vencedor do Emmy, A Reinvenção do Circo captura a extraordinária turnê do Cirque du Soleil para platéias lotadas no ano de 1987. Você vai ver acrobacias de tirar o fôlego, equilibrismo, acrobacias ciclísticas, números nas cordas, trapézio, contorcionismo e palhaços. "Com nossa paixão e o seu interesse juvenil, nós vamos reinventar o circo".
Bacana esse texto acima de um site de vendas de DVD. Le Cirque Réinventé realmente foi o primeiro 'BOOM' do Cirque du Soleil. Foi quando surgiu a oportunidade de levar o show pra se apresentar em Los Angeles, nos Estados Unidos. Seguindo a mesma seqüência de Le Grand Tour e La Magie Continue, a diferença deste show está no engajamento muito maior que houve para preparar um espetáculo que pudesse fazer sucesso, ganhar o público, conseguir boas críticas e principalmente dinheiro suficiente para pagar as dívidas que Guy Laliberté fez quase que sozinho.
Com este show o Cirque encerrou a sua primeira trilogia. Depois dele, mudanças viscerais aconteceram na maneira de produzir espetáculos. O novo conceito foi inaugurado com Nouvelle Experience.
Fotos e músicas de Le Cirque Réinventé nas respectivas seções.






:-> Nouvelle Expérience

"Olhe para mim e veja a criança que você tinha esquecido.

A excepcional qualidade artística do Cirque du Soleil vem transformando o circo numa coisa excitante, uma experiência totalmente nova. UMA NOVA EXPERIÊNCIA celebra a magia de suas técnicas inovadoras e a genialidade de um grupo de artistas entre os mais visionários do mundo. Este show, que viajou durante 19 meses nos anos de 1990 e 1991 e foi apresentado para mais de um milhão e trezentas mil pessoas, apresenta números de contorcionismo, prancha coreana, trapézio solo, cordas, alças aéreas, acrobacias, magia, palhaços, barra russa, trampolim e equilíbrio com cadeiras."
O parágrafo acima não é meu, é de um site que estava vendendo o CD do show. Nouvelle Expérience teve a função de ser um divisor de águas na história do Cirque. Depois de Le Cirque Réinventé, quando eles conseguiram fazer sucesso em Nova York, muitos dos criadores decidiram se separar do grupo. Este show começou a lançar o novo conceito de circo que veio se desenvolvendo até Varekai. Toda a produção do show foi diferente.
Até Cirque Réinventé o figurino era simples, os atos do show eram semelhantes aos passados, as falhas e improvisos eram mais evidentes. Em Nouvelle Expérience o Cirque du Soleil se tornou um espetáculo grandioso, com um picadeiro maior, figurino mais elaborado, orquestra no fosso do palco tocando e cantando ao vivo e uma interação muito maior dos artistas. Em nenhum momento o artista ficava sozinho no picadeiro. Mesmo que ele fosse o único a estar se apresentando, outros personagens se punham no palco para compor a cena, para entreter mais a platéia, para aumentar a magia.
Ao mudar radicalmente o seu modo de apresentação, a nova experiência do Cirque du Soleil deu muito certo e abriu um leque gigante de possibilidades que eles vem utilizando e redescobrindo até hoje.
Fotos e músicas de Nouvelle Expérience nas respectivas seções.




:-> Mystère

Este é um dos poucos espetáculos do Cirque du Soleil que é uma incógnita para mim. Tendo vindo logo após Saltimbanco, ele já pertence ao novo conceito de circo lançado pelo Cirque du Soleil.
Porém nunca passou na íntegra na tv, pelo menos não nos canais que eu tenho acesso. Creio que também não é costume passar nos canais do exterior porque senão alguém já teria gravado em formato de mídia para transferir pela internet.
Mas, pelo pouco que já vi posso afirmar que Mystère demonstra um Cirque bem maduro, mais maduro do que em Saltimbanco, e com uma trilha sonora das mais consistentes dentre todos os shows. Se quiser ver imagens deste show exceto no próprio DVD, assista A Baroque Odissey e Run Before You Fly, neles existem desde imagens dos ensaios para o show até a própria apresentação.
Outro dia me disseram que vai ser gravado o show Mystère em DVD. Eu não confirmo isso, mas estou esperando ansiosamente pra comprar este DVD. Vi uma entrevista na tv de um brasileiro que faz parte do show e ele dizia que Mystère significa mistério mesmo, pois as pessoas não sabem o que vai acontecer no palco e são surpreendidas a qualquer momento. O que será que eles fazem?
Fotos e músicas de Mystère nas respectivas seções.






:-> Alegría

Alegría é filme e show de picadeiro. Creio que Alegría é um dos mais famosos espetáculos de circo do mundo, mesmo se comparado com os outros shows do Cirque du Soleil. Digo isto porque sempre que estou procurando coisas sobre o cirque na net, encontro alguém que já viu ou ouviu falar de Alegría, ou mesmo já ouviu a música 'Alegría', carro-chefe do espetáculo.
Esta foi a primeira música que ouvi do cirque, baixando na internet, de todas as que tenho hoje. Além de ser linda, muito bem escrita e cantada, ela mostra logo de cara que o Cirque du Soleil não é apenas aquela velha charanga com acordeom, trompete e bumbo.
O show também mostra isso. Não foi feito pra ser engraçado, mas sim pra ser reflexivo. Como em todos os outros espetáculos de circo, Alegría também tem palhaços, mas eles não são convencionais. Eles não fazem apenas rir, pelo contrário, eles provocam sua visão crítica.
Um ponto forte pra destacar a partir de Alegría é a aparição dos músicos como personagens do show. É certo que isto já acontece em Nouvelle Expérience e Saltimbanco, mas em Alegría eles vão até a platéia, ocupam o centro do palco, interagem com a platéia e com os outros artistas. Eu particularmente acho isso excelente, visto que o principal fator que me fez começar a buscar informações sobre o Cirque du Soleil foi a música que eles fazem, então nada melhor do que ouvir e ver quem faz isto.

 Fotos e músicas de Alegría nas respectivas seções.


:-> Quidam

Quidam: palavra originada do latim, significa anônimo.
No encarte de DVD diz: "Cirque du Soleil traz para sua casa seu inigualável e premiado espetáculo, apresentado nos palcos mais grandiosos do mundo, para que você possa desfrutá-lo para sempre! Este ítem de colecionador traz um dos mais populares shows, Quidam, gravado ao vivo em Amsterdam, seguindo uma turnê de sucesso de três anos por todo os EUA. Conhecido em todo o mundo como os mestres de inspiradas performances, o Cirque du Soleil continua a arrepiar com suas extraordinárias acrobacias jamais vistas!"
A rede CBC Canadá, quando foi apresentar este show disse: "Cirque du Soleil tem impressionado audiências em torno do mundo com suas maravilhosas performances combinando acrobacias de tirar o fôlego, iluminação brilhante, um conjunto inovador, figurino espetacular e música apaixonante.
Mais de 18 milhões de pessoas tem se inspirado nos shows da Companhia, que no momento incluem quatro locações permanentes nos EUA e audiências desde a Europa até a região da Ásia-Pacífico que apresentam suas últimas produções em turnê.
E agora, o Cirque du Soleil apresenta seu mais novo especial para tv... Quidam"
No começo do show, a legenda explica: "Quidam, um anônimo que passa, uma figura solitária que desaparece na esquina da rua, uma pessoa que se vai rapidamente. Aquele que chora, canta e dança como todos nós."
No fim do texto no encarte de DVD, diz: "Cirque du Soleil ganhou inúmeros prêmios, incluindo o Emmy Award, o Bambi Award, o Drama Desk Award, o Ace Award, Gemini Awards, Rose D'Or de Montreux e o Felix Award. A trupe tem atuado em mais de 120 cidades do globo e os artistas do Cirque du Soleil têm participado e ganhado medalhas em vários festivais de circo: o Festival International du Cirque du Monte Carlo, Festival Mondial du Cirque de Demain em Paris, Festival International de Cirque de Vérone (Itália) e International Acrobatic Festival of Wuhan, China."
"Quidam é, antes de tudo, um Cirque maduro, vai além do circo, além do teatro; torna visível o inacreditável." - Time Magazine
"Quidam é um misto de mágica espontânea com artística melancolia." - Los Angeles Times
Bem, será que eu ainda posso dizer alguma coisa? Única coisa que quero ressaltar é que o show é todo cantado por uma garota com voz de criança, ou então ela é uma criança mesmo, mas com muita presença de palco e com uma voz i m p r e s s i o n a n t e !!!!
"Pela primeira vez numa produção do Cirque du Soleil, as vozes de um homem e de uma criança são apresentadas, criando uma única cor e textura de som" - encarte DVD.
Assistam...
Fotos e músicas de Quidam nas respectivas seções.





:-> Ó

"Ó é um tributo à magia do teatrodesde o artista de rua mais simples até a mais extravagante das óperas—onde qualquer coisa é possível e onde o drama da vida salta para fora e se faz visível bem na frente dos nossos olhos." - site oficial
Ó = água, no idioma francês.
O Cirque du Soleil conta um conto do teatro através das eras e faz com que as pessoas se libertem em um mundo sem limites. Para fazer isso, colocaram uma enorme piscina como picadeiro do espetáculo. Os artistas são, sem exceção, nadadores vindos das piscinas de todas as partes do mundo.
O espetáculo é apresentado dentro, fora e por sobre a água, misturando atos de dança, nado sincronizado, saltos espetaculares e altíssimos, fogo, palhaços, bailarinas e performistas. A trilha sonora, umas das mais líricas, traz a música mais linda do mundo, 'Désert'.
Completo em si, Ó é um convite para nadar durante mais de duas horas com a cabeça e a alma dentro d'água, naquele mundo onde tudo é azul, leve, profundo e de tirar o fôlego.
Apresenta-se no Teatro Bellagio, em Las Vegas, e como fato curioso tem uma brasileira em seu elenco, a Fernanda Monteiro, ex-nadadora da seleção brasileira de nado sincronizado.

Fotos e músicas de Ó nas respectivas seções.








:-> La Nouba

"La Nouba envolve dois grupos de personagens. No desenvolvimento do show a magia e fantasia do mundo colorido dos circenses se depara com o mundo monocromático dos urbanos. Mas como nas fábulas, esse contraste não é tão grande quanto a interação entre os dois grupos que despertam nossa curiosidade e alimentam nossa imaginação.
Deste encontro nasce o medo e o estase. Deste encontro nasce La Nouba." - site oficial
Once upon a time, begin a tale...
O nome La Nouba vem da frase "faire la nouba", que significa viver com intensidade. La Nouba é um conto sobre a vida em nosso mundo, com seus medos, suas ameaças e seus mistérios, "onde sonho e pesadelo vivem lado a lado".
É um mundo de sonhos dentro de outro grande mundo de sonhos, a Disney. La Nouba surgiu de um projeto da alta presidência da The Walt Disney Company para levar o Cirque du Soleil permanentemente para lá. O CEO da Disney diz em documentário que a partir do momento em que viu uma apresentação do Cirque até o momento em que estava na mesa de negociações com Guy Laliberté, ele ficou obcecado em ter o Cirque du Soleil como parte do complexo de entretenimento de Walt Disney.
Guy Laliberté diz que as negociações duraram um certo tempo, afinal havia lhes custado 10 anos de árduo trabalho para poder chegar até aquele ponto em que houve interesse neles, e uma coisa que o Cirque não poderia abrir mão era o total controle na criação do espetáculo.
O show é um espetáculo muito forte, com muitos desafios à gravidade, vôos, piruetas e homens andando pelas paredes. Tudo isso muito bem acompanhado por uma música intensa, diversificada e muito bem cantada.
Sendo um espetáculo de inspiração urbana, não poderia ser outra coisa além de um som bastante encorpado. Rap, hip hop, blue grass, tecno, drum'n bass e lirismo em volta de tudo isso. Os cantores são uma meso-soprano e um contralto.
Fotos e músicas de La Nouba nas respectivas seções.











:-> O Teatro La Nouba na Disney

Pesquisando na web, encontrei um site sobre Arquitetura falando sobre o Teatro La Nouba na Disney, cujo artigo transcreve abaixo:
"Este teatro inaugurado no fim de 1998, em Disney, é a primeira estrutura permanente já construída especialmente para o Cirque du Soleil. Com 1.671 lugares, e 6.780 m² construídos, é um intrigante exemplo de arquitetura moderna que remete ao passado.
Sua estrutura branca e dinâmica em concreto, aço e lonas super tensionadas, lhe conferem um ar de leveza e luz que contrastam com o interior preto e o conforto das cadeiras de veludo vermelho, evocando o espírito especial do circo.
No interior, as duas torres que abrigam os músicos com 22,5 m de altura foram construídas em pranchas de aço. Cada uma tem 4 níveis e está equipada com elevador interno e plataforma, sustentando os equipamentos de som e de iluminação."


Clique nas imagens para ampliar
O exterior do Circo e detalhes das tensoestruturas
O contraste com o interior
A Planta interior com a disposição das poltronas
Arquitetura:The Rockwell Group
Fabricante:Birdair
Consultores:FTL Happold, New York, NY




:-> Dralion

"Cirque du Soleil, a criativa trupe de renome mundial que reinventou as artes circenses, leva você numa emocionante e inspiradora jornada aos sentidos, em sua última e aclamada produção DRALION. Uma criativa fusão da antiga tradição chinesa do circo com a extraordinária intervenção artística do Cirque du Soleil, o espetáculo foi visto por cerca de três milhões de pessoas em todo o mundo e agora está disponível nesta edição especial de DVD. Além de apresentar acrobacias de tirar o fôlego, humor delicioso, música hipnótica e os figurinos encantadores da produção original, esta versão também inclui um raro making off dos bastidores deste show inesquecível. Uma brilhante obra de arte de eterna magia, DRALION vai conquistar o público de todas as idades!"
Dralion surgiu da vontade de homenagear a cultura chinesa. A palavra Dralion surgiu da junção de Dragon + Lion, o dragão e o leão.
Além disso o show apresenta uma junção dos 4 principais elementos naturais: o Fogo, a Terra, a Água e o Ar. Eu ainda posso identificar outros 3 elementos, o Tempo, representado por um garoto que é o primeiro e último personagem a aparecer no picadeiro com uma ampulheta, determinando o começo e fim do show; e os deuses Sol e Lua, representados muito bem pelos cantores que dão uma aula de canto lírico ao vivo. Dai pra frente o resto é imaginação.
Com toda essa carga de informações o trabalho do Cirque não poderia ser melhor. O show tem um inicio totalmente apoteótico que dura quase 7 minutos, onde são apresentados no picadeiro todos estes elementos e personagens que citei. Dai pra frente o show segue sempre apresentando interação entre os elementos, que as vezes "lutam" entre si para ver quem é o mais forte, como no caso do fogo com a água. Me diga você, o fogo intenso evapora a água ou a água abundante apaga o fogo?!
Esse show é tão complexo que eles mesmos sentiram a necessidade de quebrar isso e fazem muito bem quando no antepenúltimo ato os palhaços satirizam todos os outros personagens míticos, fazendo a platéia gargalhar e relaxar.
Fotos e músicas de Dralion nas respectivas seções.

:-> Varekai

Diretamente da mágica fábrica do Cirque du Soleil vem mais um especial da CBC Television que vai transportar os telespectadores para um mundo extraordinário de beleza e mistério, graça e habilidade.
Varekai significa "em qualquer lugar" na língua dos ciganos da România. Esta produção faz uma homenagem ao espírito nômade e, naturalmente, à arte e tradições do circo. A jornada é caracterizada por um belo conjunto de talentos do circo na segurança da sua exposição e nos ajustes mágicos, uma marca registrada das produções do Cirque du Soleil.

Um bom número dos atos são derivados dos antigos repertórios do circo. As personagens que povoam este mundo incluem: Icarus, que se encontra ferido neste mundo estranho e deve superar seus medos e subir a novas alturas; Olga, uma beleza especial que resgata o olho de Icarus se torna o seu guia; A Guia, refém por séculos do Sol, cujo papel é inspirar; e, finalmente, o Observador do Céu, fincado na borda do ninho do seu laboratório, de coletor das memórias do mundo e intérprete de sinais.
Drama e acrobacias se misturam nessa floresta das maravilhas, com palhaços, artistas do trapézio, skaters do corpo, dançarinos, performistas e grandes atos de jogo de corpo juntamente com jogos ícaros raramente vistos, uma forma antiga de performances de circo que envolve desafios para o corpo. Adicione música impressionante e um visual vívido, e você terá Varekai, um especial dramático e visualmente prendedor que fornece uma rota de escape para um mundo de espanto e beleza - um mundo que poderia ser criado somente pelo Cirque du Soleil.Uma caixa de areia se transforma em um local de construções. Grandes fios de aço elevados através da entrada do picadeiro. Alienígenas ícaros entram se remexendo em uma discoteca cósmica.
Prepare-se para jogos de fidelidade, jogos de romance, jogos de chance - até mesmo jogos extraterrestres - com alguns personagens realmente inesquecíveis quando o legendário Cirque du Soleil, vindo de Montreal, chega à CBC Television, levando os espectadores a um mundo de sonho e diversão onde irão encontrar tudo, da infância até os romances e do cósmico à fuga. Tudo é feito através da magia que tornou o Cirque du Soleil uma sensação internacional.
Em volta da grande seleção de atos nessa série estará a trupe vinda do Circo Russo conhecida como Khayalahov, que realiza suas performances da mais alta vara usada em uma apresentação de circo; a família Navas, se apresentando em uma corda-bamba a 10 metros do chão sem nenhuma rede ou suporte de segurança; um tocha humana que permanece incandescente por mais tempo do que qualquer outro já visto; Joseph Dominick, que se apresenta a apenas 50 pés da morte; e a Família Fan Yang que impressiona todos com seu ato na bolha - eles batem o recorde do Guinness book com uma bolha de 156 pés. O "Juggler" Michael Moschen vai mostrar seu talento nas rotações em torno de si mesmo, e o inventor Michel Lauziere apresenta uma sinfonia divertida das águas e um concerto em drum com a sua cabeça. Isto é apenas o começo deste extraordinário e muito especial show de circo que é apresentado nesta série.
Com a adição de uma iluminação muito bonita e estilo de música e fantasias realçando as performances, as pessoas podem esperar o inesperado nesta nova temporada da 13ª semana do Cirque du Soleil, que ressoa ecos de Alegría, Varekai, Mystére, Ó, e muitos dos seus sucessos internacionais.
Texto da CBC Canadá na prévia da temporada de Varekai na tv. Diz tudo sobre o show!

Fotos e músicas de Varekai nas respectivas seções.
Uma caixa de areia se transforma em um local de construções. Grandes fios de aço elevados através da entrada do picadeiro. Alienígenas ícaros entram se remexendo em uma discoteca cósmica.
Prepare-se para jogos de fidelidade, jogos de romance, jogos de chance - até mesmo jogos extraterrestres - com alguns personagens realmente inesquecíveis quando o legendário Cirque du Soleil, vindo de Montreal, chega à CBC Television, levando os espectadores a um mundo de sonho e diversão onde irão encontrar tudo, da infância até os romances e do cósmico à fuga. Tudo é feito através da magia que tornou o Cirque du Soleil uma sensação internacional.
Em volta da grande seleção de atos nessa série estará a trupe vinda do Circo Russo conhecida como Khayalahov, que realiza suas performances da mais alta vara usada em uma apresentação de circo; a família Navas, se apresentando em uma corda-bamba a 10 metros do chão sem nenhuma rede ou suporte de segurança; um tocha humana que permanece incandescente por mais tempo do que qualquer outro já visto; Joseph Dominick, que se apresenta a apenas 50 pés da morte; e a Família Fan Yang que impressiona todos com seu ato na bolha - eles batem o recorde do Guinness book com uma bolha de 156 pés. O "Juggler" Michael Moschen vai mostrar seu talento nas rotações em torno de si mesmo, e o inventor Michel Lauziere apresenta uma sinfonia divertida das águas e um concerto em drum com a sua cabeça. Isto é apenas o começo deste extraordinário e muito especial show de circo que é apresentado nesta série.
Com a adição de uma iluminação muito bonita e estilo de música e fantasias realçando as performances, as pessoas podem esperar o inesperado nesta nova temporada da 13ª semana do Cirque du Soleil, que ressoa ecos de Alegría, Varekai, Mystére, Ó, e muitos dos seus sucessos internacionais.
Texto da CBC Canadá na prévia da temporada de Varekai na tv. Diz tudo sobre o show!

Fotos e músicas de Varekai nas respectivas seções.








:-> Zumanity

O outro lado do Cirque du Soleil. O outro lado do ser humano.
Um cara que conheço diz que toda pessoa é como a lua, tem um lado obscuro que não quer que ninguém veja.
Mas o que fazer quando há uma trupe de loucos que querem justamente mostrar isso pra todos... um grupo de pessoas despudoradas que querem escancarar os mais obscuros pensamentos e desejos que o homem e a mulher normal pode ter.
Que desejos são estes? Reflita, o que você deseja fazer mas ninguém pode saber?
Garotas que desfilam seminuas na passarela mostrando seu apelo sexual, homens que desfilam nesta mesma passarela usando sapatos de salto alto com suas pernas depiladas, corpos esculturais, olhares penetrantes, o mundo fashion visto pelo lado de dentro. Mulheres nuas que se acariciam dentro de um aquário, dançarinos que se beijam longa e apaixonadamente no picadeiro, uma trapezista que tem um orgasmo nas alturas... e ela não precisa se masturbar para isso.
Cada vez menos convencional, o Cirque du Soleil rompeu a última barreira, rasgou o hímen, tirou a virgindade da sociedade ordinária.
Zumanity é um show erótico, um show onde tudo pode ser descoberto, tudo pode ser mostrado, tudo pode ser falado. É a segunda grande criação de uma nova turma de produtores, coreógrafos e artistas contratados pelo Cirque. Depois de Varekai, onde eles colocam no picadeiro um garoto de apenas 17 anos beijando na boca e como personagem principal da história (Icarus), agora realizam um show sobre o mundo de glamour, sexo, dinheiro, fama e loucura.
Muito atual, não acham?

Fotos e músicas de Zumanity em breve.





:-> A Baroque Odissey

Uma singular e inspirada visão do universo do Cirque du Soleil. Esta retrospectiva realizada em 1994 sobre o décimo aniversário destaca a essência do Cirque Du Soleil - a incrível energia e o espírito que geraram o nascimento deste fenômeno de concepção inigualável, que cativou e deliciou o público pelo mundo afora.
Uma odisséia barroca. Assim foi denominado o filme documentário do aniversário de 10 anos de existência do Cirque du Soleil. Digo logo: é excelente pra quem é de circo!
Assim como nos vídeos de making-off das produções, A Baroque Odissey traz depoimentos de artistas, faze de produção dos shows, ensaios, primeiras apresentações, críticas dos próprios produtores e fundadores e uma pequena mostra do que foram os anos de luta do Cirque du Soleil pra criar credibilidade e consistência.
Esse vídeo mostra que nem tudo são sonhos, fama e dinheiro. Foi preciso muito trabalho, um pouco de loucura e perseverança deles pra que o Cirque desse certo.

Fotos de A Baroque Odissey nas respectivas seções




:-> Journey of Man

A JORNADA DO HOMEM do Cirque du Soleil é uma odisséia de tirar o fôlego, que segue os estágios do desenvolvimento humano desde o nascimento à maturidade, e cada um deles é apresentado com uma encenação do Cirque du Soleil. A marca registrada da celebração de cores, luzes, música e figurinos do Cirque du Soleil combinam-se aos cenários naturais de vários monumentos históricos pelo mundo, criando um triunfo artístico sem comparação.
Da explosiva abertura de luz e som que representa a formação do universo, A JORNADA DO HOMEM do Cirque du Soleil leva-nos ao nascimento da Criança Universal, sua adolescência e maturidade. Uma festa inspirada para os sentidos de incomparável elegância e criatividade, que fazem desta uma aventura para toda a vida.
Este texto acima já fala quase tudo sobre Journey of Man. Mas quem disse que um circo pode fazer filmes com qualidade? Bem.. o Cirque du Soleil pode.
Muito bem produzido, com trilha sonora própria e atos que vão desde o balé dentro d'água até o forte e intenso Banquine, todos é claro executados pela trupe do Cirque. Journey of Man é uma produção tão especial que até ganhou um site exclusivo.
http://www.cirquedusoleiljourney.com/ (indisponível no momento)

Fotos e músicas de Journey of Man nas respectivas seções.





:-> Run Before You Fly

Durante o ESPECIAL DO CIRQUE DU SOLEIL, os telespectadores testemunham como surgiu uma das maiores e mais inovadoras companhias da indústria de entretenimento internacional, com a estréia de Cirque du Soleil - Correr Para Voar. Este programa combina as palavras, as memórias e as mais íntimas perspectivas dos criadores da companhia, com a palavra dos profissionais da indústria, artesãos e homens do show business.
Cirque du Soleil - Correr Para Voar
Pela primeira vez, a incrível história de sucesso do Cirque du Soleil é contada a partir dos muitos lugares onde ela foi escrita – de cada canto do mundo – pelas muitas pessoas que fizeram parte deste show, como testemunhas e artistas principais. (Estréia: 5 de novembro, às 21 horas, com repetição, 6 de novembro, a 0 hora)
Este anúncio do People+Arts eu peguei já atrasado. Estava morando no interior do estado e não tinha a tv por assinatura que tenho em casa, mas baixei o programa na internet.
Run Before You Fly é como se fosse uma segunda parte de A Baroque Odissey. Acredito que foi feito em 2002 juntamente com os meses de ensaio para Varekai. Claro que com uma produção muito melhor, mostrando outra seleção de imagens da Fête Foraine, imagens do espetáculo Ó que ainda é um enigma para mim e com um detalhe muito interessante que é um depoimento maior dos produtores e criadores dos shows. Isso já havia em A Baroque Odissey, porem não com tanta riqueza. Eles estão todos sentados em uma grande mesa redonda e conversam sobre as épocas passadas, fazem reflexões, falam sobre coisas estranhas e inusitadas que aconteceram ao mesmo tempo em que as imagens vão passando.
Além disso, outras pessoas que acompanharam e se envolveram de alguma forma na trajetória inicial do Cirque du Soleil também dão o seu depoimento sobre o sucesso da trupe. Todos falam da grande força de vontade e iniciativa que aqueles "loucos" tinham pra fazer com que uma brincadeira de garotos se transformasse em trabalho sério.
Também é muito legal pra quem quer ver quais são as raízes do Cirque du Soleil.

Fotos de Run Bofore You Fly nas respectivas seções.







:-> Solstrom

O texto abaixo foi tirado do site da tv canadense CBC que sempre divulga os shows e acontecimentos relacionados ao Cirque du Soleil. Particularmente, eu já vi textos melhores, mas este também serve pra enrriquecer o artigo. Solstrom é uma série que reune vários atos de vários shows e épocas do Cirque du Soleil, trazendo também algumas coisas novas e outras que não poderiam se encaixar no tempo e rítmo dos shows, mas que também valem a pena ser vistas.
Solstrom não é um conto, é um grupo de apresentações circense individuais com a marca do Cirque du Soleil. É muito bom para ter em casa na coleção, para assistir por partes, sem se preocupar com a conexão de começo, meio e fim. Apesar de ter um enredo por trás dos atos, creio que o objetivo deles foi mesmo mostrar todo o leque de acrobacias e performances que são capazes de fazer. Vale a pena assistir.
Aclamado em mais de 90 cidades no mundo, a mágica fusão de acrobacias, atos circenses e estágios impressionantes fizeram do Cirque du Soleil um objeto de exportação do Canadá. Agora, o Cirque du Soleil trás para a CBC Television uma nova série, dividida em 13 episódios, Cirque du Soleil's Solstrom.
A força que energiza o Cirque du Soleil's Solstrom é o vento solar. É uma energia mágica que transforma a vida do dia-a-dia em um mundo divertido onde fantasias e acrobacias predominam. Os espectadores verão crianças em uma caixa de areia, o arquiteto em seu campo de construções, o tocha-humana no topo de uma torre italiana, um alien dançando em uma discoteca cósmica -- todos tocados pela força do vento solar.
Cada episódio do Solstrom transporta a audiência para um mundo diferente -- desde o episódio 'Vento Fantasma' onde um ser da noite é congelado quando manequins ganham vida, ao episódio 'Era Uma Vez no Vento' onde uma leitora transforma todos que ela toca em heróis de aventuras. E em cada episódio, os espectadores entram em um mundo repleto de comediantes, teatro burlesco, atos de vários shows ao vivo do Cirque du Soleil e performances especiais.
Solstrom também inclui a apresentação de novos artistas descobertos em circos internacionais e escolas de artes. Haverão atos realizados por crianças, assim como cabarés e varios outros. Ainda, descubra cenas ocultas e aparições relâmpago de Collin Mochrie, Milla Jovovich, Deepak Choprah, Sebastien LeBlanc, Christopher Lambert e outros mais.
Esta nova série é produzida por Productions Conte 11, uma subsidiária do Cirque du Soleil Images, em associação com a Radio-Canada, CBC e Bravo USA. Os produtores executivos são Marie Côté, Vincent Gagné e Martin Bolduc. A produção criativa é de Marie Côté.




:-> O Autor
São 00:31 do dia 15/09 e acabo de chegar de Saltimbanco.
No ar que respiro existe algo de diferente. Resquícios de fantasia, energia, encanto, magia. Uma mistura embreagante, que não me deixa sequer pensar em dormir.
Sou péssimo com metáforas, portanto só me arrisquei em um único parágrafo. No mais, só tenho a dizer que assistir o Cirque du Soleil ao vivo foi algo inesquecível, inexplicável e incomparável. O que vi não pôde ser registrado em fotos, e nem precisava. O que vi está registrado na memória, um registro que de agora em diante será permanente.
Creio que fui tudo aquilo que queria ser em um show do Cirque du Soleil. Acompanhei os atos do começo ao fim, cantei junto com a música, reverenciei os artistas ao mesmo tempo em que eles reverenciavam a platéia, calei com Rideau assim como gritei com Amazonia. Gritos histéricos, eu sei, mas tudo bem, faz parte do show. Só não cheguei ao extremo de puxar os cabelos, como o grupo de garotos sentados à minha frente, nem ao extremo de ficar imóvel, como o casal de idosos ao meu lado.
Cada um a sua maneira. A minha maneira foi essa: sorrir, gritar, esbravejar, bater palmas e pés, cantar, quase pular da cadeira e me emocionar.

Sou nobre e maroto, mortal e feitiçeiro. fogo e água. força e elegância.

Saltimbanco!


Deixe seu recado no Mural de Mensagens, mesmo que seja uma crítica. Assim vou saber um pouco sobre o que você pensa e manter a página sempre atualizada.
Era uma vez...
Desde 1987, quando eu tinha apenas 11 anos, comecei a gostar de ópera e música clássica. Aos 13 anos, comecei a assistir um programa de clássicos na tv, sempre as segundas-feiras à noite. Aos domingos, um outro programa da mesma emissora exibia apresentações de um circo famoso (já naquela época), o Circo do Sol. Eram trechos curtos, adaptados à grade de programação da emissora, mas que eram o bastante para me deixar fascinado. Eram apenas os 3 primeiros anos do Cirque, com trechos do show Le Cirque Réinventé, o seu terceiro show depois da criação oficial, que apresentava uma pirâmide humana sobre uma bicicleta comum, algumas acrobacias no solo com trampolins e um maestro atrapalhado tentando conduzir uma orquestra fictícia enquanto comia um sanduíche e tentava segurar suas calças.
O interessante é que desde aquela época o Cirque, ainda pequeno e lutando para se firmar no showbizz internacional já conseguia mostrar trabalhos de qualidade e com trilha sonora própria, e foi isso que me pegou. Como eu já tinha muita referência musical consegui logo perceber que o som do Cirque du Soleil era realmente interessante, de qualidade e produzido diretamente para aquilo.
Bom... o tempo passou, eu cresci, parei de assistir o circo na tv, o programa de clássicos também deixou de ser apresentado e eu perdi o contato com eles. Já no fim de 1999 isso mudou novamente. Na internet, acostumado a baixar mp3, descobri Enya, que me deu a primeira noção de New Age. Um certo dia eu lembrei desse circo que tinha músicas legais e que, sempre que via as suas apresentações na tv, eu ficava atento à música. Procurei na net, encontrei algumas músicas e peguei uma, a que tinha mais fontes de download disponíveis na época e até hoje é a mais famosa, Alegría (do álbum Alegría). Daí pra frente fui baixando mais e mais músicas, sendo alimentado cada vez que ouvia uma música e gostava.
Daquele tempo pra cá eu já adquiri toda a coleção de músicas disponíveis do Cirque du Soleil, visitei todas as páginas dos websites oficiais do Grupo, me filiei ao clube de fãs oficial em www.cirqueclub.com, além de ter baixado o conteúdo disponível na web. Além disso, tenho 3 fitas vhs gravadas com shows e entrevistas dos seus artistas, 7 cds oficiais de trilhas sonoras de shows e 1 coletânia, 7 dvds oficiais de shows e uma sensação muito forte de que ainda não tenho nada. Só vou começar a ter alguma coisa deles quando for ao Canadá e assistir ao vivo as coisas que eles fazem.
Estou dando a minha contribuição para que as pessoas conheçam mais e mais informações sobre o maior e mais espetacular grupo artístico do mundo. As pessoas inteligentes, que gostam de artes e tem sensibilidade, gostam do Cirque du Soleil.
Veja você também, navegue pelo site, leia, veja as imagens, adquira as músicas e siga minhas indicações, você não vai se arrepender.

 Appréciez!








"Eu sou criatura de nem fantasia ou realidade,
nem encantamento ou sonho.
Eu sou nem homem ou mulher,
deus ou demônio, canção ou história.
Eu sou nem um. Eu sou legião.

Eu sou Saltimbanco"


Saltimbanco - Cirque du Soleil
© MarcosRVC 1999 - 2006



Espetacular!!! Obrigada, meu querido amigo "Marcos" um beijo enorme neste seu coração lindo!!!


Nenhum comentário: