Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

TURISMO - EMIRADOS ÁRABES

Emirados na primavera

Localizado na linha do Trópico de Câncer, o clima nos Emirados Árabes é agradável até o mês de maio.


De novembro a maio é a melhor época para visitar os Emirados Árabes. Você vai ver de perto o que em 1970 não passava de um ponto distante e arenoso e hoje é uma festa de shopping centers e hotéis sem derreter sob o sol do deserto. No entanto, não ignore o seu passado, pois algumas partes da cidade escondem pérolas culturalmente muito ricas.

É surpreendente como existem poucos sinais de que Dubai tenha sido algo além do parque de diversões que é hoje – e mais surpreendente ainda é verificar isso quando se leva em conta como os cidadãos dos Emirados Árabes valorizam a tradição.
Muitas vezes esquecidas em meio ao glamour da Dubai cinco estrelas, partes da cidade escondem pérolas culturalmente ricas. Na maioria das cidades, passear inclui desvendar castelos antigos, investigar fortes históricos ou perambular por galerias e museus. As coisas são um pouco diferentes em Dubai. Apesar de haver um grupo de prédios históricos concentrados na área próxima ao Creek (riacho), a maior parte dos visitantes do Emirado se concentra numa série de hotéis cinco estrelas e seus restaurantes.
Com fome? Então você veio ao lugar certo. Estão pipocando cada vez mais lugares para comer em Dubai. Em todos os cantos da cidade, há uma grande variedade de sabores para agradar às mais diversas nacionalidades que se estabeleceram neste Emirado em crescimento. É possível encontrar comida de quase todos os países aqui, desde a Etiópia até o Sri Lanka. Eis um dos muitos privilégios de visitar ou morar em Dubai. As pessoas, porém, não vêm aqui para sentar no chão de um autêntico restaurante do Iêmen, mas sim para desfrutar a boa vida, e isso significa saborear comidas gourmet em cenários cinco estrelas.
Você nunca vai passar sede em Dubai. Apesar de o consumo de bebidas alcoólicas ser desestimulado – é altamente taxado e restrito aos hotéis e principais clubes –, a cidade é cheia de pubs, bares e lounges. Ao confinar esse tipo de estabelecimento às instalações dos hotéis, Dubai pode ter perdido o charme dos botecos mais simples à beira da praia, mas, em compensação, você encontra suntuosos locais ao ar livre, bares descolados e, pasme, cópias idênticas das piores redes do Ocidente.
Os hotéis em Dubai vão muito além de simplesmente lugares para descansar. Como, na maioria das vezes, só os hotéis podem ter restaurantes e bares onde a bebida alcoólica é permitida, eles acabam sendo a espinha dorsal da vida social tanto entre os moradores locais como entre os turistas.
Ah, as compras... Turistas vêm até a cidade arenosa para ver se os boatos são verdadeiros – é verdade que há mesmo mais de cem shoppings? Bem, sim e não. O calor escaldante de metade do ano significa que o ambiente não é apropriado para compras a céu aberto. Para atrair a clientela, as melhores lojas se juntam na comodidade do ar-condicionado dos shoppings. Mas não espere que todos estes centros sejam focos de grandes rótulos e marcas famosas. Há cerca de doze que valem a pena visitar – os outros atendem às necessidades diárias e oferecem apenas lojas básicas.
Excursões ao deserto - Nada pode realmente justificar o absurdo de 4x4 nas estradas de Dubai, mas se você leva em conta o enorme parque de diversões que o deserto oferece a estrangeiros, moradores e turistas, a coisa começa a fazer sentido. Não é preciso dizer que o conhecimento é a chave para dirigir no deserto. É altamente recomendável que você viaje com um guia experiente para não se perder e evitar os perigos. Operadores de turismo - Arabian Adventures - (303 4888/www.arabian-adventures.com). Cruzeiro de dhow (set-maio, Dhs305; junago, Dhs280), safári com volta de camelo e sandboard (Dhs230) e passeios com caféda- manhã (Dhs 230, Dhs165 meia); Arabian Desert Tours - (268 2880) Safári no deserto (Dhs180; Dhs150 meia), quadriciclo (Dh300; Dhs200 meia) e passeio na cidade (Dhs120; Dhs70 meia); Desert Rangers - (340 2408/www.desertrangers.com). Safári com buggies nas dunas (Dhs525), safári nas piscinas de Hatta (Dhs325; Dhs230 meia) e safári com esqui nas dunas (Dhs195; Dhs135 meia).
Abu Dhabi - Quando comparada com a corrida frenética de Dubai, Abu Dhabi ainda está dando a largada no turismo. A pouco mais de uma hora de viagem, ela parece estar realmente decidida a recuperar o tempo perdido na construção de infra-estrutura fundamental para atrair visitantes do mundo todo. Apesar das rápidas mudanças nas últimas décadas, ainda é um lugar tranqüilo, reservado e soberbo, às margens das águas claras do Golfo Pérsico. Os moradores da cidade dirão que esse é o coração cultural dos Emirados Árabes Unidos – e eles têm razão. A cidade firmou recentemente vários importantes contratos culturais. Em 2013 deve ser inaugurada na cidade uma nova filial do Louvre, o museu de arte de Paris famoso no mundo todo – a primeira filial fora da França; outro gigante mundial da arte, o Guggenheim, deve chegar em Abu Dhabi nos próximos anos.

Nenhum comentário: