Nuvem Morning Glory
A nuvem de Morning Glory é um raro fenômeno meteorológico ocasionalmente observados em diferentes locais ao redor do mundo. A parte sul do norte da Austrália 's Golfo de Carpentaria é o único local conhecido onde ele pode ser previsto e observado de uma forma mais ou menos regular.A liquidação das Burketown atrai pilotos de planador c
Descrição
Nuvens Morning Glory pode ser muitas vezes observada em Burketown em setembro a meados de novembro, quando a chance de vê-lo no início da manhã é de aproximadamente 40%. [ 1 ]
Uma nuvem de Morning Glory é uma nuvem rolo que pode ser de até 1.000 quilômetros (620 milhas) de comprimento, 1 a 2 quilómetros (0,62-1,2 mi) de altura, muitas vezes, apenas 100 a 200 metros (330-660 pés) acima do solo e podem se movem em velocidades até 60 km (37 milhas) por hora. Às vezes, há apenas uma nuvem, às vezes há até oito nuvens rolo consecutivos.
O Morning Glory é muitas vezes acompanhada de rajadas de vento repentinos, intensos de baixo nível de cisalhamento do vento , um aumento rápido no deslocamento vertical de massas de ar, e um salto de pressão acentuada na superfície. Na parte da frente da nuvem, há movimento vertical forte que transporta o ar para cima através da nuvem e cria a aparência laminagem, enquanto o ar no meio e traseira da nuvem se torna turbulenta e pias.
A nuvem pode também ser descrito como uma onda solitária ou um solitão , que é uma onda que tem uma crista única e move-se, sem alterar a velocidade ou forma.om a intenção de montar este fenômeno. ( ver Climate Burketown, Queensland # )
História da exploração
Formações de nuvens incomuns ter sido notado aqui desde os tempos antigos. Os locais Garrawaaborígenes chamou kangólgi . [ 1 ] Real Força Aérea Australiana pilotos relatada pela primeira vez este fenômeno em 1942.
A nuvem Morning Glory do Golfo de Carpentaria tem sido estudada por várias equipes de cientistas desde os anos 1970. Os primeiros estudos foram publicados por Reg H.Clarke ( Universidade de Melbourne ). [ 1 ] Vários estudos têm seguido desde então, propondo diversos modelos matemáticos que explicam os movimentos complexos de massas de ar na região.
Causas
Apesar de ter sido estudado extensivamente, a nuvem Morning Glory não é claramente compreendido.
Independentemente da complexidade por trás da natureza deste fenómeno atmosférica, algumas conclusões foram feitos sobre as suas causas. Através de pesquisa, uma das principais causas de ocorrências mais Morning Glory é a de mesoescala circulações associadas com a brisa do mar que se desenvolvem sobre a península eo golfo. Em grande escala, Corriolas estão geralmente associados a sistemas frontais atravessam Austrália central e de alta pressão no norte da Austrália. Moradores notaram que a Morning Glory é provável de ocorrer quando a umidade na região é alta, o que proporciona umidade para a nuvem para formar, e quando a brisa do mar fortes têm soprado no dia anterior.
Cenário para a formação
A seguir, um resumo das condições que causam a nuvem Morning Glory para formar no Golfo de Carpentaria (depois de hipótese de RHClarke, conforme descrito em 1981). [ 1 ] Em primeiro lugar, o Cabo York que é a península que fica a leste de o abismo é grande o suficiente para que a brisa do mar desenvolver em ambos os lados. A brisa sopra do mar de Coral da costa do leste ea brisa dos golpes do golfo do oeste. Os dois brisas se encontram no meio da Península, forçando o ar a subir lá e formam uma linha de nuvens sobre a espinha da Península. Quando a noite chega, o ar se resfria e desce e, ao mesmo tempo forma-se uma inversão de superfície sobre o golfo (onde os aumentos de temperatura do ar com a altura). As densidades nesta camada estável são diferentes acima e abaixo da inversão. O ar descendente a partir da península a leste passa por debaixo da camada de inversão e isso gera uma série de ondas ou cilindros rolantes que viajam através do abismo. Estes cilindros de ar rolo ao longo do lado de baixo da camada de inversão, de modo que o ar sobe na parte da frente da onda e afunda na parte traseira. No início da manhã, o ar está saturado suficiente para que o ar ascendente na parte da frente produz uma nuvem, que forma o bordo de ataque do cilindro, e evapora-se na parte de trás, portanto, formando a nuvem corriola. A nuvem dura até que a inversão de superfície desaparece com o aquecimento do dia.
Este é um cenário que explica a formação da nuvem Morning Glory sobre o Golfo de Carpentaria, mas outras explicações também foram propostos.
Há outras maneiras em que Morning Glory nuvens se formam, especialmente em casos mais raros em outras partes do mundo, mas estes são muito menos compreendida.
Lore clima local na área sugere que, quando as geladeiras frost mais cantos e as mesas de café 'curl para cima no Pub Burketown, não há umidade suficiente no ar para que as nuvens se formam. Alegadamente, todos os ventos deixam ao nível do solo como a nuvem passa. [ 2 ]
Um ponto de vista de ver a glória da Austrália Manhã é de Burketown no remoto Far North Queensland por volta de setembro e outubro.[ carece de fontes? ] Cidades nesta parte do mundo são pequenos e distantes, e Burketown tem um influxo de asa e asa-delta pilotos nesta época do ano.
Outras ocorrências relatadas
Embora as nuvens Morning Glory sobre a parte sul do Golfo de Carpentaria são os mais frequentes e previsíveis, fenômenos semelhantes foram ocasionalmente observados em outros lugares, por exemplo , sobre o centro dos Estados Unidos , o Canal Inglês , Berlim, Alemanha , Leste da Rússia , e de outras regiões marítimas da Austrália.
Nuvens Morning Glory foram ocasionalmente relatadas no Mar de Cortez fora do mexicano costa. O fenômeno também foi observado a partir de Sable Island , 180 km a sudeste de Nova Scotia . Uma Morning Glory também passou por Yarmouth, Nova Scotia , em abril de 2009. [ 3 ]Em contraste com o Golfo de Carpentaria onde o Morning Glory é visível na parte da manhã, aqueles em Nova Scotia, ocorreram durante a noite. Exemplos raros foram observadas através de observação por satélite sobre o Golfo Joseph Bonaparte , no Leste Kimberley região da Austrália, bem como sobre o Mar da Arábia . Uma nuvem Morning Glory foi observada em 2007 em relação a Campos dos Goytacazes baía no estado do Rio de Janeiro, Brasil [ 4 ] . Em agosto de 2011, aconteceu de novo sobre Peregrino campo no sul da Bacia de Campos no Brasil [ 5 ] . O fenômeno também foi registrado na costa do Batroun (Líbano - Médio Oriente), em setembro de 2004. [ 6 ]
Nenhum comentário:
Postar um comentário