Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

CIRQUE DU SOLEIL.... Como tudo começou.


:-> O começo
"Ha muitos e muitos anos, em terras castigadas pelo sol vivia um homem diferente de todos os outros, mas também filho da Mãe Natureza. Era um gigante. Com suas longas pernas, ele vagava por cidades e campos, era um mensageiro da alegria.
Onde quer que houvesse reuniões populares, ele divertia a todos tocando, dançando e cantando.
O povo de Quebec o chamava de "Alexis le Trotteur". Alexis vive até hoje como a inspiração e energia motriz por trás do Cirque du Soleil.
(...)
Nos anos 70, o "flower power" dominou a América do Norte. Foi a era dos bruxos, dos protestos, do amor livre e do cabelo. Muito cabelo. Em meio a ebulição de valores e de idéias, os jovens fundadores do Cirque du Soleil aprenderam a reconstruir seu mundo fragmentado."
Trechos de "A Baroque Odissey", filme-documentário comemorativo dos primeiros 10 anos de existência do Cirque du Soleil.
Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix, fundadores do Cirque du Soleil, não poderiam imaginar qual seria o seu destino. Gilles Ste-Croix buscava seu futuro profissional nos Estados Unidos, cursando a faculdade de arquitetura. Ele desejava se formar, mas não pôde superar a "a síndrome do papel em branco". Decidiu então largar tudo e voltar a fazer o que fazia quando adolescente, ser artista de teatro. Dai conheceu o grupo Bread & Puppet Theater (teatro de bonecos), aprendeu a andar em pernas-de-pau e participou de algumas apresentações do grupo. E pensou: "Por que não posso fazer isso em Quebec ?" Então resolveu voltar a Quebec, juntar amigos que tinham afinidade e talento pro teatro e formar uma trupe.

Guy Laliberté

Gilles Ste-Croix
Em 1980 foi fundada uma trupe de pernas-de-pau, os Échaissers de Baie Saint-Paul. Com a adesão de Guy Laliberté, eles estrelaram seu primeiro espetáculo: "A Lenda de Alexis le Trotteur". Viajaram com esse espetáculo e chegaram até o Havaí. Lá Guy Laliberté começou a trabalhar nos projetos que desenvolveria no verão em Quebec, Échaissers de Baie Saint-Paul, Fête Foraine e finalmente o Cirque du Soleil.
Em 1982, com o festival Fête Foraine na pacata cidade de Baie St-Paul, no Canadá, a idéia da criação do circo se tornou realidade. Artistas de várias partes da América se juntaram para representar as manifestações populares da época e transformar a pequena cidade em um imenso picadeiro, com palhaços, mágicos, malabaristas, acrobatas e músicos montando centenas de performances e saindo pelas ruas, conquistando velhos e jovens na "alegre loucura de verão".
Ao final do festival, quando soou a última nota os céus rugiram, a dupla de aventureiros circenses se viu frente a frente com o seu destino e soube que era tarde demais para parar. Nascia um novo conceito de circo, dedicado ao Sol.
No documentário 'A Baroque Odissey' Guy Laliberté diz que enquanto estava no Havaí pensando em seus projetos passou horas sentado na praia. Segundo ele, o sol exerceu um poder muito forte e influenciador na sua mente. Procurando no dicionário de símbolos pelo significado do sol, ele encontrou definições que falavam do poder da juventude, a energia. Ele se identificou com essa energia e foi daí que surgiu o nome Cirque du Soleil (Circo do Sol).
Dai pra frente a companhia se desenvolveu, juntaram cada vez mais artistas e o Cirque foi tomando forma. Com a realização da primeira turnê da trupe já assinando como Cirque du Soleil, intitulada de 'Le Grand Tour', eles puderam realizar as primeiras tarefas básicas para a formação de um grupo realmente sério. Estabeleceu-se também a meta de apresentar seu show em todos os lugares possíveis. Diferentemente da Fête Foraine, que foi um festival aberto com artistas independentes que quiseram participar, o Cirque du Soleil trilhava o caminho da profissionalização. Como diz Gilles Ste-Croix, eles estavam tentando ter um trabalho fazendo aquilo que mais gostavam e sabiam fazer.
Após a passagem de La Magie Continue e Le Cirque Réinventé, quando surgiu o convite para se apresentar em Los Angeles a trupe se desfez. Artistas-fundadores do Cirque decidiram se separar. Apesar de haver dinheiro suficiente para pagar todas as dívidas feitas anteriormente e ainda para novos investimentos, muitos não estavam satisfeitos. A partir disso, o Cirque mudou.

Tenda do Cirque du Soleil em Los Angeles, na primeira turnê fora de casa.

Novas performances foram criadas, novos artistas, novas idéias, novo conceito. O Cirque du Soleil saiu da tradicional maneira de entreter e passou a aliar teatro às apresentações. O show ficou mais rico, os artistas já não atuavam apenas no seu ato, tinham que estar concentrados ao show durante toda a apresentação, hora como coadjuvantes, hora como personagens principais da ação. A meu ver, isso é um dos principais motivos que diferenciam o Cirque du Soleil dos outros, porque a platéia fica muito mais concentrada na apresentação, o picadeiro fica mais cheio, não existem lacunas evidentes e os erros são minimizados.
Hoje em dia, as apresentações do Cirque du Soleil são cada vez mais imprevisíveis e impressionantes. Assistindo Dralion e Varekai, dois ótimos shows que foram feitos com um curto espaço de tempo, percebe-se que o capricho na produção dos espetáculos é enorme, não deixando lacunas para repetições. Dralion foi feito com base na cultura chinesa, aliando também os quatro elementos naturais, enquanto que Varekai foi feito com base na cultura romana, encenando um conto de fantasia em uma terra perdida, onde todos são ciganos e festejam sua sobrevivência. Desejo e espero que um dia eles façam um show baseado na cultura Brasileira, pois o que não falta é fonte de inspiração! 
~@~
De 1984 para cá já são 20 anos de Cirque du Soleil. Nesse tempo, a companhia passou a ser menos pessoal e mais profissional, porém sem perder o ambiente de família cigana que cerca toda a comunidade circense. Além dos shows fixos no Canadá, Estados Unidos e França, existem outras sete apresentações itinerantes, e ainda pequenos grupos e artistas independentes patrocinados pelo Cirque du Soleil. A magia do circo deve estar em todo lugar.

:-> Música
A maioria das pessoas não sabe que o Cirque du Soleil, diferentemente de outros circos, tem produção musical própria. Eles mesmos compõem, produzem e gravam as músicas que são tocadas nos seus shows, com um detalhe ainda mais interessante: a música dos shows é tocada e cantada ao vivo no palco durante as apresentações. Os músicos e cantores se tornam personagens dos shows, invadem o palco, realizam performances, interagem com o público, assim como os acrobatas, malabaristas e outros artistas. Eles tem compositores próprios, que já conhecem o ritmo dos shows e como a música deve ser feita.
Benoit Jutras é um dos principais compositores do Cirque du Soleil. Ele esta no Cirque du Soleil desde o começo e participa ativamente das produções. Ele compôs a música de espetáculos como La Nouba e Ó. Outro compositor contratado do Cirque du Soleil é René Dupéré, responsável pela música de La Magie ContinueSaltimbanco e Mystère. Violaine Corradiparticipou para fazer Dralion e Varekai.
Além desses compositores, existem alguns letristas que também dão a sua colaboração para a produção musical do Cirque du Soleil. Gente como Franco Dragone (produtor e diretor artístico), Claude Amesse e Manuel Tadros, que compuseram letras para AlegríaHélène Dorion, que juntamente com Violaine Corradi, compôs as letras das músicas de Dralion, que é um dos mais completos espetáculos do Cirque du Soleil. Também posso falar de alguns cantores do Cirque du Soleil, vozes impressionantes e líricas! Élise Gouin e Nathalie Gauvin (Mystère), Francine Poitras (Saltimbanco), Francesca Gagnon (Alegría), Agnès Sohier e Erik Karol (Dralion), entre muitos outros cantores, compositores, arranjadores e engenheiros de som que trabalham para maravilhar o público com o melhor som do mundo.
Eles trabalham muito para acentuar a diversidade de rítmos musicais. Por exemplo no espetáculo La Nouba, que reside na Disney, o CD oficial vem trazendo as seguintes músicas: 'Once Upon A Time', drum n'bass; 'A Tale', groove; 'Porte', new age; 'La Nouba', ritmo característico do circo; 'Distorted', tecno; 'Liama', voz e piano; 'Queens', world music; 'A La Lune', world music; 'Urban', tecno; 'Propel', world music; 'Jardin Chinois', drum n'bass.
Como você pode ver a qualidade musical deste circo é incomum. Ainda posso completar dando exemplos como 'Egypte', do espetáculo Mystère, que é música estilo árabe, ou 'Suite Chinoise', de Nouvelle Expérience, música oriental e 'Il Sogno di Volare', uma valsa em italiano, que versa sobre o sonho humano de voar, de Saltimbanco.
Em toda a biografia musical do Cirque du Soleil há traços de lirismo, new age e regionalismos extraídos dos lugares-fonte dos seus espetáculos. A melhor maneira de explicar meu interesse pela música do Cirque du Soleil é indicar quais destas músicas me chamam mais atenção.
Minhas dicas são 'Love Leaves Someone Behind', do álbum da opereta e espetáculo Alegría; ou então 'Cirque du Soleil - Ó - Désert', que é a minha música preferida.
Além destas duas dicas existe uma centena de músicas excelentes que já foram produzidas por eles. Ouça, pesquise, existem lojas de cds e dvds importados onde será fácil de encontrar Cirque du Soleil nas seções de New Age ou World Music. Eu recomendo todos os cds de todos os espetáculos!
:-> SoundTrack
Visitando este site http://www.cirquedusoleil.com/CirqueDuSoleil/en/music/default.htm você terá acesso a lista completa de CDs e DVDs já produzidos pelo Cirque du Soleil tendo ainda a oportunidade de ouvir trechos de músicas e também ver clips dos shows. Caso desejar, também poderá comprar diversos artigos do Cirque du Soleil através da boutique virtual do site oficial ou outros sites de vendas.


:-> Notícias
jan/2006: Cirque du Soleil leva show 'Delirium' para a arena.
Por Jill Kipnis


LOS ANGELES (Billboard) - O Cirque du Soleil está levando sua vocação para fora da grande tenda com o espetáculo "Delirium".
O novo show será a primeira turnê da trupe franco-canadense apresentado em arenas, e seu primeiro espetáculo a mostrar músicos e cantores no palco principal, uma novidade com relação a sua costumeira atenção nos acrobatas.
"Esse show será bem espetacular, com grandes efeitos para as arenas, mas ao mesmo tempo será muito tocante", disse Michel Lemieux, que, junto com seu parceiro Victor Pilon, criou e dirige "Delirium".
"O esqueleto do show é a música com uma batida urbana, tribal. Após 20 anos, o Cirque du Soleil não se acomoda com seu próprio sucesso."
Lemieux disse que o fundador e presidente do Cirque du Soleil, Guy Laliberte, e a Clear Channel Entertainment pediram que ele e Pilon criassem "Delirium", depois que a dupla produziu um show para o 20 o aniversário do grupo no Festival de Jazz de Montreal, no ano passado.
Eles receberam o pedido de pegar aquele show -- uma homenagem à música do Cirque du Soleil, que mistura elementos de multimídia e músicos -- e ampliá-lo para uma turnê.
"Delirium" vai girar em torno de 21 composições musicais que já foram mostradas em shows anteriores do Cirque du Soleil.
"A história do show é sobre um personagem que escapa do seu mundo porque ele o acha formal demais", disse Lemieux. "Ele parte nessa viagem de sonhos, na qual ele encontra vários personagens diferentes que lhe aconselham a encontrar o que toca o seu coração. Quando ele volta para seu planeta, ele muda as pessoas ali com as novas coisas que aprendeu".
Os ingressos para os shows custarão 100 dólares.
A primeira parte da turnê vai começar em 26 de janeiro no Bell Center de Montreal, e será apresentada em meados de fevereiro em Toronto. Outras datas serão anunciadas em breve.


Daniela grava com o Cirque du Soleil

Convidada a participar do DVD comemorativo aos 25 anos do Cirque du Soleil, a cantora Daniela Mercury interrompe sua turnê européia para atender ao chamado. Dia 11 de julho ela sai da Finlândia, rumo ao Canadá, onde desembarca em Montreal, para gravar duas músicas, um hip-hop e a outra a ser definida pela produção. Daniela só retorna ao Brasil no final de julho. "
jul/2004: Este site no ar. Com o objetivo de divulgar o Cirque du Soleil em língua portuguesa estou criando e disponibilizando na internet este website. O conteúdo escrito é de minha autoria, exceto os trechos que estão entre aspas. As imagens e fotos são do Cirque du Soleil, que peguei pela internet, em programas de compartilhamento de arquivos e de vídeos dos shows, os quais também baixei na rede. Os títulos das músicas relacionadas são dos CDs dos respectivos shows aos quais vêm descritos. Espero estar realizando meu objetivo de fazer um bom trabalho num site de fã deste maravilhoso circo canadense. Agradeço o apoio de outros fãs anônimos que me incentivaram e espero continuar tendo este apoio.
mar/2004: Alegría sacode a casa
Essas imagens abaixo são de uma apresentação realizada no Grande Terminal Central de New York, bem no meio da correria cotidiana de uma cidade grande. Isso me cheira a clássico... e tem semelhança com o que era feito na Itália no século passado, quando as apresentações de Ópera eram feitas em praça pública, no intuito de atingir o público casual e atrair mais simpatizantes. Entre os espectadores estavam membros do clube de fãs do cirque, crianças nos ombros dos pais, 30 crianças de uma escola que foram à caráter usando narizes vermelhos e passantes normais no seu caminho de casa para o trabalho.
A performance do show Alegría teve a banda do show, o trapezista solo Denys Tolstov, que foi observado com olhares de espanto e arrancou aplausos entusiasmados da platéia e foi seguido pelos acrobatas da foto acima, que se lançavam ao ar cerca de 25 pés, quase tocando as luminárias acima de suas cabeças e que agitaram a platéia do começo ao fim.
A foto abaixo mostra o grupo de crianças da escola nova iorquina com o mestre de cerimônias do espetáculo sentado no chão, de casaca vermelha, e outros personagens em volta do grupo.
out/2003: Encontrei uma música capaz de fazer frente a 'Désert - Ó'. Ela se chama 'Kèro Hiréyo', do espetáculo Varekai. Enquanto Désert é um new age puro, Kèro Hiréyo é tecno com uma batida bem pesada. É cantada com vigor por Zara Tellander e Mathieu Lavoie, além do coro de artistas de Varekai. Se você quiser experimentar a minha dica baixe nos programas de compartilhamento de arquivos ou então compre o CD. Certamente que vale muito a pena ter esse CD em mãos para quando quiser ouvir. São 7:06 minutos de música. Se você tem o DVD do show, acelere até 30 minutos, a apresentação é igualmente linda: são 4 garotas fazendo uma performance no ar, em cima do trapézio, sem nenhuma rede em baixo ou corda de emergência amarradas ao seu corpo, seguras apenas pela própria perícia e por dois guardiões que observam atentamente do solo os movimentos do grupo no ar.

Aero - Kèro Hiréyo - Varekai
fev/2004: O Cirque du Soleil continua com suas turnês e suas atividades. A última atualização do CirqueClub que recebi fala sobre a nova turnê do espetáculo Alegría em Atlanta, a começar em 25 de março próximo. Quem puder, vai lá! A turnê vai até o dia 11 de Abril, com shows sempre de terça à domingo, às 8:00hs da noite, sendo que nos fins de semana eles colocam horários na parte da tarde também, às 4:00hs da tarde, e no domingo o horário muda e os shows são às 1:00h e 5:00hs da tarde.
Os ingressos variam de U$35 à U$190 dólares, dependendo da idade (ingressos para criança de 2 à 12 anos são os mais baratos) e do lugar escolhido na platéia. O ingresso mais caro se refere ao grupo de poltronas que fica bem a frente do palco, que é chamado por eles de "Tapete Vermelho Vip", com direito a uma performance do Mestre de Cerimônias do show, que vai até essa área da platéia e diverte os espectadores antes do começo da apresentação.
Estudantes de 13 à 17 anos e pessoas acima de 65 anos tem desconto nas apresentações dos dias Terça, Quinta e Sexta à tarde. Crianças abaixo dos 2 anos de idade não precisam pagar ingresso, porém tem que permanecer sentados nos assentos junto com os seus acompanhantes.
O espetáculo tem o patrocínio de IBM, AEP e BRAVO e as parcerias de The Atlanta Journal-Constitution e STAR-94. Os ingressos podem ser agendados individualmente ou para grupos no escritório do Cirque, através dos telefones             (514) 790-1245 begin_of_the_skype_highlighting            (514) 790-1245      end_of_the_skype_highlighting       e 1 800 678-5440 begin_of_the_skype_highlighting            1 800 678-5440      end_of_the_skype_highlighting (ligação gratuita), assim como online clicando aqui. Os associados do CirqueClub geralmente tem direito a agendar ingressos com mais antecedência, o que é uma vantagem se você gosta de escolher o seu lugar com tranqüilidade. Para entrar no CirqueClub do Cirque du Soleil, vá ao sitehttp://www.cirqueclub.com.
Appréciez!
set/2003: Texto extraído do site da Globonews:
" Segunda-feira, 29/09/2003 - 21h54m

Cirque du Soleil faz sucesso em Las Vegas com espetáculo erótico

LAS VEGAS - O espetáculo ''Zumanity", do famoso Cirque du Soleil, está fazendo sucesso em Las Vegas no cassino da MGM. Trata-se de mulheres nuas se acariciando enquanto nadam num aquário, dois dançarinos que trocam um longo e apaixonado beijo e uma trapezista que simula ou, quem sabe, tem um orgasmo nas alturas, entre outras atrações. O mestre de cerimônias é uma drag queen que canta uma canção chamada "Sex is beautiful". "Vegas é o lugar perfeito para combinar sexo, arte e dinheiro. É um lugar onde se deixa o dinheiro e também parte da alma," afirmou a diretora criativa do Circo Lyn Heward. "



:-> Lyrics
Aqui está uma pequena lista de letras das músicas do Cirque du Soleil.
Existia um site dedicado a este serviço. Era o "www.seisouso.net", que por algum motivo foi desativado. Era muito legal porque trazia as letras originais das músicas, a tradução para inglês ou espanhol e também fotos das bandas de cada um dos shows. Espero poder fazer pelo menos uma parte do que este site fazia, divulgar as letras.
Só lembrando que a maioria dessas letras foram encontradas em sites não-oficiais da internet e com a ajuda de amigos.
Saltimbanco
~ • ~
Kumbalawe
Pokinoï
Alegría
~ • ~
Alegría
Vai Vedrai
Querer
Valsapena
Quidam
~ • ~
Atmajda
Marelle
Rivage
Let Me Fall
Carrousel
Seisouso
Quidam
La Nouba
~ • ~
A Tale
Dralion
~ • ~
Stella Errans
Ombra
Miracula Æternitatis
Ballare
Kamande
Varekai
~ • ~
Rain One
Vocea
Moon Licht
El Péndulo
Kèro Hiréyo
Zumanity
~ • ~
Meditation
Bello Amore
Alegría - The Movie~ • ~
Let Love Live
Child In His Eyes
...quem tiver mais letras, me mande! Terei o prazer de colocar os créditos de quem enviou.



Admiro eu sou apaixonada por este grande trabalho "Circense", com seus grandes artistas, acrobatas, malabaristas, dançarinos, bailarinos, contorcionistas com suas músicas, ao meu parecer artistas geniais. Não esquecendo jamais os bastidores onde todos fazem a sua melhor parte.
Com a disciplina a alegria de uma arte tão exaustiva nos seus treinamentos aqui está declarado o meu amor com muito respeito a todos, por este elenco de profissionais incríveis pois acho realmente, verdadeiramente fantásticos.   
Meus Parabéns, para este grande elenco ao atingir a perfeição máxima.
Mais uma vez,  aqui repito: 
Todos são maravilhosos!!! Vivas, para todos vocês!!!

Nenhum comentário: