Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Animais super velozes

Animais super velozes

1. Falcão-peregrino - Veloz e furioso - Caso tope disputar um racha com essa ave de rapina, desista da ideia de vencer. Velocista dos céus, o falcão-peregrino não é apenas a ave mais rápida do mundo, é também um dos seres mais rápidos do reino animal. Quando está de bobeira lá no alto a ave já é veloz mantém uma velocidade média de 80 km/h.


Mas é quando avista um lanchinho que o falcão mostra toda sua potência: a ave ultrapassa 320 km/h ao mergulhar para atacar uma presa. O choque com o bichinho desavisado provoca morte instantânea. Além da velocidade mortal, a ave de rapina encontrada em quatro continentes tem também olhos poderosos sua visão é sete vezes superior à humana.

2. Colibri - Calypte anna - Se tamanho for documento, o título de mais veloz dos ares pode pertencer, na verdade, ao beija-flor da espécie Calypte anna. Um estudo conduzido pelo pesquisador Christopher Clark, da Universidade da Califórnia, Berkeley, mostrou que o pássaro de apenas 10 centímetros de comprimento é dono de um recorde nas alturas. O colibri chega aos 98 km/h ao voar, bem menos que o do falcão-peregrino.



Mas, quando se leva em consideração o tamanho de seu corpo, o beija-flor é campeão absoluto: ele atinge 385 comprimentos de corpo por segundo o que supera em muito os 200 comprimentos de corpo por segundo do falcão. É a maior velocidade já registrada entre vertebrados. O mergulho em altíssima velocidade é parte do ritual de acasalamento do beija-flor macho e a manobra o submete a quase dez vezes o valor de aceleração da gravidade (G). Para ter ideia, em um carro de Fórmula 1, o corredor sente uma aceleração inferior a 2Gs.

3. Guepardo - Em terra firma, ninguém supera o guepardo. O grande felino é capaz de atingir velocidades superiores a 110 km/h e acelerar de zero a 72 km/h em apenas dois segundos. Você com certeza não iria querer ter um bichinho desses no seu encalço.



A única chance de sobrevivência é vencê-lo pelo cansaço: o guepardo não é capaz de manter sua velocidade impressionante durante uma corrida prolongada, conseguindo correr a todo vapor apenas por distâncias de aproximadamente 500 metros.

4. Antilocapra - No quesito resistência, a antilocapra ganharia uma vantagem sobre o perigoso guepardo. O animal herbívoro, nativo da América do Norte, atinge a respeitável marca de 89 km/h, fazendo coiotes e gatos selvagens comerem poeira.



Ótimos corredores, eles são capazes de botar o pé na estrada e viajar por diversos quilômetros mantendo uma velocidade estável. Ameaçada pela caça intensa, na década de 1920 a espécie esteve perto da extinção, contando então apenas 13 mil exemplares. Com controle da prática predatória, a população da antilocapra foi estabilizada e chega hoje a 1 milhão.

5. Avestruz - Se o falcão domina os ares, o avestruz é quem domina a terra – esta é a ave corredora mais rápida do mundo. Com tamanho imponente, os avestruzes podem chegar até 2,4 metros de altura e pesar 135 kg. Embora não voe, o animal de pescoço longo originário da África tem pernas fortes e ágeis, que permitem que ele atinja uma média de 64 km/h.



Correr atrás dele (ou correr dele) não é fácil  um passo do avestruz pode cobrir até 5 metros. E, se avistá-lo ao longe, é bom se afastar: suas pernas são também excelentes armas e capazes de matar predadores como leões e humanos.

6. Golfinho - Além de ganharem o troféu de simpatia, os sempre sorridentes golfinhos também estão entre os primeiros colocados nas corridas marinhas são os mais rápidos mamíferos do fundo do mar.



Os inteligentes bichinhos, que podem chegar a medir 2,5 metros e pesar até 230 kg, podem atingir a marca de 30 km/h, precisando subir à superfície a cada dois ou três minutos para respirar.


Fonte: super/abril



http://www.vocerealmentesabia.com/2013/09/animais-super-velozes.html

Nenhum comentário: