Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 24 de novembro de 2013

Lagoa Azul - Nobres - Mato Grosso - Brasil

Sexta-feira, 19 de abril de 2013

Lagoa Azul - Nobres - Mato Grosso - Brasil

Nobres é um pequeno município localizado a 140 km de Cuiabá, na região Médio Norte do Estado de MT, a 199 metros de altitude e população de 14.862 habitantes.

Por ser uma região de grande concentração de calcário e dolomita foram encontradas muitas grutas e cavernas altamente ornamentadas com diversos tipos de espeleotemas como estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, pérolas, entre muitos outros.


Localizada em uma área de floresta de transição, entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, área conhecida como Província Serrana, é uma região de divisor de águas, entre a Bacia Amazônica e Platina.


O município está todo cortado por rios e lagoas de água extremamente cristalinas, propícias para a prática do mergulho. No município de Nobres existe condições próprias para o ecoturismo, o turismo contemplativo e a pratica de esportes radicais, como o voo de livre.


Gruta da Lagoa Azul - Nobres, impressiona pelo exuberante lago de coloração azul habitada por espécies aquáticas exclusivas ambientadas em cavernas, como o bagre cego,
pitús, cascudos, lambaris e outros. Imagens curiosas, como por exemplo, do lago delineando o mapa do Brasil.


A área onde está localizada foi instituída Área de Preservação, o Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul, encontra-se fechado para visitação, sem data definida para abertura pois o plano de manejo da área ainda está sendo elaborado.




Única pela magnitude, formações excepcionais, águas com coloração bem azulada e abrigar espécies únicas de cavernas como o bagre cego, pitus, cascudos, lambaris. Sua estrutura é de calcário travertino
(CaCO3) em forma de” dolina de colapso” e com um ressurgimento do rio subterrâneo.


A Gruta da Lagoa Azul já foi cenário de reality shows como “No Limite” e de novelas como “Bicho do mato” e “Paraíso”.








Fonte: 

Nenhum comentário: