Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Google mostra 25 anos de mudanças do planeta

11/05/2013


Google mostra 25 anos de mudanças do planeta

Uma compilação interativa de imagens da Terra, que exibem com clareza as transformações do planeta nas últimas décadas, foi disponibilizada pelo Google. Em uma página especial , a empresa apresenta um projeto chamado Timelapse, fruto de uma parceria com a NASA, o centro de pesquisas geológicas do governo americano (USGS) e a revista Time.


No site do projeto é possível observar animações produzidas em HTML 5 e que mostram, por exemplo, o degelo da geleira Columbia, no Alasca, o desflorestamento da Amazônia, o curioso surgimento das ilhas artificiais na costa de Dubai e a dramática redução do Mar de Aral, entre o Cazaquistão e Uzbequistão.

O usuário pode ainda navegar pelas imagens para ver, em detalhes, as mudanças em cada uma das regiões. “Acreditamos que este é o retrato mais compreensivo já disponibilizado sobre as transformações do nosso planeta”, disse Rebecca Moore, engenheira do Google Earth.

Segundo ela, o projeto foi construído a partir de milhões de imagens e trilhões de pixels coletados nos últimos 25 anos. O projeto está em desenvolvimento desde 2009 e, para que fosse concebido, foi necessário que a equipe vasculhasse mais de 2 milhões de fotos de cada canto da Terra capturadas nas últimas décadas, o equivalente a 909 terabytes de dados.

As imagens são produto do trabalho da missão Landsat, da NASA e USGS, em atividade no espaço desde a década de 70. Todo o material registrado é enviado de volta a Terra e armazenado em centenas de fitas nos escritórios do centro de pesquisa.

Veja abaixo a animação que mostra o desflorestamento na Amazônia de 1984 até 2012:




Agora veja as transformações na costa de Dubai:



A animação abaixo mostra o degelo no Alasca:




Esta última mostra a expansão da cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos:




Fonte: info/abril


http://tecnologia.vocerealmentesabia.com/2013/05/google-mostra-25-anos-de-mudancas-do.html

Nenhum comentário: