Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

ANIMAIS - Raras Espécies de Felinos Selvagens

Monday, March 25, 2013


Raras Espécies de Felinos Selvagens

Gato-de-pallas - Felis manul - Em extinção - Também conhecido como Manul, é um pequeno gato selvagem da Ásia Central, vivendo em países como Mongólia e Rússia. O seu nome vulgar é derivado do nome do seu autor, Peter Simon Pallas. Eles são mais ou menos do tamanho de um gato doméstico, tendo entre 50 a 62 cm, pesam em média 4,5 kg.


São baixos e atarracados, rechonchudos e tem pernas curtas. É um felino solitário, de hábitos noturnos e arisco com humanos. Podem viver cerca de 11 anos em cativeiro. É uma espécie em extinção, pois era caçado para ser vendido como animal de estimação ou seu pelo era comercializado. Agora isso é proibido, execto na Mongólia.Mesmo assim, muitos caçadores ilegais continuam desrespeitando a lei e vendendo peles de Manuls.



Gato-vermelho-de-bornéu - Catopuma badia - Perigo críico de extinção - É uma espécie de felino que habita a Reserva Florestal de Dermakot, na Malásia. Tudo o que se sabe dessa espécie foi conhecido com base em apenas 12 espécimes capturados, por serem extremamente esquivos.

Essa espécie foi descoberta em 1855 e, até 2010, só conseguiram capturar 12 gatos-vermelhos-de-bornéu. Com o sangue de um espécime capturado em 1992 foi notado que essa espécie é bem rara, sem subespécie nenhuma conhecida. É especulado que haja bastante desses gatos, mas ele é considerado em perigo crítico de extinção pelo simples fato de que ninguém mais consegue avistar um.

Gato-do-deserto (Felis margarita) - É o menor membro do género Felis, juntamente com o gato-bravo-de-patas-negras (Felis nigripes). Apenas alcança os 50 cm de comprimento (cabeça e corpo), mais 30 cm da cauda. .Trata-se de um felino bem adaptado à vida em desertos arenosos como os do Sahara, Arábia, Irão, Afeganistão, Turcomenistão e Paquistão.

Nas zonas menos áridas destas regiões, convive com o gato-bravo (F. silvestris), aparentemente sem problemas. Não obstante, tem-se documentado o seu desaparecimento em alguns lugares.A caça deste gato é proibida na Argélia, Irã, Israel, Cazaquistão, a Mauritânia, Niger, Paquistão e Tunísia.Sem proteção legal é oferecido pelo Egito, Mali, Marrocos, Omã, Arábia Saudita, ou Emirados Árabes Unidos.


Gato-bravo (Felis silvestris) - Também conhecido como gato-selvagem, gato-cabeçana ou gato-montês, é um pequeno felino natural da Europa, África e Ásia. A espécie é bastante versátil e ocupa habitats diversificados como savanas, florestas e estepes.

O gato-doméstico evoluiu a partir do gato-bravo e é considerado como sua sub-espécie (Felis silvestris catus). O gato-bravo é um carnívoro de médio porte, semelhante aos gatos-domésticos, porém mais robusto.


Habita preferencialmente bosques fechados, mas também ocorrem em matagais mediterrâneos e florestas de coníferas. Durante o dia podem refugiar-se em buracos de árvores, fendas nas rochas ou tocas abandonadas de outros animais.


Fonte: wikipediagatodepallas

wikipediagatovermelhodeborneu

wikipediagatododeserto

wikipediaGato-bravo

http://www.vocerealmentesabia.com/2013/03/raras-especies-de-felinos.html

Nenhum comentário: