Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 4 de maio de 2015

A HISTÓRIA... MITOLOGIA CELTA

MITOLOGIA CELTA

Criado pelos Celtas, o oraculo das plantas  as relaciona com a personalidade de cada pessoa de acordo com a data do seu nascimento. 


O Horóscopo Druida surgiu na Idade Média, na região da Gália e na Irlanda. Ele foi criado pelos druidas, os sacerdotes celtas. Os druidas se dedicavam ao estudo da magia, de propriedades curativas das plantas e dos corpos celestes.
Os druidas acreditavam que as árvores não eram somente a essência da vida, mas também um recurso para prever o futuro e descobrir o destino de uma pessoa. Para eles, as árvores tinham uma enorme importância, pois era delas que eles tiravam os troncos para construir casas e colher alimentos.
Para os druidas as árvores eram um perfeito símbolo de ligação entre o céu e a terra, pois suas raízes desaparecem dentro do solo e seus galhos se elevam ao céu. Existe um simbolismo também nas características das árvores. As folhas caducas e as perenes simbolizam os opostos. As árvores com folhas caducas representam os ciclos de morte e nascimento e as de folhas perenes representam a imortalidade da alma.
O Horóscopo Druída foi elaborado a partir da observação dos druidas das diferentes espécies que existiam na floresta. Cada tipo de árvore é associada às características das pessoas. Ao longo dos séculos, esse oráculo foi estudado por esotéricos de outras culturas e locais, que os adaptaram para as suas variedades vegetais. Este oráculo do www.bemzen.com tem essa leitura, com as variedades locais.

http://bemzen.uol.com.br/horoscopo-druida



"O Horóscopo das Árvores"

É atribuído aos druidas sacerdotes celtas que viveram nas regiões da Gália e da Irlanda durante a Idade Média que, além de realizar as funções sacerdotais, também se dedicavam aos estudos da magia, das propriedades curativas das plantas e dos corpos celestes.
Os celtas viam nas árvores não só a essência da vida, como também um recurso para prever o futuro. Curiosamente, este meio tão primitivo era considerado pelos druidas como o mais eficaz na hora de estabelecer um prognóstico sobre o destino de alguém. Ao observar todo o conjunto da árvore, desde suas raízes que se infiltram na terra até sua copa muito ou pouco frondosa, eles aconselhavam manter os olhos elevados, permanecer bem apoiado no solo e ter em conta que a natureza é tão previsível que após o tempo de queda das folhas vem outro de frio ou de neve, o que propicia o surgimento dos melhores brotos, justamente quando chega a época de fertilidade e da renovação da vida.

Desde o início dos tempos, os celtas mantinham uma relação vital com as árvores. Elas lhes proporcionavam em primeiro lugar lenha, sombra e alojamento para as aves que se convertiam em caça para alimentar o povo. Mas havia mais. A árvore reunia em si a ideia do cosmo, ao viver em contínua regeneração. Para os druidas, era muito amplo o simbolismo da verticalidade contido na árvore: era a vida em completa evolução, numa ascensão permanente até o céu. Por outro lado, a árvore permitia estabelecer uma comunicação com os três níveis do cosmo: o subterrâneo por suas raízes que se infiltram nas profundezas em busca de água -, o mundo da superfície da terra por meio de seu tronco e galhos - e o mundo das alturas, por meio da copa e dos ramos superiores. Tudo sempre reunido na totalidade de seus elementos: a água que flui em seu interior, a terra que se integra em seu corpo pelas raízes, o ar que alimenta as folhas e o fogo que surge de sua fricção. Os celtas obtinham o fogo atritando habilmente os galhos, entre os quais colocavam folhas secas ou palha.

Ao observar que as raízes da árvore desapareciam por dentro do solo enquanto seus galhos se elevavam ao céu, os druidas passaram a considerá-la como um perfeito símbolo da relação entre o céu e a terra. Há simbolismo também nas próprias características das árvores: as folhas caducas e as folhas perenes simbolizariam os opostos: as árvores de folhas caducas representam os ciclos das mortes e renascimentos; enquanto as de folhas perenes representam a imortalidade da alma- assim, são duas manifestações diferentes de uma mesma identidade.
Acredita-se que os druidas, baseados na meticulosa observação das espécies que cresciam nas florestas, elaboraram um horóscopo especial, no qual cada árvore é associada a certas características da personalidade. Adaptado para o Hemisfério Sul, o oráculo traz árvores tropicais, como coqueiro e goiabeira. Carvalho, ipê, oliveira e jacarandá representam as pessoas que nasceram em datas especiais de mudança de estação.

Não dá para saber realmente a verdadeira origem (e veracidade) deste horóscopo, mas a vale a pena saber qual é a árvore da sua personalidade. Descubra qual é a sua!

http://www.jardimdeflores.com.br/curiosidades/a28horosarvore.htm






Fotos extraída do PPS de que árvore você caiu?

Nenhum comentário: