Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sábado, 19 de outubro de 2013

Saiba como se adaptar ao horário de verão, que começa neste domingo

Saiba como se adaptar ao horário de verão, que começa neste domingo.

A mudança no relógio pode causar sonolência, alterações de humor e déficit de atenção. Algumas medidas facilitam a transição.

A partir da zero hora deste domingo, 20 de outubro, começa o horário de verão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Os moradores dessas áreas deverão adiantar o relógio em uma hora, com o objetivo de estimular o aproveitamento da luz natural e, consequentemente, economizar energia. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão deste ano, que vai até 16 de fevereiro de 2014, reduzirá em cerca de 5% a demanda de energia dos estados participantes. A mudança, porém, pode prejudicar a saúde e o bem-estar daqueles com dificuldades em se acostumar com o novo horário.

Segundo Leonardo Ierardi, neurologista do Hospital Albert Einstein, a perda de uma hora de sono, roubada pelo período, pode provocar alterações de humor, déficit de atenção, sonolência, dor de cabeça e indisposição. Além disso, o horário de verão pode afetar a produção de hormônios secretados pela glândula pineal, cujo trabalho depende do ciclo solar. Ao amanhecer, por exemplo, essa glândula secreta substâncias que ativam o metabolismo e, à noite, produz hormônios que regulam o sono. 

Cochilo — O neurologista explica que, para minimizar os efeitos causados pela alteração na rotina, é importante não cair na tentação de cochilar durante o dia e comprometer ainda mais a qualidade do sono. “Se você teve insônia durante uma noite, tenha certeza de que não terá na próxima, pois o organismo cria a necessidade de um acúmulo de sono. Mas, se cochilar, essa necessidade será saciada, então provavelmente não conseguirá dormir outra vez”, afirma.

A dificuldade para se adaptar ao novo ritmo varia de pessoa para pessoa, segundo Ierardi. “O importante é saber quais são os hábitos ou as atividades que lhe ajudam a relaxar”, diz. Algumas orientações gerais contribuem para o bem-estar no horário de verão.

Estabeleça uma rotina para o sono

Dormir e acordar sempre no mesmo horário garante o bom funcionamento do relógio biológico e faz com que o organismo se acostume com essa rotina, já que ele passa a entender o momento em que o metabolismo deve ser ativado ou em que o sono deve vir.
No dia da mudança, durma antes do horário habitual

Como o horário de verão 'rouba' uma hora da noite de sono, dormir de 30 minutos a uma hora antes do horário de costume pode ser uma forma de evitar que uma pessoa sinta a hora de sono perdida.

Durma em um ambiente adequado

Quartos escuros, confortáveis, silenciosos e arejados favorecem o sono, já que o barulho que vem da rua ou um quarto cheio de estímulos, por exemplo, podem prejudicar o hábito de dormir.
Faça alguma atividade física durante o dia

A prática de atividade física libera endorfina e aumenta a temperatura do corpo e o metabolismo, que tendem a cair depois de cerca de cinco horas, quando o corpo começa a se sentir sonolento e pronto para dormir. Por isso, ir à academia, caminhar ou mesmo fazer tarefas domésticas até cinco horas antes de dormir ajuda o corpo a relaxar e ajuda pessoas que tem o sono prejudicado com o horário de verão. 
Evite atividades estimulantes antes de dormir

Ver filmes violentos, usar o computador, ouvir música em volume muito alto e praticar atividades físicas muito intensas antes de se deitar pode estimular muito o organismo e provocar dificuldade na hora de dormir. Porém, atividades relaxantes, como ouvir uma música calma ou um assistir a um programa de TV tranquilo podem favorecer o sono.
Mantenha distância do café

Alimentos com cafeína, como café, chocolate e chás tornam mais difícil que uma pessoa pegue no sono. Quanto mais cafeína alguém consumir, mais difícil será dormir e mais sono sentirá no dia seguinte. Além disso, evite consumir alimentos pesados antes de deitar e não durma de estômago vazio.

Aqui nesta postagem estou deixando umas dicas, mas você poderá saber muito mais sobre o Horário de Verão neste nosso outro artigo Aqui.




Fonte: veja/abril

Nenhum comentário: