Roma, na Itália, é uma daquelas cidades únicas que merecem ser vistas uma vez na vida, além de ser um dos destinos mais procurados no turismo internacional. A capital italiana possui uma harmonia entre o presente e o passado, com seus monumentos do Império Romano e seus elementos de metrópole. Considerada a quarta cidade mais populosa da União Europeia, Roma tem mais de três milhões de habitantes e diversas atrações.
Através de uma história milenar, os pontos turísticos de Roma falam do passado e de suas influências seculares. Na Roma Antiga, com o Coliseu e o Fórum Romano é possível entender um pouco da fundação da cidade e do Império Romano. Já na agitada Piazza di Spagna se encontram os elementos urbanos, com diversas lojas de grifes e pessoas elegantes circulando.
Outro lugar imperdível é o Vaticano, considerado o menor país do mundo. Sede da Igreja Católica e residência oficial do papa, o local reserva uma das coleções de obras de arte mais espetaculares. O afresco de Michelangelo localizado dentro da Capela Sistina já vale a visita por si só, mas o Museu do Vaticano ainda reserva mais trabalhos e a Basílica de São Pedro é uma obra fantástica da arquitetura.
Confira as melhores atrações turísticas da capital italiana.
Coliseu e Fórum Romano: o local hoje conhecido como Roma Antiga é composto por ruínas do antigo Império Romano. É impossível viajar para a cidade e não conhecer essa parte histórica impressionante. O Coliseu foi inaugurado em 79 d.C. e era utilizado como anfiteatro para espetáculos, execuções públicas, lutas entre gladiadores e com animais selvagens. Atualmente, apesar das controvérsias, seu palco está desativado. Já o Fórum Romano, que fica bem próximo, possui diversas ruínas de construções públicas e era o principal centro comercial da cidade.
Vaticano: considerado o menor país do mundo, o Vaticano está dentro de uma área cercada de 44 hectares em Roma. A sede da Igreja Católica possui atrações imperdíveis como a impressionante Basílica de São Pedro, que é uma das igrejas mais lindas do mundo, a Capela Sistina, com o famoso afresco de Michelangelo, e uma coleção de obras de arte valiosas no Museu do Vaticano. Além disso, todos os domingos o papa reza a missa na Praça de São Pedro.
Trastevere: com um labirinto de ruas estreitas, o charmoso Trastevere existe desde 509 a.C. Cercado de bares e restaurantes, o bairro é o mais boêmio de Roma. Todo domingo de manhã, é realizado o famoso mercado de pulgas Porta Portese, mas, diariamente, é possível encontrar diversos artistas de rua.
Fontana di Trevi: a fonte mais famosa da Itália atrai milhões de turistas todos os anos que lotam seus arredores. É preciso ter paciência para tirar uma boa foto, mas, com certeza, vale a pena a espera. A Fontana di Trevi possui 26 metros de altura e 21 de largura e foi concluída em 1762. Atualmente ela é cenário de diversos filmes e de clássicos como o La Dolce Vita, de Federico Fellini. Repare que ela está cheia de moedas. Segundo a lenda, quem joga uma moeda na fonte - com a mão direita e por cima do ombro esquerdo vai voltar a Roma.
Vila Borghese e Galleria Borghese: os lindos jardins do parque se estendem por 80 hectares e existem desde 1616. A Vila Borghese se tornou um dos principais destinos para fazer programas ao ar livre na cidade, principalmente nos dias quentes de verão. Além da área verde, há a Galleria Borghese, um museu com uma preciosa coleção de obras de arte.
Piazza Navona, Piazza di Spagna e a Piazza del Popolo: as praças na Itália sempre têm uma arquitetura impressionante com prédios seculares e muita história pra contar. Em Roma, as que não podem deixar de ser vistas são a Piazza Navona, Piazza di Spagna e Piazza del Popolo.
Monumento a Vittorio Emanuele: na Itália se encontram diversos prédios, estátuas, ruas, com o nome de Vittorio Emanuele, o primeiro rei do país. O grandioso monumento é todo feito em mármore branco e possui 70 metros de altura. A dica é subir no seu elevador panorâmico e ter uma linda vista da cidade de 360 graus.
Castelo de Santo Ângelo e Ponte de Santo Ângelo: o castelo foi construído no ano de 135 pelo imperador Adriano e já serviu como mausoléu, edifício militar, fortaleza, prisão e atualmente funciona como museu. É possível ter uma vista bem bonita da cidade e do Vaticano. A ponte com o mesmo nome fica sobre o rio Tibre e foi inaugurada para facilitar o acesso até a Basílica de São Pedro.
Panteão: em sua construção, em 27 a.C. o monumento era usado como templo dedicado aos deuses do panteão romano e desde o século 7 ele se transformou em templo cristão. É interessante observar os contrastes religiosos que se uniram ao longo dos anos. O que mais impressiona é a sua enorme cúpula que fica com uma iluminação muito bonita ao meio dia.
O Vaticano é a sede da Igreja Católica, mas suas atrações vão muito além da religião: o local guarda uma das coleções de arte mais impressionantes do mundo
A impressionante Fontana di Trevi é uma das principais atrações de Roma e já foi cenário de diversas produções cinematográficas
A elegante Piazza Navona é um bom lugar para sentar em um café e observar o grande fluxo de pessoas que passam por lá todos os dias
Construídos há milhares de anos, o Castelo de Santo Ângelo e a Ponte de Santo Ângelo ficam do lado do Vaticano e são atrações imperdíveis
O Panteão é interessante, pois mescla as características do Império Romano com as influências da Igreja Católica
http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/turismo-em-roma-o-que-fazer-na-capital-italiana/ss-BBgxNEd?ocid=mailsignoutmd#image=1
http://www.msn.com/pt-br/viagem/noticias/turismo-em-roma-o-que-fazer-na-capital-italiana/ss-BBgxNEd?ocid=mailsignoutmd#image=6
Nenhum comentário:
Postar um comentário