Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saúde& Mulheres Fumantes....

Mulheres fumantes sofrem até duas vezes mais com dores crônicas

Riscos de fibromialgia e dores em todo o corpo são maiores

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 29/09/2011
                                                                           fonte imagem: pt.wikinoticia.com

Segundo estudo da University of Kentucky, nos Estados Unidos, mulheres que fumam muito têm mais dores crônicas nos músculos e ossos. Entre as síndromes frequentes nessas mulheres, encontra-se fibromialgia, ciática (dor na perna por conta do nervo ciático), dor de garganta crônica, dores crônicas nas costas, dor nas articulações, dor de cabeça crônica, problemas de nervos e dor por todo o corpo.

As conclusões vieram da análise de mais de 60 mil mulheres de 18 a 89 anos, que fazem parte do banco de dados Kentucky Women's Health Registry. Elas foram perguntadas sobre seus hábitos em relação ao cigarro e dores insistentes.

Os resultados mostraram que mulheres que fumam, ou que já fumaram, têm maiores chances de sofrerem de dores crônicas ao comparadas àquelas que não fumam. Ex-fumantes mostraram um aumento de 20% nas dores, fumantes ocasionais sofrem 68% mais dores, e, entre aquelas que acendem o cigarro diariamente, as dores passam do dobro - 104%.

Para os pesquisadores, isso acontece devido a um mecanismo de proteção do corpo. É como se dores agudas fossem uma resposta do organismo ao fumo e, quando ele persiste, as dores acabam se tornando crônicas. 



Tabagismo é doença 

Não se iluda: o tabagismo é doença, sim, e precisa de tratamento. No Brasil, o número de pessoas que sofrem com esse problema representa 22% da população. No mundo, estima-se que mais de um bilhão de pessoas fumem. O fato é que o vício, apesar de não ter restrições legais, está por trás de muitos casos de infarto, derrame, enfisema de pulmão e tumores. Com apenas quatro cigarros por dia, seu risco de ter um infarto já dispara e diminuir essa quantidade não refresca a situação. Metade dos fumantes vai morrer em decorrência do vício, o que significa 3,5 milhões de mortes no mundo a cada ano ou cerca de dez mil por dia.

O problema é que as doenças relacionadas ao cigarro podem demorar mais de 20 anos para se manifestar, explicando, em parte, por que muitos fumantes simplesmente não querem parar. Eles têm a falsa ilusão de que se trata de um problema futuro. Ledo engano: a cada tragada, o organismo já sente as consequências das mais de quatro mil substâncias tóxicas que o cigarro tem, e parar, depois de tantos anos, é uma tarefa muito difícil. 



Nenhum comentário: