Especial Alergias
Pouco contato com natureza pode aumentar risco
de asma e outras alergias
Segundo estudo, áreas verdes possuem organismos que fortalecem a imunidade
POR MINHA VIDA
A falta de exposição à natureza pode estar aumentando a incidência de asma e outras alergias entre moradores de cidades, segundo um estudo desenvolvido pela Universidade de Helsinque, na Finlândia. A pesquisa foi divulgada na publicação científica Proceedings of the National Academy of Sciences.
Os cientistas alegam que certas bactérias, apontadas em outros estudos como benéficas para a saúde humana, são encontradas em maior abundância nos ambientes rurais. Esses micro-organismos cumprem um papel importante no desenvolvimento e manutenção do sistema imunológico.
Para chegar aos resultados, a equipe coletou amostras de pele de 118 adolescentes finlandeses. A análise mostrou que os que viviam em fazendas ou perto de florestas tinham uma maior diversidade de bactérias benéficas e eram menos sensíveis a alergias.
Segundo os pesquisadores, o contato com a natureza é importante para que a flora bacteriana do nosso organismo se desenvolva, fortalecendo a imunidade. Os autores sugerem ser necessário, além de preservar áreas naturais fora de áreas urbanas, fazer um planejamento nas cidades para incluir espaços verdes, cinturões verdes e infraestrutura verde.
Adote sete atitudes para evitar crises alérgicas e de asma
Se você é alérgico ou um portador da asma, saiba que esses e outros problemas podem ser resultado de alguns hábitos que você cultiva e nem sequer se dá conta. Conheça algumas atitudes simples que podem mudar essa realidade:
Limpe a casa
Um dos principais desencadeadores das alergias são os ácaros, presentes no pó domiciliar. Por isso, a higienização de cada cômodo é fundamental para evitar crises alérgicas e de asma (bronquite), que nada mais são do que uma alergia crônica e aguda, explica o alergista Clóvis Galvão, Presidente da Associação Brasileira dos Asmáticos - São Paulo.
Cuide do pet
Se o contato com animais não te faz bem, seria aconselhável, no mínimo, não tê-los na sua própria casa. Mas, se isso está fora de cogitação, pelo menos não deixe que ele entre ou durma no seu quarto. Outra medida importante é dar banho no animal pelo menos uma vez a cada duas semanas.
Prepare a cama
"Alérgicos devem dar preferência ao edredon ao invés do cobertor, que solta pêlos", pontua Clóvis. Além disso, é recomendado o uso de capas antiácaros em seu colchão e travesseiro que, juntamente com as cobertas, devem ser lavados regularmente.
Tome a vacina contra a gripe
"Tomar a vacina contra gripe não evita resfriados comuns, mas afasta aquelas gripes mais fortes", alerta o alergista Clóvis Galvão. Quem já tem problemas respiratórios crônicos, portanto, deve tomar a vacina para não colocar ainda mais obstáculos contra o bom funcionamento de seu aparelho respiratório.
Apague o cigarro
Para o alergista Clóvis Galvão, alérgicos fumantes têm grandes chances de se tornarem futuros portadores da asma, e a permanência do hábito fará com que as crises fiquem cada vez mais fortes e mais difíceis de serem tratadas.
http://msn.minhavida.com.br/saude/materias/15116-pouco-contato-com-natureza-pode-aumentar-risco-de-asma-e-outras-alergias
Nenhum comentário:
Postar um comentário