Shishi Odoshi – Fonte de água de bambu
Você com certeza já deve ter visto esse tipo de fonte de água chamado de Shishi-Odoshi, (ししおどし) presentes em jardins japoneses e/ou paisagismo com estilo oriental. Apesar de ser considerado um elemento que traz uma grande harmonia e beleza a qualquer jardim, essa fonte tem na verdade originalmente outra função: Espantar veados e outros animais que invadiam as propriedades japonesas.
O próprio nome já diz tudo: Shishi-Odoshi significa literalmente “Assustar o veado”, mas também é chamado de Sōzu, e assim como outros dispositivos como o kakashi (espantalho) por exemplo, o ruído característico e rítmico desse dispositivo serve também para espantar aves e animais nocivos para as plantações.
Em seguida, o bambu oco volta de novo à sua posição, batendo contra uma pedra, fazendo então o ruído característico. Na paz e tranquilidade de um jardim tradicional japonês, esse ruído é praticamente o único som que se ouve em um ciclo interminável, na qual o dispositivo emana um ruído de fundo suave e rítmico.
Pode ser que o som não agrade a todos, pois há quem o ache chato e irritante, mas há quem o ache muito relaxante, como eu. Embora esse tipo de fonte de água tenha um mecanismo extremamente simples, acabou se tornando um elemento essencial que agrega beleza, tradição e paisagismo a qualquer jardim japonês.
No Japão, ainda é possível encontrar o Shishi-odoshi feitos à mão, de forma artesanal, onde se utiliza métodos tradicionais em sua construção usando “madeira queimada” e bambu, mas hoje é possível encontrar réplicas industrializadas do Sozu em diversos tamanhos e feitos de diversos materiais como plástico ou pvc.
Enfim, o shishi-odoshi transcendeu sua função utilitária e assumiu uma nova identidade. Hoje em dia, você pode encontrar shishi-odoshi em jardins, mesmo quando não há ameaça real de animais indesejados. E até mesmo quem mora em casas ou apartamentos pequenos, podem adquirir réplicas pequenas do Shishi-odoshi, que não ocupam espaço e que funcionam com eletricidade.
Veja alguns exemplos abaixo:
Também achei criativos estes modelos para parede:
Na internet é possível encontrar vários sites e vídeos que ensinam a fazer uma fonte de água de bambu. É uma dica boa e barata para quem se interessa em ter uma fonte como essa em seu jardim ou para colocar em algum outro espaço da casa. Veja o passo a passo da fonte de água feita de bambu japonês nesse site.
Essas fontes são chamadas por muitos de fontes de água feng shui e se acredita que dependendo das pedras que usar na composição da fonte, poderá ajudar a trazer bons fluidos para a casa e também prosperidade, harmonia e tranquilidade para as pessoas que transitam no local onde a fonte estiver, seja em casa ou no trabalho.
Além disso, essas fontes dão um charme especial e zen ao ambiente… A confecção de uma fonte não é difícil e pra quem não entendeu muito bem o tutorial no blog acima, segue abaixo um vídeo na qual o arquiteto Sérgio Carillo ensina todo o passo a passo para fazer uma fonte caseira de cascata estilo Feng Shui. Fica show de bola!
Assista ao vídeo com o passo a passo:
https://www.youtube.com/watch?v=yYx4G6BO7eM
SÉRGIO CARILLO ENSINA COMO MONTAR UMA FONTE
http://www.japaoemfoco.com/shishi-odoshi-fonte-de-agua-de-bambu/
Nenhum comentário:
Postar um comentário