SEIS (6) tipos de imagens que provocam uma reação emocional
Assim como em outras formas de arte, nossa preferência por fotografias tende a ser bastante subjetiva, com gostos pessoais variando de pessoa para pessoa. Dito isso, a ciência sugere que existem algumas categorias de imagens que possuem maiores chances de despertar fortes reações emocionais do que outras.
Explorando esse ponto, nós fizemos uma coleção de imagens baseada inteiramente nessas teorias psicológicas, onde cada categoria criada busca provocar respostas emocionais positivas na audiência. Além de alegrar o seu dia, esperamos que essas teorias e as imagens correspondentes sejam uma forma de inspiração para o seu próximo projeto criativo.
1. Retratos
Desde o momento em que uma pessoa nasce, ela possui o instinto de focar sua atenção em rostos humanos. Em um estudo clássico de Robert Franz, bebês recém-nascidos passaram duas vezes mais tempo olhando para uma imagem de rosto humano do que para uma imagem de um alvo. Do ponto de vista evolucionário, isso faz todo sentido; bebês precisam reconhecer e conectar-se com o rosto que lhes fornece todas as suas necessidades básicas.
Essa tendência profundamente enraizada continua ao longo da infância e na vida adulta, facilitando nossa habilidade de comunicarmos com outros e construir relações sociais importantes. Nesse sentido, ela também explica a natureza cativante de retratos fotográficos e o forte poder de atração que geralmente sentimos em relação aos mesmos.
2. Bebês
Bebês provocam algumas das reações emocionais mais fortes, instantaneamente chamando e prendendo a nossa atenção. Essa resposta instintiva tende a ser universal em todas as culturas, e é atribuída à ideia conhecida como “baby schema” – um conjunto de características que incluem: olhos grandes; testas altas; narizes pequenos; bochechas redondas; e corpos pequenos e macios. Quando somos apresentados a estas características fofas, o nosso núcleo accumbens é ativado e uma grande quantidade do hormônio de prazer dopamina é liberada nos deixando mais felizes e totalmente encantados com essas pequenas criaturas. (Nós explicamos esse processo com mais
detalhes aqui.)
detalhes aqui.)
Como muitos de nós podem confirmar, o “apelo fofura” não se restringe aos bebês humanos. Psicólogos evolucionistas propõem algumas possíveis explicações para esse fenômeno. Uma teoria é de que a nossa resposta pode ser uma pequena falha evolucionária; que nossa reação instintiva aos bebês é tão forte que ela se transfere para outros filhotes mamíferos que também possuem características similares de “baby schema”. A segunda ideia é que nossa fixação com bebês de animais nos permite ter uma ligação emocional com os mesmos. No passado, tais ligações, ou nosso sentimento de carinho para com os animais, podem ter sido uma vantagem evolutiva que nos ajudou a sobreviver. Seja qual for a razão, é claro que nossa resposta emocional aos animais é forte, e que nossa fixação com eles não acabará tão cedo.
4. Inspiração
Imagens que evocam sentimentos de inspiração podem ter um impacto psicológico poderoso. Algo que muitos de nós buscamos diariamente, a inspiração tem um papel importante em nossas vidas. Ela nos ajuda a imaginar a superação de nossas limitações atuais, e dessa forma, nos motiva a alcançar nossos objetivos, aumentando nossa produtividade e melhorando nosso bem-estar. Quando essa inspiração vem de outros, elas trazem um sentimento de “se eles conseguem, eu também consigo” algumas vezes a melhor motivação de todas.
Two pairs of hands touch each other, de Jenny Sturm
O poder que uma imagem tem de evocar memórias pode ser surpreendente. Podemos nos transportar diretamente para um tempo e lugar do passado e lembrar tudo o que sentimos naquele momento. E ainda que os elementos que podem causar sentimentos de nostalgia sejam altamente pessoais, pesquisas mostram que normalmente nos sentimos nostálgicos sobre eventos que 1) tiveram um significado pessoal e que 2) envolveram pessoas importantes em nossas vidas, como família, esposos e amigos.
Se estamos lembrando de momentos felizes, a experiência nostálgica tem muitos benefícios psicológicos. Por exemplo, se estamos nos sentindo sozinhos ou enfrentando algum desafio bem difícil, a nostalgia pode agir como uma poderosa lembrança de tempos mais felizes, restaurando a noção de que somos parte de algo maior e ajudando-nos a enxergar nossos problemas com perspectiva.
6. Expressões de felicidade
Happy woman and child smiling, de R.M. Nunes
A linguagem corporal é um dos tópicos mais discutidos em psicologia social, e não é sem motivo. A habilidade de transmitir emoções e atitudes por meio de nossa postura e expressões pode ter um efeito poderoso em nós mesmos e naqueles ao nosso redor.
Mais impressionante, talvez, seja a nossa tendência natural de emular os gestos emocionais das pessoas com quem estamos interagindo, o que, pesquisas apontam, pode na verdade nos levar a sentir as emoções do outro. Psicólogos sociais chamam esse fenômeno de contágio emocional.
O efeito é tão forte que pode ser causado até mesmo ao se olhar para imagens, o que significa que navegar por uma coleção de imagens de rostos felizes pode melhorar o seu humor e até por um sorriso no seu rosto.
Imagem no topo: Father holding his son’s hand, de djedzura
http://www.shutterstock.com/pt/blog/http://www.shutterstock.com/pt/blog/6-tipos-de-imagens-que-provocam-uma-reacao-emocional?
Nenhum comentário:
Postar um comentário