Como cuidar do seu terrário
Os terrários da floresta urbana são feitos predominantemente com cactáceas e suculentas.
Cactaceae é a família botânica representada pelos cactos, existem aproximadamente 84 gêneros e 1400 espécies nativas das Américas. São frequentemente usados como plantas ornamentais, mas alguns também são encontrados na agricultura.
São plantas pouco usuais, adaptadas a ambientes extremamente quentes ou áridos, apresenta ampla variação anatômica e capacidade fisiológica de conservar água.
Suculentas são aquelas nas nais a raiz, o talo ou folhas foram "engrossados" para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas em geral. Esta adaptação lhes permite manter reservas de líquido durante períodos prolongados, e sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.
Terrários são considerados mini-jardins que nos aproximam um pouco mais da Natureza mesmo estando em casa, apartamentos ou escritórios, com um simbolismo simples e impactante, serve como opção para sua falta de espaço e a famosa falta de tempo para cuidar.
Opções de Terrário
Como cuidar do seu Terrário
Terrários Abertos
Água: as suculentas e cactos acumulam muita água em suas folhas, por isso precisam de pouca rega. Observe a terra: se estiver muito seca, borrife água (evite borrifar nas plantas, apenas na terra). Em épocas quentes regue uma vez por semana, sempre à noite ou cedo pela manhã. No frio regue a cada 15 dias, ou quando o solo estiver muito seco. O excesso de água pode comprometer seu terrário, fique atento se no fundo do seu terrário acumular água ou estiver muito úmido, isso pode ocasionar o apodrecimento das raízes.
Poda e propagação: Cada folha dá origem a uma nova planta. Se alguma folha cair coloque sobre a terra e espere a raiz crescer para poder plantar. A poda é importante para renovar as plantas - remova folhas murchas ou ressecadas.
Observação: tenha cuidado com o manuseio, trata-se de um pequeno ser, e com vida. por isso, seja gentil nas ações e respeito pela Natureza.
Terrários Fechados
Sol: deixe em local com boa iluminação (pode ser artificial), mas nunca sob luz solar direta. A luz intensa aumenta a temperatura dentro do vaso, murchando as plantas, e consequentemente a morte das espécies.
Água: o terrário fechado funciona como um mini ecossistema a água entra em ciclo de absorção pelas raízes no solo, e volta à atmosfera por meio da evapotranspiração das folhas, condensa no vidro e volta à terra. Portanto, se o vidro estiver com gotículas de água, o ciclo está acontecendo, se notar um excesso de água nas paredes, abra-o e deixe aberto por alguns minutos depois volte a fechá-lo. Observe a terra, se estiver escura, está úmida. Caso perceba que está seca, borrife um pouco de água filtrada.
Poda: apare a parte do musgo que cresceu mais que o restante. Retire as folhas amareladas ou marrons. A decomposição delas pode favorecer o crescimento de fungos.
Observação: tenha cuidado com o manuseio, trata-se de um pequeno ser, e com vida. por isso, seja gentil nas ações e respeito pela Natureza.
Caso esteja notando algo diferente que traga um pouco mais de preocupação entre em contato conosco:
terrario@floresta-urbana.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário