Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Bonsai – Árvores em Miniatura

Bonsai – Árvores em Miniatura


Curiosidades sobre o bonsai, árvores em miniatura


A palavra bonsai é vinda do japonês, e significa “árvore em bandeja”. De outra forma, podemos dizer que é uma árvore ou arbusto, com dimensões reduzidas, plantado em um vaso de pequena profundidade. Basicamente, o bonsai pode ser considerado uma réplica artística de uma árvore natural em miniatura, representando a arte viva da união de arte, agrotécnicas e tempo.


Origem do Bonsai:

Ao contrário do que muitos imaginam, há fortes indícios de que a arte do bonsai se iniciou na China, e não no Japão. Mas não há como negar que independente de onde a arte tenha começado, foi no Japão que o Bonsai foi mais difundido e popularizada.
O cultivo de bonsais se tornou um hobby não só no Oriente, nos últimos 20 anos, a técnica ocupou o mundo todo. O cultivo comercial hoje gera muita receita em todo o mundo, sendo que os bonsais mais antigos e bem moldados chegam a altíssimos valores no mercado. Esse interesse pelo cultivo e comércio do bonsai vem crescendo junto a outras artes orientais que vem sendo muito valorizadas nos últimos anos.
Inicialmente, não há qualquer regra relacionada à produção e cultivo de bonsais, mas com o surgimento de concursos, vendas e leilões, várias classificações surgiram. Mas para alguém que cultiva de forma amadora, essas classificações pouco importam. Mas apresentaremos alguns dos estilos definidos.

Bonsai de caliandra

Estilos de Bonsai:


bonsaiCom o difundimento da técnica, foram dividios alguns estilos básicos de bonsai.Existem bonsais de diversos tamanhos, dentre eles, estão os:

- Menores de 15 cm: chamados de mame.
- De 15 a 30 cm: considerados pequenos.
- De 30 a 60 cm: considerados médios.
- Acima de 60 cm: considerados grandes.
bonsai
Há na natureza várias formas que caracterizam cada árvore. Essas formas são imitadas no bonsai, para reproduzir as formas naturais.

Dentre esses estilos estão:

Chokan: Estilo ereto formal. Árvore com tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.
Moyogi: Estilo ereto informal. Tronco sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que progride para o ápice. A árvore deve dar a impressão de um movimento gracioso.

Shakan: Estilo inclinado. Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se predominantemente em uma direção.

Kengai: Estilo cascata. A árvore se dirige para fora da lateral do vaso e então se movimenta para baixo, na direção da base do vaso, ultrapassando a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo são estreitos e profundos.

Han-kengai: Estilo semi-cascata. Semelhante ao anterior, com a árvore se dirigindo para fora da lateral do vaso, mas não segue para a base do vaso.

Fukinagashi: Varrido pelo vento. Árvore com ramo e tronco inclinados como que moldados pela força do vento.
Na realidade, quase todas as árvores e arbustos podem ser usadas para se fazer um bonsai. Mas as melhores candidatas são aquelas árvores ou arbustos que possuem pequenas folhas e pequenos galhos, sendo naturalmente densas e compactas. Essas características ajudam a criar uma melhor ilusão de escala, tornando a planta mais proporcional.
O formato do tronco e galhos do bonsai pode ser modelado através da aramação (colocação de arames). Os arames são colocados e mantidos por um ano ou mais, ou até que os galhos já tenham se estabilizado no formato.
bonsai

***Dica: 
Para iniciarmos os tratos em um bonsai verdadeiro, isso pode levar anos. Para que a pessoa possa treinar esses tratos, podemos utilizar plantas de rápido crescimento, como suculentas, em vasos grandes, podando-as e modelando-as com arames. Apesar de podermos plantar nosso bonsai começando pelas sementes, que podem ser coletadas ou compradas, o meio mais comum e recomendável para se fazer um bonsai é através da compra de uma muda em um viveiro confiável.

***Como escolher a muda?
Escolha uma muda de tamanho em torno de 15 a 20 cm de atura, com tronco forte e relativamente espesso, verificando sempre a ausência de doenças e ferimentos no tronco da planta. A espécie e muda a ser utilizada deve ser escolhida de acordo com o tipo e forma do bonsai que você deseja fazer.
AzaleaBonsai
***Exemplos de bonsai:

Algumas boas espécies para bonsai são: Pinheiro japonês, mini romã, cerejeira, jabuticaba, Primavera, Glicínia, Jequitibá, flamboyant, cipreste, pitanga e azalea como o bonsai da foto acima. Veja mais exemplos de belos bonsai:

Quer aprender a fazer um Bonsai ?

Acesse o site abaixo e aprenda tudo sobre o cultivo do Bonsai:
>>>Cultivando.com.br
Também recomendo o curso básico de bonsai, fornecido pela empresa Cresça Brasil. Nesse curso, você vai aprender a arte milenar do cultivo de bonsais, tais como escolha de plantas, cuidados necessários, diferentes estilos e as classificações de tamanho e espécie. A abordagem vai desde o preparo da terra até a poda e manutenção das pequenas árvores. Vale a pena conferir! :)
Acesse o link abaixo para obter mais informações do curso:
>>> Curso Básico de Bonsai
Já ouviu falar sobre o Bambu da Sorte (Lucky Bamboo)?
Clique aqui para saber sobre ele.

http://www.japaoemfoco.com/oque-e-um-bonsai/

Nenhum comentário: