Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 7 de julho de 2015

BEBÊS... Cólicas em bebê o que fazer?

Cólicas em bebê o que fazer?

Descubra o que causa essas cólicas em bebês, até quando elas duram e como lidar com a situação para aliviar e evitar a dor da criança.
bebê com olho claro
Quando o bebê começa a chorar por conta de cólicas muitas mães entram em desespero, principalmente, quando isso ocorre à noite e elas são de “primeira viagem”, ou seja, não possuem um conhecimento grande sobre o que fazer. Algumas mães levam os seus bebês correndo a prontos-socorros imaginando que possa ser alguma doença, porém as cólicas afetam um grande número de bebês e é algo natural nesta fase. Para auxiliar as mães buscamos explicar em detalhes o que causa e as principais formas de evitar e aliviar as cólicas de seu filho.                       

Cólicas em bebê o que causa

bebê chorando
Os pediatras informam que as cólicas afetam, geralmente, um número entre 90% e 95% dos bebês e sua causa não está associada a nenhum tipo de doença e, sim, apenas ao seu intestino ainda imaturo. Desta forma, segundo os médicos, as paredes do intestino acabam se contraindo e relaxando sem nenhum tipo de controle e causa os gases, que por consequência, levam as cólicas.
Para ilustrar melhor isso vamos usar um exemplo: quando o bebê mama o leite materno o seu intestino, ainda imaturo, acaba por se contrair e relaxar, sem controle, e acabam por provoca as cólicas, simplesmente, por ser uma sensação nova para ele. Outra causa que ainda está sendo estudada diz respeito ao bebê não sugar corretamente o leite materno e, desta maneira, acabar engolindo ar durante a amamentação, sendo que este ar cause a cólica.

Cólicas em bebê até quando

bebê deitado
As cólicas em um bebê saudável duram por aproximadamente três meses, pois este é o tempo que o organismo do mesmo leva para amadurecer todo o seu mecanismo de digestão, esse período ocorre quando o bebê completa o seu primeiro ano de vida (9 meses de gestação mais os 3 meses após o nascimento). Segundo os médicos, depois deste período o intestino e o cérebro já se entendem melhor e, desta forma, as cólicas terminam a partir do quarto mês de vida. Contudo, se as mesmas continuarem durante este mês é necessário buscar ajuda do pediatra para verificar se existe algum problema com o bebê.

Cólicas em bebê como aliviar

mãe brincando com bebê
Quando o bebê começa a chorar logo após ter se alimentado muitas mães não sabem o que fazer, pois é certo que o mesmo está sofrendo com cólicas. Existem algumas formas de aliviar as cólicas do bebê: Massageie a barriga, quando você perceber que o mesmo está com algum desconforto massageie a barriga com movimentos circulares; Dê um banho quente, prepare uma água em uma temperatura entre 36ºC e 37ºC, diminua a luz e coloque, se possível, uma música calma, pois este ambiente remeterá o bebê a sua experiência dentro do útero e ele irá relaxar; Faça uma compressa, pegue uma toalha de pano e passe com o ferro de passar roupa até deixa-la quentinha e coloque sobre a barriga do bebê, pois isso irá ajudar a haver uma vasodilatação. Pode ser usada, também, uma bolsa térmica; e  Medicamentos, se nada der certo com o seu bebê procure o pediatra e comente a respeito, este poderá lhe indicar medicamentos infantis que podem auxiliar no controle das cólicas.

Cólicas em bebê como evitar

mãe segurando bebê
Não existe uma maneira 100% eficaz de evitar as cólicas no bebê, pois como vimos anteriormente este é um processo que atinge quase todas as crianças. Porém, alguns cuidados podem ser feitos procurando evitar, como: Nunca faça uma cesariana logo após as 38 semanas, como vimos às cólicas geralmente terminam quando o bebê completa um ano desde a fecundação e quanto mais cedo ocorrer a cesariana maior será o tempo que ele terá cólicas depois de nascido; Nunca amamente estressada ou, até mesmo assistindo televisão, quanto mais calmo estiver o ambiente melhor será a amamentação do seu bebê; Beba bastante água durante toda a gestação, assim como inclua no seu cardápio bastante fibras, vegetais crus e probióticos; e ainda cuide dos horários, mantenha horários controlados para a amamentação do bebê e, nunca amamente o bebê por qualquer chorinho, pois desta maneira o bebê vai se ajustando e, por consequência, ele irá mamar mais e melhor.
http://www.meuportal.net/colicas-em-bebe-o-que-fazer/

Nenhum comentário: