Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

SAÚDE /CONHECIMENTO.... Certas bactérias podem contribuir para sintomas de depressão

Certas bactérias podem contribuir para sintomas de depressão


Certas bactérias podem contribuir para sintomas de depressão


Pela primeira vez, cientistas mostraram que existe uma maneira de as bactérias do intestino desempenharem uma função no desenvolvimento de comportamentos ansiosos e depressivos. O que eles mostraram é que o micro bioma do intestino pode afetar muitos aspectos da nossa saúde, mas a maior parte dessa pesquisa foi feita em roedores que eram saudáveis.
A pesquisa, desenvolvida por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, tinha como objetivo testar a influência dos micro biomas do intestino em roedores estressados. Para “estressar” os animais, filhotes de 3 a 21 dias de idade eram separados de suas mães por três horas por dia.
O experimento foi conduzido com roedores que tinham condições bacterianas diferentes no intestino. Um dos grupos era completamente livre de bactérias, e viviam em uma sala esterilizada, para prevenir a proliferação delas. Já outro grupo, era exposto a um certo número de bactérias. Um último grupo, para controle, era livre de bactérias e seus ‘integrantes’ não foram separados de suas mães.
Os filhotes com micro biomas normais que foram submetidos a estresse, no começo de suas vidas mostraram um aumento incomum no hormônio chamado corticosterona. Eles também apresentaram sinais de depressão e ansiedade. Os que eram livres de bactérias, no entanto, agiram de maneira similar aos ratos de controle, sem demonstrar sintomas de ansiedade ou depressão.
Os resultados indicam que a bactéria presente no ambiente pode contribuir para comportamentos ligados à ansiedade e depressão. Depois disso, eles expuseram os roedores que tinham intestinos “livres” às bactérias retiradas do outro grupo. À medida que o micro bioma do intestino mudou, mudou também a atividade metabólica e comportamental. Depois de algumas semanas, os roedores que antigamente eram livres de sintomas começaram a mostrar sinais de depressão.
Por último, os cientistas expuseram o grupo de controle às bactérias, e nesse caso, não houveram sintomas. Ficou então concluído que o estresse no início da vida, somado com um micro bioma associado ao estresse, pode levar à depressão com o passar do tempo.
Mais estudos sobre o assunto devem ser realizados para testar esses efeitos em seres humanos.

Leonardo Ambrosio é gaúcho, tem 19 anos e estuda Jornalismo na UniRitter Laureate International Universities de Porto Alegre. Atualmente trabalha como redator em dois sites distintos, escrevendo também para o portal 'Climatologia Geográfica'. Ama seu trabalho e está sempre aberto ao contato por Facebook ou E-Mail.
Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/certas-bacterias-podem-contribuir-para-sintomas-de-depressao/#ixzz3hIu4QqZz
http://misteriosdomundo.org/certas-bacterias-podem-contribuir-para-sintomas-de-depressao/

Nenhum comentário: