Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

domingo, 12 de julho de 2015

TURISMO ...Natureza e clima nostálgico movem turismo ferroviário pelo Brasil

Natureza e clima nostálgico movem turismo ferroviário pelo Brasil


Uma taça de vinho dá as boas-vindas, celebradas ao som de forró, música sertaneja e canções italianas.

No Rio Grande do Sul, o Trem do Vinho, que percorre Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, recebe os passageiros com a bebida característica da serra gaúcha para um passeio de duas horas ao embalo de músicas típicas do Estado.

O friozinho é amenizado pelo som de acordeonistas e de um conjunto de dança, enquanto a maria-fumaça de 1941 segue seu rumo.
Para tentar atrair público e alavancar o transporte de passageiros em trens turísticos, cidades aliam natureza ao charme da maria-fumaça e às características de cada região.

O Brasil está, hoje, em 14º lugar na lista de países com o maior número de rotas turísticas ferroviárias, segundo a Abottc (Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais)
São 31 passeios: dos 800 m de extensão de Paranapiacaba (SP) aos 70 km da Serra do Mar paranaense. Desses, 21 integram um projeto que tem como meta impulsionar a retomada da modalidade no país cinco ainda estão em implantação. O setor aposta em alta demanda já há rotas com lotação esgotada para as férias de julho.
Feitos em trilhos uma vez usados no transporte de cargas, os passeios têm como ponto comum a baixa velocidade dos trens máximo de 25 km/h e o clima nostálgico de vagões restaurados.

http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2015/07/1653133-natureza-e-nostalgia-movem-passeios-de-trem-pelo-brasil.shtml

GARIBALDI

Garibaldi tem ruas calmas e um centrinho charmoso, com alguns casarões históricos que resistiram ao tempo. Mas, na cidade famosa por produzir bons espumantes, são as vinícolas abertas à visitação as maiores responsáveis por atrair os visitantes assim como na vizinha Bento Gonçalves.
COMO CHEGAR
Quem deixa Porto Alegre deve sair pela movimentada BR-116. Entre São Leopoldo e Novo Hamburgo, vire à esquerda na duplicada RS-240 posteriormente RS-122. A estrada segue duplicada até São Vendelino, onde começa o trecho mais forte de subida da serra - 20 km até Carlos Barbosa, município vizinho a Garibaldi. Quem vem dos outros estados do sul deve seguir pela BR-116 até Caxias do Sul. Após atravessar a maior cidade da Serra Gaúcha, pegue a RS-453 até cair no trevo de Bento Gonçalves e Garibaldi. Vire à esquerda na RS-470 e logo mais você chegará à capital do espumante brasileiro. COMO CIRCULAR
Diferentemente de Bento Gonçalves, a maioria das vinícolas turísticas de Garibaldi ficam dentro da cidade, nas proximidades da Avenida Independência. Apenas a Chandon está na estrada para Bento Gonçalves.
http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-rs-garibaldi

Estação de Garibaldi e vagão da Maria Fumaça viram atração em longa de Selton Mello

12/05/2015

A Serra gaúcha volta a ser cenário para gravação de filmes nacionais e desta vez a produção de “O Filme da Minha Vida” escolheu a estação da Maria Fumaça, de Garibaldi, e um dos vagões do trem, que faz tradicional passeio cultural da região da Uva e do Vinho, para rodar as principais cenas do longa. As gravações acontecem até o final de maio. Tanto a estação quanto o vagão foram reformados para voltar aos anos 60, época do filme.

“É cenário típico dos trens de locomoção da época. O vagão traz bancos originais, revestimento em madeira, cortinas, acessórios e pintura da década”, explica Bruna de Souza, responsável pelo marketing da Giordani Turismo, empresa que opera a Maria Fumaça e que executou o projeto de restauração, sob coordenação de Claudio Amaral Peixoto, diretor de arte. Após as filmagens, o  vagão restaurado será incorporado ao passeio de Maria Fumaça.

O passeio turístico de trem a vapor é uma das atrações mais conhecidas e procuradas da Região Uva e Vinho, na Serra gaúcha. São 23 quilômetros de percurso entre as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa num passeio de cerca de duas horas no qual é possível admirar a paisagem serrana e também sentir de perto a alegria dos imigrantes italianos com seus cantos e danças que levam a festa para dentro dos vagões. Nas estações, os turistas também são recepcionados com música e degustação de vinhos e espumante.

Saiba mais sobre o filme
:
Com direção e atuação de Selton Mello, O Filme da Minha Vida é baseado no livro Um Pai de Cinema, do chileno Antonio Skármeta. Ambientado na década de 1960, o enredo conta a história de Tony, um jovem que retorna da faculdade para a pequena cidade em que nasceu no Sul do Brasil, onde decide se tornar professor depois de saber que seu pai não mora mais lá. Com as idas ao cinema de uma cidade vizinha, acaba descobrindo um segredo e precisará lidar com ele. O elenco conta com Vincent Cassel, Johnny Massaro, Bruna Linzmeyer, Rolando Boldrin, Ondina Clais, Beatriz Arantes, João Prates, Erika Januza, Martha Nowill e Antonio Skármeta, em participação especial.

Passeio de Maria Fumaça:

O passeio de Maria Fumaça é um retorno ao passado pela história da imigração italiana e pelas belezas naturais da região da Uva e do Vinho na Serra do Rio Grande do Sul. Além do passeio de trem, a Giordani Turismo também oferece outras atrações como a visita ao Parque Temático Epopeia Italiana. São dois mil metros quadrados que apresentam nove ambientes para retratar a saga dos italianos desde a vinda da Itália, passando pela viagem ao Brasil e, por fim, a adaptação ao novo continente. O roteiro também pode incluir Enoturismo, com visitas às principais vinícolas da região, e Enogastronomia, para os turistas desfrutarem da gastronomia típica.








Reservas: (54) 3455-2788 ou mfumaca@giordaniturismo.com.br
http://www.turismoemfoco.com.br/noticia/20664-estacao-de-garibaldi-e-vagao-da-maria-fumaca-viram-atracao-em-longa-de-selton-mello.html

Remanso (Xangri-lá)

Remanso é uma praia brasileira do estado do Rio Grande do Sul.
É um dos balneários que compõem a orla marítima de Xangri-lá, município que faz divisa pelo litoral com Capão da Canoa ao norte e com Osório ao sul e que tem como vias de acesso a RS-389, conhecida como Estrada do Mar, e a BR-101, que deve ser deixada para trás na localidade de Morro Alto, onde adentra-se na RS-407.
Destaque para a avenida Paraguaçu, que atravessa todo o balneário e em cujas margens há vários estabelecimentos comerciais que servem à população fixa e a flutuante desta praia.
Comparando-se distâncias deste balneário com as capitais mais próximas e tomando-se como ponto de partida a sede de Xangri-lá, a distância é de 130 quilômetros de Porto Alegre e 348 quilômetros de Florianópolis.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Remanso_(Xangri-l%C3%A1)
viver, com relação à saúde, qualidade de vida, clima e facilidade de acesso para outras cidades vizinhas. Vamos conhecer um pouco mais a cidade de Capão da canoa nas imagens a seguir:
Portal:Brazil/Selected panorama/Archives - Wikipedia, the free encyclopedia
en.wikipedia.org
Beach of Noiva do Mar, in the city of Xangri-lá, Rio Grande Do Sul, Brazil.

Nenhum comentário: