Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 7 de julho de 2015

BEBÊS... Bebês Prematuros

Bebês Prematuros

Prematuro.-12

Estes bebês têm pressa de nascer. São tão pequenos que nos transmitem uma sensação de fragilidade, muito maior do que qualquer recém-nascido de termo. Os bebés prematuros são no entanto uns combatentes por natureza, pois conseguem sobreviver ao mundo que os rodeia muito antes do que seria previsto. Os especialistas em neonatologia aconselham a tratá-los com normalidade, mas com cuidado, pois apesar de tudo não podemos ficar obcecados pela sua prematuridade mas também não podemos estar constantemente a compará-los com outros bebés que tenham nascido de termo.
É considerado um bebé prematuro quando nasce antes da 37ªsemana de gestação. “ Um bebé que nasce de 25 semanas é do tamanho de um fio de esparguete, a cabeça equivale ao tamanho de uma bola de ténis, o peso é o aproximado ao de 2 laranjas médias (600g), uma aliança de senhora serve-lhe de pulseira e o sangue que lhe corre por todo o corpo equivale a um frasco de 50 ml de perfume”.
 Em mais de 85% dos casos em que os bebés nascem com menos de 1500 gramas, sobrevivem e levam uma vida normal. Dentro do grupo dos prematuros existem aqueles que nasceram antes das 32 semanas e os que nascem depois. Os que nasceram depois geralmente passam pouco tempo na incubadora, mas os que nasceram antes podem ter alguns problemas durante os primeiros dias de vida tais como: dificuldade em respirar (imaturidade do sistema respiratório), dificuldade em manter o calor do seu corpo (têm pouca gordura corporal), podem ter crises de apneia (interrupção da respiração durante mais de 15 segundos), icterícia (coloração amarelada da pele e branca dos olhos), anemia (numero de glóbulos vermelhos menor do que deveria ter).
Os bebés prematuros ficam nas incubadoras em lugar de ir para casa com os pais. Normalmente esta situação deprime muitas mães,  que vão de mãos vazias para casa e se culpabilizam pelo acontecido. Na realidade este ultimo aspecto que referimos vai afectar posteriormente os bebés, pois como as mães que se sentem tristes dão menos afecto, menos calor, e essa ansiedade passa para os bebés.
Um bebé prematuro irá para casa tendo em conta que terá que pesar pelo menos 1800 gramas. Esta ida para casa estará relacionada com o grau da maturidade do bebé mas também da preparação dos seus pais.

Outros artigos relacionados:

http://www.net-bebes.com/bebes/recem-nascido/bebes-prematuros

Nenhum comentário: