Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

CURIOSIDADES...Catatumbo: onde os raios nunca param

Catatumbo: onde os raios nunca param

Catatumbo: onde os raios nunca param


Quando o ambientalista venezuelano Erik Quiroga tinha apenas 5 anos, sua mãe lhe mostrou uma mancha no horizonte onde luzes magníficas pareciam vir de uma tempestade enorme a maioria das noites, cerca de 64 km a partir de sua cidade natal Valera, no sopé da Cordilheira dos Andes.
Quando sua família mudou-se para o Lago Maracaibo quatro anos mais tarde, para perto do epicentro da tempestade eterna, ele conheceu o que se tornaria uma paixão por toda a vida: os Relâmpagos de Catatumbo.
“Isso me surpreendeu. Aos nove, eu me apaixonei pelos raios,” Quiroga disse em uma entrevista.
Conforme os anos passaram, Quiroga se tornou um ambientalista e passou duas décadas estudando o fenômeno natural cinematográfico.
Graças a seus estudos, o fenômeno chamado “Relâmpagos de Catatumbo” foi incluso na edição 2015 do Guinness World Records, destronando a cidade congolesa de Kifuka como o lugar com até então a maior queda de raios do mundo.
Então, o que faz com que uma tempestade tão poderosa se desenvolva no mesmo local, até 300 noites por ano?
Os cientistas pensam que Catatumbo, nomeado por causa de um rio que corre para o lago, são raios normais que só ocorrem muito mais do que em qualquer outro lugar, devido à topografia e padrões de vento locais.
Ver vídeo no próprio site...
http://misteriosdomundo.org/catatumbo-onde-os-raios-nunca-param/
A bacia do Lago Maracaibo é cercada por montanhas que prendem ventos quentes que vêm do Caribe. Estes ventos se colidem quase todos os dias com o ar fresco que vem dos Andes, criando poderosas nuvens de tempestade e com uma média de 28 relâmpagos por minuto através de uma vasta área uma explosão de energia que poderia fornecer energia para todas as lâmpadas da América Latina. [Reuters]


Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/catatumbo-onde-os-raios-nunca-param/#ixzz3hJNAq7mD


http://misteriosdomundo.org/catatumbo-onde-os-raios-nunca-param/

Nenhum comentário: