Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

quinta-feira, 2 de julho de 2015

SAÚDE ...Como funciona a visão/Protegendo seus olhos

Como funciona a visão
por Dr. Carl Bianco, M.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução


Nova tecnologia

Implante na retina pode ajudar deficientes visuais a enxergar parcialmente. A nova tecnologia pode suprir a demanda de transplantes.
Não é nenhuma novidade que a função principal do Sol no centro do nosso sistema solar é fornecer luz. A luz é que faz a vida se mover. É difícil imaginar nosso planeta e nossa vida sem ela.
A percepção da luz pelas coisas vivas é quase universal. As plantas usam a luz através da fotossíntese para crescer. Os animais usam a luz para caçar suas presas ou sentir e escapar dos predadores. Alguns dizem que foi o desenvolvimento da visão estereoscópica, juntamente ao desenvolvimento do grande cérebro humano e à liberação das mãos do processo de locomoção, que permitiram aos humanos evoluir tanto.
Neste artigo, vamos falar sobre as fantásticas atividades do interior do olho humano!

William Blake descreveu os olhos como as "janelas da alma". Em termos práticos, nossos olhos são as janelas por onde vemos o mundo ao redor. De qualquer modo, não há dúvida de que damos um grande valor aos nossos olhos e à nossa visão. As pesquisas têm mostrado que dos 5 sentidos, a visão é o que as pessoas mais temem perder.

Devido à importante função que nossos olhos desempenham, devíamos dar a eles o melhor cuidado possível, mas às vezes estamos tão ocupados que nos esquecemos de algumas poucas coisas que podem manter nossos olhos saudáveis. Bem, nas próximas seções deste artigo, daremos a você todas as dicas necessárias para cuidar dos seus olhos.

  • Proteja seus olhos

    A primeira parte do cuidado com os olhos, é certificar-se de que não serão lesados. Primeiro mostraremos como a nutrição adequada vai manter seus olhos fortes e saudáveis. Lembra quando você era criança e sua mãe dizia que cenouras faziam bem para a vista? Bem, ela talvez estivesse certa. Em seguida, vamos falar sobre como impedir que ocorram lesões nos olhos quando você estiver praticando esportes ou executando tarefas domésticas. Vamos também dizer quando você deve usar óculos de proteção e quais os tipos mais apropriados.
  • Prevenindo problemas nos olhos

    Seus hábitos cotidianos podem lesar seriamente seus olhos. Sem que você tome conhecimento ou perceba, seus olhos podem estar se deteriorando lentamente devido ao abuso. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a luz ultravioleta, os danos que ela pode causar e porque você precisa da proteção UV nos seus óculos de sol. Vamos falar também sobre 'forçar a vista' e se é verdade ou não que sentar muito perto da TV pode danificar sua visão. Vamos dar ainda algumas dicas especiais de cuidados para os olhos de diabéticos e dizer porque você deve ser diligente nas consultas ao oftalmologista.
  • Distúrbios congênitos dos olhos

    Em um certo sentido, algumas pessoas já nascem com problemas nos olhos. Como outros distúrbios congênitos, há muitos problemas oculares que estão codificados na genética da pessoa.  Estes distúrbios podem incluir problemas relativamente simples, como dificuldades para enxergar perto ou longe, ou podem ser problemas debilitantes, como o glaucoma. Nesta seção vamos falar sobre os sintomas destes distúrbios e os tratamentos disponíveis. Vamos também informá-lo sobre a ajuda para a visão que está falhando, que você pode obter nas farmácias.
  • Problemas oculares temporários

    Mesmo tendo todo o cuidado, os problemas nos olhos acabam acontecendo. Seja uma infecção incômoda ou embaçamento causado pelo uso excessivo, há muitos problemas temporários que afetam os olhos e podem ser bastante assustadores.  Nesta seção, vamos abordar todos os principais problemas que ocorrem nos olhos, como conjuntivite, olhos secos, olhos vermelhos e terçóis. Vamos também dar-lhe informações sobre o perigo da conjuntivite para os bebês e dar uma orientação sobre como e quando comprar colírios.
Este artigo tem finalidade apenas informativa. ELE NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tanto o editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., quanto o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.



Como cuidar dos seus olhos
por Donald Patten, M.D. - traduzido por HowStuffWorks Brasi

Protegendo seus olhos

Para manter nossos olhos funcionando na capacidade máxima, precisamos dar a eles um pouco de atenção e evitar os riscos e atos descuidados que podem prejudicá-los. Em primeiro lugar vamos aprender como a nutrição pode ajudar a fortificar os olhos.

Nutrição

Vitamina A - por gerações, as mães têm dito aos filhos que eles devem comer cenouras para enxergarem melhor à noite. Bem, pode ser que sim, pode ser que não. Na verdade, esse toque de sabedoria popular é uma versão levemente distorcida de um fato científico conhecido. As cenouras são uma excelente fonte de vitamina A e um dos primeiros sintomas da deficiência desse nutriente é a cegueira noturna. Isso não significa, contudo, que comer cenouras vai tornar a visão noturna normal ou ainda melhor.

Como a mamãe dizia, a vitamina A das cenouras pode manter seus olhos saudáveis.
2006 Publications International, Ltd.
Como a mamãe dizia, a vitamina A das cenouras pode manter seus olhos saudáveis
Mas ninguém nega que a vitamina A seja essencial para a saúde dos olhos e para a visão normal. A deficiência crônica grave de vitamina A causa uma condição chamada xeroftalmia, ou olhos secos. Isso afeta a córnea, a cobertura transparente que permite que a luz entre nos olhos. Na xeroftalmia, a córnea que normalmente é clara e brilhante torna-se extremamente seca. Se não for tratada, essa condição pode levar à cegueira. A xeroftalmia atinge cerca de 3 milhões de crianças por ano nos países em desenvolvimento. Mais de 250 mil delas acabará tendo cegueira permanente, uma tragédia que poderia ser evitada através de uma dieta adequada ou suplementação com vitamina A.

Antioxidantes - os antioxidantes têm bastante destaque nas notícias atuais, devido às evidências de que podem prevenir parte da deterioração biológica que acompanha o envelhecimento. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes beneficiam o corpo impedindo o dano celular causado pela oxidação, (oxidação é um processo natural que ocorre como parte do funcionamento celular normal. O processo é similar ao escurecimento de uma fruta cortada que fica exposta ao ar durante muito tempo).

Além de reduzir o risco de doença cardiovascular e de câncer, os antioxidantes junto com o zinco, podem ajudar na proteção contra a degeneração macular, uma doença ocular grave associada à idade. Um estudo feito pelo National Institutes of Health (The Age-Related Eye Disease Study - AREDS) descobriu que os altos níveis de antioxidantes da vitamina A (betacaroteno), C e E reduziam significativamente o risco de desenvolver uma degeneração macular avançada relacionada à idade (DMRI) naqueles que já corriam algum risco de desenvolver a doença. Contudo, o estudo não deu evidências de que os antioxidantes possam proteger contra o desenvolvimento de catarata.

Minerais - além dos antioxidantes, acredita-se que certos mineiras também estejam ligados à saúde dos olhos. Tem-se mostrado que o zinco, por exemplo, ajuda a reduzir o risco de degeneração macular avançada ligada à idade. Um estudo sobre doenças oculares relacionadas à idade (AREDS) descobriu que tomar altos níveis de zinco, junto com altos níveis de vitaminas antioxidantes, reduzia em cerca de 25% o risco de desenvolver DMRI avançada.

Evitando perigos e acidentes

A lesão dos olhos pode acontecer em qualquer lugar. Os especialistas dizem que 90% das lesões nos olhos podem ser evitadas. Para isso é preciso um pouco de vigilância adicional nas situações que tornam seus olhos vulneráveis. Aqui estão algumas delas:
Na recreação - seja uma linha de pesca errada, uma bola rebatida, o recuo de uma corda elástica ou faíscas de uma fogueira no camping, os locais de recreação apresentam sérios riscos de lesões nos olhos. O melhor modo de se divertir com segurança é ficar alerta. Preste bastante atenção naquilo que você está fazendo e no que está acontecendo ao seu redor. 

O número de lesões nos olhos ligadas aos esportes chega a 200.000 por ano nos Estados Unidos. Uma proteção para os olhos pode ajudar.
2006 Publications International, Ltd.
O número de lesões nos olhos ligadas aos
esportes chega a 200 mil por ano.
Uma proteção para os olhos pode ajudar
O número de lesões nos olhos ligadas aos esportes chega a 200 mil por ano, com os jogadores de beisebol, basquete, tênis, squash e hóquei sendo os mais suscetíveis. Quando você estiver no campo, quadra ou ringue, use óculos de proteção que protejam as laterais também. Os óculos feitos de policarbonato ou outro plástico rígido são os melhores.

Na oficina doméstica - lascas de madeira voando, pregos ricocheteando, solventes espirrando, estes são apenas alguns dos perigos impostos pelas tarefas do tipo "faça-você-mesmo" em casa. O uso de óculos de proteção pode parecer chatice, mas é capaz de salvar a sua visão. 

Aqui estão algumas opções:


  • óculos de segurança - custam barato e oferecem proteção quando você está martelando ou usando ferramentas manuais ou instrumentos elétricos lentos. Procure uma marca que indique que os óculos passaram por testes de segurança. Aqueles feitos de policarbonato serão mais resistentes ao impacto. Certifique-se de escolher óculos com proteção lateral também, para barrar objetos que venham pelos lados. Se você precisa de óculos para visão, pode também obter um óculos de segurança com grau.

  • óculos de segurança vedados - estes protegem você de resíduos voando de todas as direções. Assim, os óculos vedados dão o máximo de proteção por todos os lados quando você está trabalhando com ferramentas, substâncias químicas e etc.

  • protetores faciais - estes são uma boa ideia quando você estiver usando um torno ou fresa, por exemplo. Se você estiver soldando, certifique-se que o protetor tem algum revestimento especial para proteger seus olhos da luz intensa. Como o protetor não protege contra impacto forte de objetos que possam voar por cima ou ao redor dele, você deve usar sempre óculos de proteção embaixo do escudo.
Jardinagem - muitas pessoas têm descoberto da pior maneira que, mesmo uma tarefa simples, como cortar a grama, pode levar a uma lesão dos olhos. Milhares de ferimentos nos olhos são resultados de pedras ou galhos que voam para longe quando você passa o cortador de grama. Desse modo, é uma boa idéia usar óculos de proteção vedados para se proteger. O mesmo serve para quando você estiver aparando cercas vivas; os galhos podem voltar e atingir seu olho. Quando estiver usando uma serra elétrica, é importante usar tanto o protetor facial quanto os óculos de segurança vedados.

Outras tarefas ou consertos domésticos 
- muitas outras tarefas que você faz em casa também merecem o uso de proteção para os olhos. Por exemplo, óculos de proteção vedados podem proteger seus olhos da graxa que cai quando você está trabalhando embaixo do seu carro, de produtos químicos que espirram durante uma limpeza ou da tinta que pode derramar quando você está pintando o forro.


O trauma causado por objetos pouco pontiagudos não é o único modo de lesar seus olhos. Há pequenas coisas, aparentemente inofensivas, que você faz todos os dias e que podem resultar em problemas oculares sérios. Para ver algumas dicas de como prevenir lesões nos olhos, vá para a próxima seção.


Óculos normais não são óculos de proteção
Quando estiver trabalhando com ferramentas elétricas, produtos químicos ou cortadores de grama, não se engane acreditando que os óculos comuns que você usa estão protegendo seus olhos. Eles não estão porque:
  • não cobrem uma área suficientemente ampla; há muito espaço para que fragmentos passem por fora dos óculos e entrem no seus olhos;
  • óculos comuns podem aumentar ainda mais o risco de lesão se os cacos das lentes quebradas voarem para dentro dos seus olhos.
Este artigo tem finalidade apenas informativa. ELE NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tanto o editor do Consumer Guide ®, da Publications International, Ltd., quanto o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.

Nenhum comentário: