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sábado, 5 de outubro de 2013

Redes sociais podem ser irritantes; confira lista com os dez piores hábitos

30/09/2013


Redes sociais podem ser irritantes; confira lista com os dez piores hábitos

As redes sociais e mensageiros contam com diversos recursos que facilitam a comunicação entre seus usuários. Mas algumas funções parecem ter sido criadas especialmente para irritar as pessoas. O que dizer sobre as hashtags em excesso em publicações, posts nada interessantes de pessoas que você sequer conhece e um barulho estridente para chamar a atenção? Confira uma lista com os dez recursos mais irritantes da rede e veja se concorda.

1) Poke (ou cutucada) no Facebook
Um cutucão não costuma ser algo divertido mas, por algum motivo, a equipe de Mark Zuckerberg achou que criar um recurso de “Cutucar” (ou “Poke”) seria interessante. A função apareceu no Facebook, primeiramente, como um botão na página principal do usuários, como uma forma de ampliar a interação na rede social. Segundo o próprio serviço, as cutucadas são interpretadas de diferentes maneiras, o que pode acabar gerando confusão.
Há quem aperte o botão para chamar a atenção de um amigo, para flertar ou apenas para incomodar algum contato. Estes últimos entram para o grupos dos inconvenientes, respondendo a todas as cutucadas para ver quem desiste primeiro. Ao que parece, a função não agradou muito, sendo omitida da interface mais recente do Facebook. O recurso agora só pode ser acessado o menu localizado ao lado da opção de enviar “Mensagem”.

2) Chamando a atenção no MSN
Bater um papo com uma pessoa que pode não estar dando muita bola pode ser bem chato. Para resolver o problema, a Microsoft criou, em 2005, um botão para chamar a atenção no MSN Messenger. O recurso fazia a janela tremer, juntamente com um barulho estridente. O susto na pessoa desavisada era iminente e gerava reações diferenciadas em cada internauta.
A realidade é que muita gente realiza diversas tarefas enquanto está no computador e não pode ficar usando mensageiros o tempo tempo. Alguns usuários sem paciência clicavam no botão de chamar a atenção inúmeras vezes e o resultado final só poderia ser a irritação.

Os desenvolvedores do programa tentaram evitar a situação, impedindo que a ação fosse constantemente repetida e exibia a mensagem “Você não pode chamar a atenção tantas vezes”. Era possível desabilitar a função, mas muitos usuários preferiam colocar o status como “Ocupado” para não ser perturbado. O recurso não foi levado à diante no Skype; ufa!

3) YouTube  car re ga do  em  blo cos
O YouTube adotou recentemente o Dash (sigla em inglês para Streaming Adaptativo Dinâmico sobre HTTP), uma tecnologia que divide os vídeos em blocos carregados individualmente. O recurso acabou tornando o processo de carregamento do vídeo mais lento, especialmente para aqueles que não têm uma conexão rápida. A boa notícia é que existe uma maneira de desativar o Dash e assistir aos vídeos sem ter que esperar muito.


4) Mensagens múltiplas no BlackBerry Messenger
A BlackBerry, na época BBM, pensou em uma maneira incrível para que os usuários de seus celulares pudessem mandar uma mensagem para todos os contatos de uma só vez. O BBM broadcast messages seria uma maravilha, se as pessoas não começassem a mandar correntes, com medo da possível consequência ruim que o não envio delas poderia gerar.
Além disso, spammers também se aproveitaram da facilidade para enviar conteúdos que quase ninguém queria receber. E tem mais: a empresa desenvolveu recentemente uma versão do mensageiro para iOS e Android, que deve ser lançada até o final de 2013. Ou seja, mais pessoas serão perturbadas por mensagens genéricas dentro dos próximos meses.

5) #hashtags #que #não #acabam #mais
A hashtag foi introduzida pelo Twitter como uma maneira de facilitar a busca por termos específicos. Ao usar uma palavra-chave antecedida pelo símbolo de cerquilha “#”, ficaria muito mais fácil encontrar uma determinada discussão. Ficaria. Com a chegada do Instagram, que também utiliza o sistema, as hashtags foram banalizadas e misturam todos os temas.
Os usuários passaram a usá-las sem moderação, e há fotos com dezenas delas ou com algumas longas demais, que em nada auxiliam as pesquisas. O objetivo de quem abusa do recurso é ser encontrado mais facilmente na rede social e, consequentemente, aumentar o número de seguidores. O que muitos não sabem é que há uma lista de expressões banidas pelo Instagram que não são ativadas mesmo com o uso da cerquilha em diversos termos.

Recentemente, o Facebook adotou o sistema, com o objetivo de organizar e filtrar os posts em torno de um único tema. Resta saber se os usuários da rede de Zuckerberg saberão usá-la com parcimônia ou se será mais um mar de hashtags sem sentido na Internet.

6) Mensagens diretas automáticas no Twitter
O Twitter é muito utilizado por empresas ou celebridades que querem se aproximar de seus clientes e fãs e conta com recursos voltados para este tipo de usuário. O microblog permite, por exemplo, que aplicativos de terceiros criem e enviem mensagens diretas automáticas dando boas-vindas aos novos seguidores, oferendendo produtos e fazendo perguntas.
Twitter cria ferramenta para reportar abusos em tuítes para facilitar denúncias de ameaças na rede social (Foto: Reprodução/Techweekeurope) (Foto: Twitter cria ferramenta para reportar abusos em tuítes para facilitar denúncias de ameaças na rede social 

Muitas vezes, a mensagem vem ainda com um pedido de curtida em um perfil no Facebook. Além de ser frustrante para alguém que aguarda uma DM de um amigo e se depara com algo tão comercial, muitas pessoas físicas e não famosas utilizam o recurso, enchendo a caixa de entrada dos seguidores de recados indesejados, fazendo pedidos invasivos no Twitter.

7) Debates intermináveis nos grupos do LinkedIn
O LinkedIn é uma rede social muito útil para profissionais que desejam ampliar sua rede de contatos ou que buscam por oportunidades de emprego. Mas nem tudo são flores. Os grupos do serviço, criados para reunir pessoas com interesses em comum, são bastante confusos.
A falta de moderação faz com que os usuários abram muitas discussões - algumas tantas repetidas - de modo que estes grupos percam sua função real. É bem difícil encontrar um conteúdo em meio a tanto assunto e pessoas que aproveitam o espaço para fazer anúncios.

8) Posts (nada) interessantes no Google+
Muitas vezes, as pessoas usam serviços de feeds de notícias, acessam blogs e sites ditadores de tendência para saber o que está em alta na Internet. Por algum motivo, o Google Plus achou que seria interessante colocar no meio da tela principal da rede social os tópicos considerados mais populares entre os outros usuários, levando em conta a quantidade de compartilhamentos e curtidas. O problema é que os interesses de pessoas aleatórias, sem qualquer relação, amigos ou gostos em comum, aparecem em destaque para todos.
O gigante de buscas, no entanto, parece ter entendido que nem tudo o que é legal para eles, é de interesse de quem usa o Google+. Em 2012, tornou-se possível desativar a função “Postagens interessantes”, através do menu localizado à esquerda. A modificação não fez com que as sugestões fossem mais úteis, mas, pelo menos, o usuário pode escolher vê-las.

9) Notificações de jogos no Facebook
Quem já não perdeu as contas (e a paciência) com amigos convidando para jogar Candy Crush ou Criminal Case, ou ainda com pedidos de moedas no FarmVille? E quem nunca pensou “e eu com isso?” ao ver em que um amigo fez sabe-se lá quantos pontos no Snake? 
O Facebook é cheio de notificações de games e, quem não joga, além de não entender o que elas significam, costumam ficar irritados com a insistência dos convites dos mais viciados. Muita gente não sabe que é possível impedir que aplicações criem publicações em seu nome na rede social. O processo é bem simples; saiba como ficar livre dos convites de jogos.

10) Falsos perfeitos no Fousquare
Um usuário do Fousquare ganha o título de prefeito (ou mayorship) quando realiza check-ins em um determinado lugar mais vezes que os demais dentro de um período 60 dias. Para isto, algumas pessoas informam todos os locais para onde vão, desde a padaria até o salão de beleza, fazendo um verdadeiro mapa da sua rotina. Infelizmente, o problema não é só esse.
Para não perder o mayorship, é necessário manter o alto número de check-ins. E aqueles que detêm o título de prefeitos, podem marcar presença em locais sem que a aplicação confira se a pessoa está de fato lá. Ou seja, o medo de perder o peso da coroa importuna os demais usuários da rede social com check-ins mentirosos, em diferentes os lugares distantes até uns dos outros em um curto espaço de tempo. Por enquanto, a rede social aceita a farsa.

Fontes: techtudo

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