Cuide dele e evite doenças...
Um alerta! Os especialistas estão preocupados porque não estamos prestando atenção na saúde dos nossos rins. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, as doenças renais são consideradas uma epidemia do século XXI. É um problema de saúde pública.
A doença renal é grave e pode fazer com que os órgãos deixem de funcionar. Mais do que identificar os sintomas, o ideal é ir ao médico uma vez por ano para fazer exames simples como o de urina, o de sangue e principalmente saber como está a pressão arterial.
Aliás, as pessoas que sofrem de hipertensão, diabetes e estão muito acima do peso devem redobrar os cuidados. O sedentarismo é outro fator de risco, por isso aproveite o fim de semana para sair desse marasmo. Pare de inventar desculpas e dê o primeiro passo.
Outras dicas são: beba muita água, capriche na alimentação com frutas, verduras, evite a fritura, as gorduras e muito sal. Os rins têm um papel fundamental na nossa vida: eles eliminam líquidos e mandam embora toxinas que podem ser prejudiciais ao nosso corpo. E infelizmente são muitos brasileiros vítimas de doenças renais. Pelos cálculos chegam a vinte milhões de pessoas.
Para reduzir o número de casos a Sociedade Brasileira de Nefrologia pretende orientar a população a se cuidar mais já que se trata de uma doença silenciosa.
Para reduzir o número de casos a Sociedade Brasileira de Nefrologia pretende orientar a população a se cuidar mais já que se trata de uma doença silenciosa.
Entre os sintomas estão: corpo inchado (principalmente pés, mãos, olhos), dor lombar, muita dor ao fazer xixi e ir várias vezes ao banheiro. E um recado importante: se há casos na família é sempre bom ir ao seu médico de confiança. Quanto mais cedo for diagnosticado, melhor.
Fonte: Rede Globo
Fonte: Rede Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário