Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

JARDINAGEM - O que fazer ao seu jardim na Primavera

O que fazer ao seu jardim na Primavera
O diário de um jardim é uma ferramenta muito utilizada para documentar os sucessos ou fracassos que ocorrem na plantação e manutenção de um jardim ao longo de todas as épocas do ano. Nesse sentido, organize um programa de trabalhos completo e detalhado e saiba o que deve fazer ao seu jardim assim que chegar a estação da Primavera.

A importância de um diário de jardim

O diário de um jardim dá a conhecer quais são as tarefas de manutenção específicas que devem ser realizadas num determinado jardim, nomeadamente como cuidar de flores e vegetais específicos, lançar sementes à terra ou lidar com determinadas pragas ou doenças de plantas. Da mesma forma que um manual de instruções de um automóvel auxilia o condutor em caso de alguma dificuldade ou avaria, o diário de um jardim mostra como ultrapassar qualquer tipo de contrariedade, desde que ele esteja bem documentado. Dessa forma, é de extrema importância que comece a escrever o diário do seu jardim para saber quais os trabalhos que devem ser feitos nas futuras primaveras.

A programação da produção de um jardim

Ao longo do ano existem inúmeras tarefas que todos os jardineiros executam na manutenção de um jardim, como as mudas, a preparação da terra, o cultivo de novas plantas, a compra de fertilizantes, o evitar o aparecimento de insetos e roedores, o cortar a relva e os ramos das árvores e uma outra série de afazeres obrigatórios que fazem com que um jardim esteja sempre em ótimas condições. Dessa forma, é fundamental que um jardineiro estabeleça um programa de produção mensal para que nunca falte nada num jardim e para que todas as tarefas sejam atempadamente realizadas e com êxito.

As tarefas que devem ser realizadas no mês de março 


(Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul)

A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, esta estação inicia-se no dia 22 de março e termina no dia 21 de junho. Dessa forma, para cuidar corretamente do seu jardim no mês de março (Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul), deve cumprir com os aspetos seguintes:

COMEÇAR A REALIZAR AS MUDAS DE SEMENTES INTERIORES

O mês de março (Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul) é o momento ideal para começar as mudas de sementes dentro de casa, como a calêndula, milho papoula, flor de milho, girassol, malmequeres, zinias, tremoços, entre outros. Os jardineiros utilizam kits de sementes específicos que se encontram disponíveis em viveiros, lojas de jardins especializadas e em lojas online ou desenvolvem recipientes caseiros particulares para fazer as respetivas mudas. Independentemente do método que escolher, deve certificar-se que começa as mudas de sementes interiores durante o mês de março (Hemisfério Norte) ou setembro (Hemisfério Sul). Se as sementes forem resistentes (informação disponível no verso do pacote de venda), elas podem ser colocadas diretamente no exterior, no entanto, deve certificar-se que a plantação fica protegida contra a ação de coelhos e galinhas que poderão ingerir as respetivas sementes.

CORTAR A RELVA E AS PLANTAS MAIS ALTAS

Deve cortar a relva e as plantas mais altas do seu jardim, uma vez que é natural que estas tenham sido negligenciadas nos meses mais frios de inverno. Assim sendo, o relvado deve ser cortado a uma altura de 7 a 7,5 centímetros e a relva deve manter-se sempre aparada. Por outro lado, deve podar as roseiras, osarbustos e qualquer tipo de trepadeira que componha o seu espaço exterior. O início da primavera é uma época de florescimento e, como tal, o seu jardim precisa de ter uma imagem renovada, no entanto, tenha em mente que é ainda muito cedo para começar a semear plantas no exterior.

LIMPAR A ÁREA TOTAL DE UM JARDIM

Esta altura é a ideal para limpar toda a área de um jardim e livrar-se de todas as folhas que tenham caído das árvores . Tenha em consideração que não basta cobrir o seu jardim com fertilizante orgânico para que ele fique com o solo rico em nutrientes, antes disso é fundamental limpá-lo convenientemente. Por outro lado, também deve lavar todas as pedras decorativas do seu jardim, para que elas tenham um aspeto deslumbrante e fiquem a condizer com a beleza do seu espaço exterior.

FERTILIZAR A TERRA DAS FLORES EM BOLBO

Dependendo da região, os narcisos e outras flores em bolbo que foram plantadas no outono, florescem no início da primavera. Assim que as folhas começarem a aparecer à superfície, é necessário fertilizar a terra da forma mais adequada, para que as flores cresçam de uma forma saudável e natural.

As tarefas que devem ser realizadas no mês de abril 


(Hemisfério Norte) ou outubro (Hemisfério Sul)

No mês de abril (Hemisfério Norte) ou outubro (Hemisfério Sul), as tarefas de manutenção de um jardim obrigam a uma atenção redobrada, uma vez que é necessário cumprir com as tarefas programadas para esse mês e, ao mesmo tempo, observar as que foram realizadas no mês anterior. Assim sendo, é essencial continuar a plantação de sementes no interior de casa e continuar a podar as árvores e os arbustos do jardim.

A PLANTAÇÃO DE ARBUSTOS OU PLANTAS PERENES

O mês de abril (Hemisfério Norte) ou outubro (Hemisfério Sul) é o mês ideal para a plantação de arbustos e plantas perenes, pois, nesta altura, os solos encontram-se com os níveis de pH mais indicados para que este tipo de plantas se consiga desenvolver. Tenha em atenção que neste mês algumas plantas perenes podem ser divididas à medida que forem envelhecendo, como é o caso da margarida amarela (rudbeckia hirta), da áster e da margarida shasta.

OS CUIDADOS A TER EM CONTA COM AS CONDIÇÕES CLIMATÉRICAS

Nesta época, o provérbio popular “Em abril, águas mil”, utilizado no Hemisfério Norte continua a fazer todo o sentido, dado que o mês de abril é conhecido pelos ventos fortes e tempestades violentas. Dessa forma, deve proteger as suas florese trepadeiras da melhor maneira possível contra as condições climatéricas adversas, para que as plantas mantenham a sua beleza natural intacta. Por outro lado, se as temperaturas do solo permitirem, pode cultivar girassóis na terra do seu jardim.

As tarefas que devem ser realizadas no mês de maio 


(Hemisfério Norte) ou novembro (Hemisfério Sul)

As tarefas do mês de maio (Hemisfério Norte) ou novembro (Hemisfério Sul) não fazem sentido se as dos meses de março (setembro no Hemisfério Sul) e abril (outubro no Hemisfério Sul) não forem cumpridas. Se foram, deve então realizar os trabalhos seguintes:

CUIDAR DA MANUTENÇÃO DO SEU JARDIM

No mês de maio (Hemisfério Norte) ou novembro (Hemisfério Sul) deve continuar com os trabalhos de jardinagem no seu espaço exterior, como as mudas das sementes das plantas e a poda das árvores e arbustos principais. Por outro lado, deve caminhar pelo seu jardim e observar se existem áreas sobrelotadas ou plantas que se sobrepõem e tapam outras. Se isto acontecer, é necessário cortar as respetivas plantas ou transplantá-las para outro local, de modo a que todas tenham a luminosidade necessária para se poderem desenvolver. Tenha em atenção que deve verificar os níveis de pH no solo e fazer os ajustamentos que considerar necessários para que eles se mantenham normalizados.

CULTIVAR NOVAS PLANTAS

Neste período deve plantar hidrângeas, fúcsias e outros arbustos que se dão bem com um clima mais quente. Certifique-se que as novas plantas têm espaço para crescer e verifique se existe alguma praga ou doença que esteja a afetar o seu desenvolvimento. Por outro lado, deve adicionar proteções contra coelhos e galinhas, de modo a proteger a integridade e o bem-estar das suas plantas. Por último, não se esqueça de anotar todos os passos realizados no diário do seu jardim, de forma a ter toda a informação disponível para a próxima primavera.

O que fazer ao seu jardim no Verão

Um jardim necessita de ser cuidado ao longo de todo o ano para estar sempre em ótimas condições, principalmente nos meses de maior calor. Saiba o que fazer ao seu jardim no verão e mantenha-o sempre fresco e saudável para que a beleza do seu espaço exterior nunca fique comprometida.
Com a chegada do verão, as pessoas têm tendência a passar mais tempo fora de casa, nomeadamente no seu jardim, uma vez que este é um dos locais mais frescos e aprazíveis da casa. Para passar momentos de qualidade com a família no seu jardim, é fundamental que nos meses mais quentes cumpra com os respetivos trabalhos de manutenção.

As tarefas de manutenção que devem ser realizadas no


mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro 


(Hemisfério Sul)

O verão é a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Norte, o verão começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro; no Hemisfério Sul, ele ocorre entre os dias 21 de dezembro a 20 de março. As temperaturas mais quentes que se fazem sentir no mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) permitem que os jardineiros dediquem mais tempo à realização das tarefas de manutenção de um jardim. Das mais importantes, destacam-se as seguintes:

LANÇAR NOVAS SEMENTES À TERRA

O mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) é o mês ideal para começar a plantar novas sementes no exterior da sua casa, como por exemplo num canteiro de flores, vasos ou varanda, transformando por completo a estética do seu espaço exterior. Os bolbos de dália e amarílis podem agora ser plantados, assim como a flox, tomilho e outras espécies que promovam o florescimento das plantas. É de realçar que a íris e a prímula também podem ser divididas e plantadas nesta altura.

EXAMINAR O ESTADO DAS ROSEIRAS

Nesta altura do ano, as roseiras podem começar a mostrar sinais de fraqueza ou doença e se esta situação se verificar, elas devem ser tratadas o quanto antes. Existem sprays e pesticidas específicos que são os mais adequados para lidar com o respetivo problema. Deve dirigir-se a um viveiro de plantas ou loja de jardins especializada para conhecer quais são os melhores produtos que deve adquirir. Tenha em mente que no mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) os pulgões encontram-se por toda a parte e, como tal, é também muito importante estar o mais bem prevenido contra a ação destes.

FERTILIZAR A TERRA DAS PLANTAS

Para que as plantas do seu jardim cresçam de uma forma saudável e consistente, é necessário que o solo onde vão ficar esteja corretamente fertilizado. Pode utilizar todo o tipo de fertilizantes orgânicos para que a terra do jardim fique rica em nutrientes e o mais fértil possível.

PODAR AS ÁRVORES E OS ARBUSTOS

A poda das árvores e dos arbustos é uma tarefa constante ao longo de todo o ano e no mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul) a sua realização não é exceção. Assim sendo, as árvores e os arbustos devem estar com os seus ramos podados para que o seu jardim esteja sempre com uma ótima aparência.

AUMENTAR A PLANTAÇÃO DE ARBUSTOS

Se pretende aumentar a plantação de arbustos no seu jardim, como as azáleas ou rododendros, saiba que este mês é a altura ideal para o fazer. Basta cortar um ramo da variedade pretendida, plantá-lo num outro local do jardim ou num recipiente específico, fertilizá-lo e regá-lo de uma forma adequada.

OBSERVAR O CRESCIMENTO DE TODAS AS 

PLANTAS

Este é um dos passos mais importantes que deve ser realizado, pois é o momento de avaliar se os trabalhos realizados na primavera foram corretamente efetuados. Deve questionar-se se é necessário acrescentar alguma cor, sombra ou planta ao seu jardim e se as que estão plantadas são, de fa       cto, as que melhores resultados apresentam.

As tarefas de manutenção que devem ser realizadas no mês


de julho (Hemisfério Norte) ou janeiro (Hemisfério Sul)

 No mês de julho (Hemisfério Norte) ou janeiro (Hemisfério Sul), os trabalhos de manutenção de um jardim são mais fáceis de ser realizados comparativamente com o mês de junho (Hemisfério Norte) ou dezembro (Hemisfério Sul), no entanto, exigem alguns cuidados que devem ser adotados. São eles:

CUIDAR DAS PLANTAS DO JARDIM

No início de julho (Hemisfério Norte) ou janeiro (Hemisfério Sul), o florescimento dos arbustos e das flores atingem o seu auge ao mostrar os seus ramos e pétalas coloridas. Contudo, algumas plantas e arbustos tanto florescem como desaparecem logo em seguida e quando isso acontece é necessário podá-las e prepará-las para a próxima temporada.

REALIZAR A PODA DAS PLANTAS COM REGULARIDADE

Durante este período, é fundamental realizar a poda das plantas do seu jardim, como as trepadeiras, as glicínias e, principalmente, as roseiras, para promover o crescimento de novas flores. Tenha em consideração que a remoção de folhas mortas, doentes ou amarelas poderá ser suficiente para eliminar qualquer tipo de problema que esteja a afetar uma determinada planta.

As tarefas de manutenção que devem ser realizadas no mês 


de agosto (Hemisfério Norte) ou fevereiro (Hemisfério Sul)

O mês de agosto (Hemisfério Norte) ou fevereiro (Hemisfério Sul) é um mês fantástico para se sentar e desfrutar do seu jardim. Dessa forma, é necessário realizar determinadas tarefas de manutenção para beneficiar de momentos de diversão e descontração únicos no seu espaço exterior. Dos trabalhos que devem ser realizados destacam-se os seguintes:
  • Regue com regularidade a relva do jardim. Tenha em atenção que nunca deve regar o seu relvado nas horas mais quentes do dia, uma vez que a luz solar é ampliada através da água e isso vai fazer com que ela funcione como um espelho, queimando o respetivo relvado.
  • Controle as pragas e doenças que possam afetar as plantas do seu jardim. No caso de encontrar alguma praga ou doença, deve observar detalhadamente em que tipo de solo se desenvolveram, quais foram as plantas que foram infetadas e quais os estragos causados. Ao recolher toda a informação sobre o aparecimento de uma praga ou doença estará a reunir toda a informação necessária para impedir que ela apareça novamente no futuro.
  • Cortar e secar flores e ervas, assim como recolher as mudas de sementes.
  • Propagar o cultivo de lírios e fertilizar a terra das roseiras e das dálias para que elas continuem a crescer corretamente e de uma forma sustentada.

http://omeujardim.com/artigos/fazer-seu-jardim-verao


O que fazer ao seu jardim no Inverno

Cuidar de um jardim é uma tarefa que deve ser realizada durante todo o ano, mesmo quando as condições climatéricas não são convidativas para sair de casa. Dessa forma, saiba o que fazer ao seu jardim no inverno para que no próximo ano ele fique melhor e mais radiante que nunca.

Tarefas de jardinagem para o mês de dezembro (Hemisfério Norte) ou junho (Hemisfério Sul)

O inverno tem início com o término do outono e antecede a primavera. Ele é caracterizado como a estação que regista as temperaturas mais baixas do ano e no Hemisfério Norte tem início no dia 21 de dezembro e termina no dia 22 de março; no Hemisfério Sul, esta estação do ano inicia-se no dia 21 de junho e termina no dia 22 de setembro. Para cuidar corretamente do seu jardim nesta altura, deve cumprir com os aspetos seguintes:

CUIDAR DA ESTRUTURA DO SEU JARDIM

No inverno, dependendo da região onde se encontra, não existe muito trabalho prático que possa ser feito num jardim. As tarefas de manutenção mais importantes passam pelo planeamento e estruturação do seu espaço exterior. Nesse sentido, é necessário construir novos canteiros, acrescentar rochas de decoração ou delinear novos caminhos de passagem.

OBSERVAR CUIDADOSAMENTE O ESTADO DO SOLO

Observe com a máxima atenção e detalhe o estado do solo do seu jardim e certifique-se que este não tem qualquer tipo de falhas. As falhas num solo de um jardim permitem que a neve se infiltre nas raízes das plantas e isso pode conduzir à sua morte. Para que isso não aconteça, é necessário aplicar uma camada de fertilizante orgânico em torno de todas as plantas para ajudar a proteger o bem-estar das respetivas raízes.

ALIMENTAR OS PÁSSAROS QUE HABITUALMENTE FREQUENTAM O SEU JARDIM

Os pássaros têm um papel fundamental na manutenção de um jardim, na medida em que são os principais responsáveis pela ingestão de insetos nocivos à saúde das plantas. Dessa forma, deve-os alimentar nos meses mais rigorosos de inverno para que não morram à fome – afinal de contas, eles são uma ajuda muito importante no cuidar de um jardim.

ENCOMENDAR NOVAS SEMENTES DE PLANTAS

O período de inverno é o ideal para analisar tudo o que de positivo e negativo foi feito no seu jardim ao longo do ano. Se chegar à conclusão que é necessário mudar o cultivo de alguma flor, árvore ou arbusto, este é o melhor momento para o fazer. Faça as suas encomendas em dezembro (Hemisfério Norte) ou junho (Hemisfério Sul), para começar a cultivar na próxima primavera.

Tarefas de jardinagem para o mês de janeiro (Hemisfério Norte) ou julho (Hemisfério Sul)

Normalmente, durante o mês de janeiro (Hemisfério Norte) ou julho (Hemisfério Sul), as temperaturas que se fazem sentir não permitem que se façam muitos trabalhos de manutenção num jardim. Contudo, é possível verificar algumas situações importantes, como por exemplo:

OBSERVAR EM QUE ESTADO SE ENCONTRA A COBERTURA DAS PLANTAS

Alguns jardineiros cobrem as rosas, as azáleas, os rododendros e arbustos durante os meses mais frios e nas tempestades de neve. Dessa forma, quando o tempo permitir, certifique-se que as plantas trepadeiras estão seguras e que as coberturas das roseiras, azáleas e outros arbustos se mantêm inalteradas.

CONTINUAR A ENCOMENDAR NOVAS SEMENTES DE PLANTAS

Este é um período de planeamento e, como tal, é a altura ideal para rever todos os catálogos principais de plantas e ponderar sobre aquelas que poderão assentar bem no seu espaço exterior.

Tarefas de jardinagem para o mês de fevereiro (Hemisfério Norte) ou agosto (Hemisfério Sul)

As tarefas de manutenção de um jardim que podem ser realizadas no mês de fevereiro (Hemisfério Norte) ou agosto (Hemisfério Sul) dependem das condições atmosféricas que ainda se façam sentir na sua zona. Assim que a última geada de inverno tiver ocorrido, pode começar a realizar as tarefas seguintes:

PLANTAR NOVAS FLORES

Algumas flores são mais resistentes que outras e podem até ser plantadas antes da última geada. Contudo, deve anotar no seu diário de jardim a data concreta da plantação de flores para saber como deve cuidar delas ao longo de todo o ano. É de realçar que no interior da sua casa, pode começar a plantar begónias e outro tipo de flores que demorem mais tempo a germinar.

PREPARAR O JARDIM PARA O FLORESCIMENTO DAS PLANTAS EM BOLBO

Nesta época, deve limpar corretamente a área do seu jardim para que as flores em bolbo comecem a florescer. Tenha em consideração que elas crescem melhor se o solo ao seu redor estiver arejado. No entanto, nesta altura, o tempo é ainda muito imprevisível e se surgir uma frente fria, deve colocar palha ao redor das folhas para as proteger melhor.

REUNIR OS MATERIAIS UTILIZADOS NA MANUTENÇÃO DE UM JARDIM

Durante o mês de fevereiro (Hemisfério Norte) ou agosto (Hemisfério Sul) deve reunir todos os materiais necessários para manter e cuidar do seu jardim, nomeadamente, os fertilizantes, sacos de relva, sacos de terra, corta relvas, entre outros. Para encontrar estes materiais deve deslocar-se a um viveiro ou a uma loja de jardins especializada.

CUIDAR DA TERRA DO JARDIM

Se o tempo permitir, pode começar a cuidar da terra do seu jardim, isto é, a revirá-la nas bordas dos canteiros e a fertilizá-la da maneira mais adequada para que, mais tarde, as plantas possam crescer de uma forma saudável.

O que fazer ao seu jardim no Outono

O trabalho de um jardineiro nunca está completo, pois existem inúmeras tarefas de manutenção que devem ser realizadas ao longo do ano no cuidar de um jardim. Saiba o que fazer ao seu jardim no outono e comece a preparar o seu espaço exterior apropriadamente para que ele floresça de uma forma resplandecente na próxima primavera.

Tarefas de jardinagem para o mês de setembro (Hemisfério 


Norte) ou março (Hemisfério Sul)

É de extrema importância compreender que no Hemisfério Norte o outono tem início no dia 23 de setembro e termina no dia 22 de dezembro; no Hemisfério Sul, esta estação do ano inicia-se no dia 20 de março e termina no dia 20 de junho. Nesta época, muitos jardineiros pensam que o mês de setembro (Hemisfério Norte) ou março (Hemisfério Sul) é um mês de descanso e sem trabalhos significativos de jardinagem. No entanto, este é um dos meses mais importantes na manutenção de um jardim, pois os trabalhos que são realizados neste período vão determinar o aspeto do seu espaço exterior na próxima primavera. Dessa forma, é necessário realizar os trabalhos seguintes:

COLHER AS SEMENTES DAS PLANTAS CLEMÁTIS

A clemátis é um género de planta trepadeira com uma floração decorativa que é muito utilizada no embelezamento de uma pérgola, alpendre ou varanda. Trata-se de uma planta que floresce nos meses mais quentes e, como tal, as suas sementes devem ser colhidas neste período para que a planta consiga sobreviver às condições climatéricas mais adversas que se fazem sentir nos meses mais frios.

PLANTAR SEMENTES PERENES RESISTENTES

Este mês é o ideal para lançar à terra as sementes das plantas perenes resistentes, para que elas floresçam corretamente na estação da primavera. Tenha em atenção que esta altura é também a mais adequada para o cultivo deflores em bolbo como, por exemplo, as tulipas, os narcisos, a íris e os lírios. Ao realizar estas plantações, o seu jardim ficará belo e florido no início da próxima primavera.

TRANSPLANTAR AS PLANTAS PERENES MACIAS

Se tiver plantas perenes macias no seu jardim, tenha em atenção que as deve transplantar para vasos ou recipientes específicos, uma vez que elas não conseguem aguentar as condições meteorológicas dos meses mais frios. Depois de as transplantar, deve armazená-las numa área mais quente como, por exemplo, numa cave ou barracão.

PREPARAR A TERRA DE CULTIVO

Durante o mês de setembro (Hemisfério Norte) ou março (Hemisfério Sul) é muito importante começar a trabalhar a superfície do seu espaço exterior. É necessário revirar a terra de cultivo do seu jardim e fertilizá-la da maneira mais adequada para que, mais tarde, as plantas possam crescer de uma forma saudável. Uma boa terra de cultivo é aquela que está fertilizada, bem drenada e rica em nutrientes.

CUIDAR DOS ARBUSTOS E ROSEIRAS

Deve colocar teor de enxofre de potássio nos ramos dos arbustos e das roseiras para ajudá-las a sobreviver às temperaturas rigorosas que se farão sentir nos meses mais frios de inverno.

LAVAR OS UTENSÍLIOS DE JARDIM

Depois de utilizar as ferramentas e utensílios do jardim, deve assegurar-se que eles ficam devidamente desinfetados, bastando para isso uma mistura de água e lixívia. Por outro lado, deve-os guardar imediatamente nos seus locais habituais para que, no futuro, quando forem novamente precisos, você saiba onde se encontram.

Tarefas de jardinagem para o mês de outubro (Hemisfério 


Norte) ou abril (Hemisfério Sul)

À medida que os meses ficam mais frios, mais difícil é a manutenção do seu espaço exterior. No entanto, isso não significa que não exista a necessidade de realizar qualquer tipo de tarefa. Das mais importantes, é fundamental ter conhecimento das seguintes:
  • Em outubro (Hemisfério Norte) ou abril (Hemisfério Sul), as únicas flores que têm a capacidade de sobreviver num jardim e resistir a condições climatéricas rigorosas são os crisântemos, as dálias e algumas variedades de plantas perenes resistentes.
  • Certifique-se de fertilizar corretamente a terra de cultivo do seu jardim para que as plantas desenvolvam uma maior resistência face às condições mais rígidas que se fazem sentir no inverno. Contudo, antes de adubar o solo, deve realizar todos os trabalhos relacionados com a poda das roseiras, árvores e arbustos.
  • Esta é a altura ideal para plantar ervilha doce (Lathyrus odoratus), miosótis (Não te esqueças de mim), campânula, amores-perfeitos, papoilas, entre outras variedades, para que o seu jardim adquira um aspeto único e deslumbrante.

Tarefas de jardinagem para o mês de novembro (Hemisfério


Norte) ou maio (Hemisfério Sul)

Os trabalhos que são realizados no mês de novembro (Hemisfério Norte) ou maio (Hemisfério Sul) são de extrema importância para o aspeto do seu jardim no próximo ano. Dessa forma, deve realizar as tarefas seguintes:
  • Fertilize a área onde as azáleas e outros tipos de arbustos vão florescer. Ao fazê-lo estará a garantir as melhores condições para que estas plantas atinjam o seu auge nos meses mais quentes do ano, transformando por completo a estética da sua paisagem exterior.
  • Plante novos ramos de rosas e todo o tipo de arbustos no seu jardim. Ao fazê-lo estará a garantir uma maior diversidade e qualidade para o seu espaço exterior.
  • Faça o cultivo de plantas perenes em vasos e leve-os para um local com temperaturas amenas para que as plantas possam crescer de uma maneira saudável. Tenha em atenção que os vasos devem ficar armazenados numa garagem ou barracão com uma boa exposição solar.

Nenhum comentário: