Sempre na minha mente e no coração...

Sempre na minha mente e no coração...
Corcovado ou Cristo Redentor, lindo !!!

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

TURISMO - FRANÇA / Marselha, uma cidade aberta sobre o mundo



Marselha, uma cidade aberta sobre o mundo

Aconchegada entre mar e colinas, Marselha é uma cidade surpreendente que evolui entre as estações e as paixões. Fundado há 2600 anos, a mais velha cidade da França combina a riqueza de um património único, uma vida cultural intensa, um sítio excepcional…

Às vezes indolente, às vezes rebelde, gosta de seduzir o visitante que raramente fica insensível ao encanto dos seus 111 bairros, à doçura do seu clima ou os mistérios da sua gastronomia.

Segunda cidade de França, conservou na memória os valores de partilha que formaram o seu território ao longo dos séculos, mantendo sob a sua denominação “de cidade fócia” a lembrança desses gregos vindos outrora da Ásia Menor para participar à sua fundação.

Cidade portuária com uma identidade forte, também soube acompanhar as mutações do seu tempo para se tornar uma capital incontornável da bacia mediterrânica aberta sobre o mundo. 
Um clima abençoado pelos Deuses 
Com mais de 300 dias de sol por ano, em Marselha o verão começa mais cedo do que em qualquer outro lugar.VDM­­­ ­ ­ ­­ 



O mistral, que sopra 90 dias por ano, oferece ao céu marselhês esta pureza e esta luz tão específica que os maiores pintores vieram transpor para as suas telas. 








Bilhete de identidade

  • ­Estatuto : capital do departamento das Bouches-du-Rhône e capital da região Provença-Alpes-Costa Azul (Provence-Alpes-Côte d’Azur). 
  • Superfície da comuna : 241 km² dos quais 100 km² de espaços naturais.
  • População : 2ª cidade de França com cerca de 860.363 habitantes. 
  • ­Presidente da câmara municipal : Jean-Claude Gaudin desde 1995.
VDM


Como viajar para Marselha
  • ­­­Por aviãocom mais de 7,3 milhões de passageiros em 2009, o aeroporto Marselha-Provença é o 3º aeroporto francês, mas sobretudo um aeroporto em pleno desenvolvimento que registou a segunda progressão europeia em termos de passageiros. Propõe uma centena de linhas aéreas que servem 26 países.
  • Por comboio : O TGV Mediterrâneo contribuiu bastante para fazer de Marselha uma passagem incontornável. Permite ligar hoje Paris a Marselha em três horas, do centro da cidade ao centro da cidade… 
  • VDM
  • Por estrada :  Marselha é servida por três auto-estradas que fazem com que a cidade fique num importante nó de auto-estradas: A7, A50 e A55. 
    • A A7 vem de Aix-en-Provence e Salon-de-Provence. 
    • A A55 (auto-estrada do litoral), vem de Martigues, dá acesso ao túnel “Prado Carénage” que permite a travessia rápida da cidade para se juntar à A50 e aos bairros Leste da cidade. 
  • Por barco : Grande porto de cruzeiros, o Porto de Marselha beneficia de uma situação privilegiada, assegurando várias linhas regulares para a Córsega, a Argélia, a Tunísia, Marrocos, a Itália e a Sardenha.


O património de Marselha­
mairie
Cidade de arte e cultura, Marselha possui mais de uma maravilha a partilhar consigo. Com os seus 26 séculos de existência, a cidade continua a ser profundamente marcada pelo seu passado que exuma e põe em valor como é o caso para o porto antigo. 
Estes vestígios do passado guiam o transeunte, deixando os habitantes e os visitantes livres de reconstituir a sua história através dos séculos

vdmO património arquitectural, histórico, cultural e social de Marselha é finalmente a melhor maneira de descobrir a cidade sob os aspectos mais clássicos - como a basílica Notre-Dame de la Garde, os fortes do Velho Porto que são Saint-Jean e Saint-Nicolas, o bairro do Panier - ou sob os seus aspectos mais insólitos. 
O Forte “Saint-Jean” protege o Velho Porto
“Vieux-Port”
­ 

Visitas que também se destinam aos marselheses que ainda não acabaram de descobrir os numerosos tesouros que abundam na sua cidade. É o caso dos passeios sobre os passos dos pintores de “l’Estaque” ou, noutro registo, os bastidores do estádio Vélodrome. 

Entre os incontornáveis, notar-se-á ainda o berço do cristianismo na Europa simbolizado pela Abadia de Saint-Victor ou ainda o Castelo de If, esta fortaleza construída por François I ao largo de Marselha cuja história está intimamente ligada a Edmond Dantès, o famoso Conde de Monte-Cristo imaginado por Alexandre Dumas… 

© VDM
   ­ castelo foi classificado monumento histórico em 1926­­
Marselha, é também um lugar cultural de primeiro plano com 17 museus, 42 teatros e 7.000 lugares de cinema. 

Uma agitação cultural hoje amplamente reconhecida como o prova a designação de Marselha como capital europeia da cultura em 2013. De acordo com este ponto de vista, a vintena de museus da cidade, cobrindo todos os períodos históricos, da antiguidade à arte contemporânea, da arqueologia às Belas-Artes, passando pela faiança e a moto, rivalizam de originalidade. 

No J4, a dois passos do Velho Porto, o futuro museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo (MUCEM) dá tudo por tudo para ser pontual com o encontro de 2013. 


Cultura do espírito, da ciência, da arte, da arte de viver, da troca com o outro; eis o que Marselha pratica diariamente desde há milénios. Uma cultura que faz da cidade uma terra de festivais com nomeadamente o Festival das músicas sagradas, o Festival Marselha dedicado à criação contemporânea, o Festival de jazz dos 5 continentes ou ainda o Festival do filma documental.vdm

Os jardins do Palácio Longchamp acolhem, cada ano, o Festival de jazz dos 5 continentes. 
Marselha, cidade de água
Com 14 portos espalhados ao longo dos 57 quilómetros de litoral, Marselha constitui o primeiro pólo de portos de recreio da França, o segundo da Europa. 

Da descoberta das majestosas “calanques”, protegidas dentro em breve no âmbito do parque nacional, ao arquipélago do Frioul, o ancoradouro de Marselha é um dos mais belos lugares do mundo.

 Todos os lazeres náuticos têm obviamente direito de estadia, da vela à canoagem, dos desportos de mergulho aos desportos de deslizar. E não é um acaso se a cidade se dotou de um equipamento desportivo entre os mais eficazes da Europa: o palácio Omnidesportos Marselha grande Leste que propõe mais de 20.000 m² aos amadores de gelo e de deslizar urbano. ­ 

Marselha, uma cidade para deslizar­ ­­

 ­Marselha, cidade de turismo e de congressos
Encruzilhada desde a antiguidade de civilizações e de intercâmbios, Marselha possui um património natural, terrestre e marítimo único pela sua diversidade. Estas vantagens, ligadas a uma cidade em plena metamorfose, suscitaram um formidável reganho da actividade económica e coloca a cidade entre aos destinos turísticos mais procurados. 


Os números são eloquentes: mais de 4 milhões de turistas em 2010, 12.000 empregos directos ou seja 5,4% do emprego global em Marselha, mais de 700 milhões de euros de repercussões económicas. 

Em 2012, a cidade contará com mais de 2000 quartos de hotel suplementares, nomeadamente através de programas de prestígio como a reabilitação do antigo hospital Hôtel Dieu em hotel cinco estrelas. A capacidade hoteleira de Marselha será assim elevada para mais de 6300 quartos em 2013. 

Marselha tornou-se também um dos primeiros portos de embarque para o mercado europeu dos cruzeiros, uma posição tanto mais interessante que o destino Mediterrâneo e aquele que regista o maior crescimento. 

Primeiro pólo de cruzeiros em França, Marselha espera mais de um milhão de passageiros para o horizonte 2012, o que confortará o estatuto marselhês de primeiro porto de embarque de França com cerca de 300 partidas de cruzeiro em 2011. 


VDM

Em menos de 15 anos, Marselha triplicou finalmente o número de dias de congressos acolhidos no seu território, passando de 109.000 dias em 1996 à quase 300.000 em 2009. 

A cidade dispõe assim de estruturas eficientes e funcionais para acolher cerca de 350 manifestações por ano em lugares tão diversos como o Palácio do Pharo, o Palácio dos congressos do Parque Chanot, o Espaço Bargemon ou ainda o World Trade Center. 

As manifestações nacionais e internacionais sucedem-se na cidade fócia tais como a Européan Sociéty of Thoracic Surgeons (800 pessoas), a Conferência internacional do mecenato (500 pessoas), o Congresso França natureza (500 pessoas), o Congresso nacional dos farmacêuticos (1000 pessoas), etc. 

É verdade que está sempre a ocorrer qualquer coisa na futura capital europeia da cultura de 2013! Quer sejam encontros desportivos, culturais, económicos ou festivos. 


Link para o sítio da Comissão de Turismo de Marselha : www.marseille-tourisme.com
 ­ 


Marselha, cidade de comércio
Marselha é uma cidade comerciante por excelência, que dispõe de numerosas vantagens com uma zona de comércio de cerca de 1,7 milhões de pessoas, 15.000 comércios, 4 milhões de turistas dos quais 710.000 cruzeiristas… 

A oferta comercial actual estrutura-se em torno de três grandes pólos de atracção : o centro da cidade de Marselha e os seus 5.000 comércios, “La Valentine” e as quase 180 lojas que propõe uma oferta de qualidade orientada para o equipamento da casa, a cultura e os lazeres assim como o “Grand Litoral” com os seus 13 milhões de visitantes por ano. 
Para manter e aumentar ainda esta influência, novos projectos irão dentro em breve reforçar a dinâmica comercial de Marselha, nomeadamente :

  •  As “Terrasses du Port”, suportadas por um investidor anglo-saxão, primeiro centro comercial europeu à beira-mar, que compreenderá 160 comércios e restaurantes e deveria abrir em 2014
  •  A criação vasto de um complexo comercial e de lazer associado à renovação do Estádio Vélodrome prevista para 2014
  • O pólo comercial e de lazer de “la Capelette”, perto do Palácio Omnidesportos Marselha Grande Leste
  •  O “Centre Bourse”, centro comercial do centro da cidade, enriquecido de uma oferta suplementar de 5.500 m² de superfícies
  • As “Voutes de la Major” que se inscrevem no embelezamento do litoral com uma vocação comercial orientada para a cultura e os lazeres topo de gama.


© VDM
Uma vista futura das “Voûtes de la Major”
A nova imagem de Marselha deve assim permitir atrair investidores internacionais e criar novos empregos, nomeadamente no sector do turismo. 
Em 2010, a marca “Marseille Provence on the move” foi lançada para promover as vantagens turísticas e os valores do grande Marselha. 
Esta diligência, iniciada pelas empresas do sector turístico, deve ser retomada por todos os actores económicos a fim de içar Marselha no Top 20 das cidades europeias. 

Link para “Marseille on the move”: www.onthemove.fr 


Marselha, uma cidade em perpétua evolução
Marselha está a transformar-se. Vê-se isso através dos grandes equipamentos que se desenvolvem no J4 (o Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo e o Centro regional do Mediterrâneo), as “Terrasses du Port” que vão oferecer no horizonte 2014 mais de 40.000 m² de superfícies comerciais, a reabilitação do “Silo de Arenc” uma parte em escritórios e outra parte em sala de espectáculos polivalente com 2.000 lugares ou ainda a reabilitação do adro da catedral “la Major”. 
© VDM
O Museu das Civilizações da Europa e do Mediterrâneo abrirá as suas portas em 2013
Com o projecto “Euroméditerranée”, considerado como a maior operação de renovação urbana da Europa, a cidade fócia constrói um verdadeiro projecto estratégico de reposicionamento da cidade portuária, que associa o ordenamento urbano à actividade portuária, o cruzeiro e o lazer marítimo de alto nível, à volta da recepção de turistas e de cruzeiristas nomeadamente. 
© VDM
O “Silo de Arenc”,
uma sala de espectáculos com 2.000 lugares  
­
Em paralelo ao turismo, a economia marselhesa volta-se cada vez mais para os serviços. Sectores de excelência em áreas como a óptica, a saúde ou o multimédia já criam vários milhares de empregos. De tudo isto beneficiam os visitantes, mas também directamente aos marselheses graças a uma política voluntariosa do município em matéria de construção de alojamentos (são construídos por ano 5.000 alojamentos dos quais 1.500 alojamentos sociais) e com operações ambiciosas de desenvolvimento urbano como a operação Grande Leste, de “la Capelette” até à “la Valentine”, cujo Palácio Omnidesportos é um dos sucessos. No seguimento da criação do Parque do 26º centenário, em 2001, a entrada Leste de Marselha ganhou assim uma nova respiração e tirou proveito de um plano de desenvolvimento dos bairros Leste da cidade à imagem do projecto “Euroméditerranée” que dinamizou os bairros norte de Marselha.

Estes projectos ambiciosos são o substrato do futuro desenvolvimento da cidade que beneficia hoje de uma imagem positiva fora das suas fronteiras.  ­­­­­­© VDM
O Palácio Omnidesportos Marselha Grande Leste
Link para o sítio de “Euroméditerranée”: www.euromediterranee.fr­ 


Os grandes encontros
     O Fórum mundial da água em 2012 : O 6º Fórum mundial da água celebrar-se-á de 12 a 17 de Março na cidade fócia onde, para este evento, são esperadas 25.000 pessoas.


  • O Fórum Mundial da Água é uma manifestação que se realiza de três em três anos desde 1997 e que reúne, no plano internacional, governos, colectividades territoriais, sector privado e actores da sociedade civil.
    É um belo reconhecimento para a cultura da água especialmente desenvolvida em Marselha, capital mundial da água desde 1996. 
  • © VDM





  • Seatrade Med : Marselha Provença vai acolher, de 27 a 29 de Novembro de 2012, o salão internacional dedicado aos profissionais do cruzeiro.

    Após Génova de 1996 a 2004, Nápoles em 2006, Veneza em 2008 e Cannes em 2010, o Seatrade Med continua portanto em França.
    Salão incontornável para os actores económicos do sector do cruzeiro, o Seatrade Med reúne durante três dias as empresas industriais, construtores de equipamentos ou subcontratantes que participam à construção ou à manutenção dos navios de cruzeiro ou de grande lazer, os fornecedores portuários ou turísticos associados à recepção dos navios de cruzeiro, os fornecedores da hotelaria e da restauração, e as colectividades (cidades, portos marítimos ou destinos turísticos que desejam receber os navios e os seus passageiros).
  • © VDM


    Marselha capital da cultura em 2013 :Em 16 de Setembro de 2008, Marselha Provença foi escolhida por um júri europeu para ser a Capital europeia da cultura em 2013, ao lado de Kosice na Eslováquia. O projeto foi construído em concertação com um certo número de colectividades territoriais que representam mais de 2,2 milhões de habitantes.

  • No decorrer de todo o ano 2013, centenas de manifestações culturais e artísticas animarão todo o território da Provença onde são esperados dez milhões de visitantes.
    Todas as disciplinas artísticas e culturais participarão neste grande encontro, da dança contemporânea à gastronomia, das artes plásticas às artes da cena, dos colóquios eruditos à arte no espaço público.
    Marselha prepara-se activamente para responder à exigência deste acontecimento excepcional que combina excelência artística e participação popular.
    Em 2013, Marselha marca um encontro com o mundo !
  • © VDM


  • O campeonato da Europa de futebol em 2016 : A França organizará o Euro em 2016 com, em Marselha, um estádio Vélodrome completamente renovado.
    Desde 2014, o estádio Vélodrome, coberto e ampliado, poderá acolher 67.000 adeptos. Esta reabilitação inscreve-se na criação de um verdadeiro projecto urbano. Comércios, complexo hoteleiro, alojamentos, escritórios e clínica do desporto encontrar-se-ão assim à volta do recinto marselhês.
    Marselha já tem demonstrado a sua capacidade para acolher tais manifestações aquando da Taça do mundo de futebol de 1998 e da Taça do mundo de rugby de 2007. 


Descubra o futuro Estádio “Vélodrome”
Link para o sítio da Comissão de Turismo de Marselha: www.marseille-tourisme.com 


Marselha, cidade de cinema 
Marselha gosta do cinema e reciprocamente. É a cidade mais filmada em França a seguir a Paris. A sua luz quente, o azul do seu mar, o seu património rico e variado, a bonomia dos seus habitantes seduziram, desde há muito tempo, os realizadores e inspiraram os autores. 
Marselha ocupa hoje um lugar de honra no cinema francês, tanto no pequeno como no grande ecrã, e dotou-se de meios conformes ao seu estatuto. 

Instalado em 1 de Julho de 2009, o Pólo multimédia de “la Belle-de-Mai”, a Missão do cinema e do audiovisual foi criada para gerir o crescimento das filmagens.­
© VDM­­­  Primeira estrutura de acolhimento logístico deste tipo em França, este serviço facilita as diligências e acompanha as equipas ao longo de todas as diferentes etapas de elaboração de projectos.  

Marselha pode também contar com o Pólo Médias Belle-de-Mai, que adquiriu um lugar preponderante na paisagem das Médias francesa e internacional apenas em alguns anos. Único na Europa através da sua concentração de empresas e de actividades em ligação com a imagem e o som, alberga nomeadamente “os Estúdios de Marselha” que foram escolhidos pelo canal de televisão France 3 para realizar a filmagem de Plus Belle La Vie, uma das séries mais importantes realizada em França. 


Marselha, é também : um centro universitário de primeiro plano com 450.000 estudantes, o segundo lugar diplomático de França com mais de 70 consulados, o segundo centro de investigações científicas do país… E algumas especialidades a provar sem moderação, da “bouillabaisse” aos “pieds paquets”, das pizzas marselhesas à sopa ao “pistou”…  

VdM

“La Buzine”, o “Castelo da minha mãe” tão apreciado de Marcel Pagnol
Sem esquecer os desafios de “pétanque” apreciados por Marcel Pagnol ao qual a cidade presta homenagem renovando o “Chateau de la Buzine”, o famoso “Castelo da minha mãe” ao qual o autor provençal tinha um grande apego. 



Marselha, postais virtuais
Enviar um postal virtual é grátis, simples e rápido: escolha um postal, digite a sua mensagem e com um simples clique do rato comunique a um ou vários dos seus parentes ou amigos que um bonito postal virtual está à espera dele. 


http://www.marseille.fr/sitevdm/versions-etrangeres/descobrir-marselha
Marselha galeria de fotos: Chateau d'If
france-for-visitors.com

Nenhum comentário: